O mês de dezembro tradicionalmente não costuma ter lançamentos relevantes, o que faz o pessoal revisitar playlists de natal e músicas velhas. Os coreanos mesmo estavam desesperando e hitando até mesmo NCT fazendo cover de H.O.T na falta de coisa melhor sendo lançada, mas essa preocupação ACABOU pois o NewJeans fez questão de lançar o último single relevante de 2022 com “Ditto”, pré-lançamento do comeback do grupo que vai acontecer em 2023:
“Ditto” segue a atmosfera mais etérea e harmoniosa que o NewJeans deu o tom no debut, mantendo a vibe old school com uma música do gênero “Baltimore Club Dance”. O que é esse gênero? Não faço a menor ideia, mas pelos exemplos que uma fanbase delas postou imagino que seja um gênero bombadíssimo entre as minhas amigas gays padezeiras que talvez tomem banho adoram ouvir no auge da insanidade. Claro que “Ditto” é menos agressiva por se tratar de um girlgroup adolescente de K-pop, mas ainda assim você pega a essência bem homossexual que mete a ser alternativa da música.
“Ditto” também mantém a suavidade e leveza das músicas do debut, mas ganha força no batidão que casualmente surge durante a faixa. Não é um batidão que transforma a música e deixa mais bombástica, mas traz a intensidade necessária para fazer essa música ser marcante. Eu gosto que o NewJeans aposta em um tom neutro e constante que não tem muitos altos e baixos mas possui várias nuances, deixando cada parte de “Ditto” particularmente memorável. “Ditto” não é uma música que você aclama de primeira pois tem que absorver o que a música tem a oferecer, e isso é feito de uma forma tão graciosa e sem defeitos que, agora, eu estou obcecado e só quero ouvir essa música até 2023. “Ditto” é mais uma prova de que todos os responsáveis do NewJeans sabem o que fazem para deixar o grupo musicalmente incrível.
O NewJeans acertou mais uma vez com “Ditto”, que é uma faixa facilmente prazerosa com um estilo e som únicos que destacam o grupo no meio da multidão, e sendo uma das novidades mais interessantes dessa geração. É um grupo que consegue fazer o conceito dos anos 2000 ser revivido de forma refrescante e charmosa através de músicas hipnotizantes que não trazem aquele impacto de primeira mas que facilmente eu deixo no repeat e cresce comigo. “Ditto” está no mesmo nível de “Attention” para mim, e espero que “OMG” siga com a mesma magia que o NewJeans vem trazendo até aqui.
fico imaginando quando elas lançarem um full album, rapaz…
Eu tenho para mim que elas são as minhas mães (tenho 22 anos).
Gostei da música; não é a melhor do ano, mas é agradável (ainda que um pouco esquecível na comparação com “Attention” e “Hype Boy”).
Também achei muito interessante a ideia de lançar dois MVs diferentes e complementares pra mesma música (ainda mais com os MVs em questão tendo os complementos “lado A” e “lado B” no nome).
Sua audiência do twitter não mentiu quando elegeu NewJeans como rookies de 2022
Tbm achei a sacada super interessante. Ambos os clipes são muito lindos, aliás. É de fato um complemento muito bom pra música.