Enquanto o Loona está aí promovendo seu comeback que até os fãs estão boicotando (Sério, eu soube AGORA que já tiveram 4 imagens individuais do comeback e nenhuma delas apareceu na minha timeline, os orbits estão empenhados nisso de não dar stream no Loona), o processo envolvendo Chuu e a Blockberry Creative segue rendendo notas e fofocas por aí, e agora foi a vez da Dispatch levantar um dossiê de 27 páginas traduzidas no google docs para contar todos os detalhes da grande reforma trabalhista do ano:
Para chegar na dispatch, é sinal de que o próximo passo é a polícia federal batendo na porta da Blockberry para dar voz de prisão em alguém. Em outros tempos isso levantaria diversas teorias da conspiração sobre esse caos todo estar encobrindo algum escândalo político mas esses são tempos mais simples em que vocês mais novinhas de guerra que acompanham o Loona não viveram. Enfim.
É meio complicado resumir rapidamente essa matéria pois a Dispatch contou MUITA coisa que a gente já sabia e não sabia sobre a história, além de querer contar muito sobre os dois lados da história justificando tanto a versão da Chuu (Contrato abusivo, quebra de contrato, processo aberto e etc.) quanto a versão da Blockberry (Expulsar a Chuu por abuso de poder e abuso verbal). Mas tentando fazer isso:
- A Blockberry se endividou que nem doida e gastou cerca de 6 bilhões de won (Quase 25 milhões de reais, na conversão atual) para bancar o projeto de debut do Loona, e até o início da revolução trabalhista da Chuu, foram 15 bilhões de won investidos (Mais de 60 milhões de reais, na atual conversão). Quando o Loona debutou, a BBC já estava praticamente na merda.
- Para tentar compensar isso, os contratos das integrantes foram, basicamente, 7:3 nos lucros (70% dos lucros para a empresa, 30% para as integrantes) e 5:5 nas despesas (50% das despesas para a empresa, 50% para as integrantes). Isso claramente era prejuízo para o Loona pois, na prática, se elas não lucrassem 40% a mais do que gastavam, as integrantes ficariam no vermelho e a dívida das meninas com a empresa aumentaria.
- Foi reportado que o Loona rendeu pouco mais de 18 bilhões de Won de 2016 até 2022. Pela conta muito louca desse contrato exclusivo, as integrantes ainda estavam devendo cerca de 200 milhões de Won (Pouco mais de 800 mil reais, na conversão atual) cada uma.
- Em algum momento de 2021, uma integrante perguntou para a Chuu se já não era o momento delas receberem pagamentos. Foi aí que ela notou que tinha um problema no contrato e, quando fez as contas e percebeu que nunca ganharia nada nesse esquema de pirâmide, botou a BBC na corda entrando com um processo para encerrar seu contrato abusivo com a ajuda de sua mãe.
- Quando a BBC viu que foi desmascarada, logo tratou de refazer o contrato exclusivo da Chuu de forma que ela fosse prioridade na sua carreira. Nesse ponto não só o Loona como a BBC era dependente da Chuu, uma vez que a menina tinha ficado maior que o grupo.
- No novo contrato eles inverteram os lucros (Chuu ganharia 70% e a BBC 30%) e deram prioridade para a carreira solo de meme e animadora de eventos da Chuu, onde ela poderia priorizar suas atividades solo ao invés de atividades do grupo. Ainda assim, em abril desse ano a Chuu conseguiu abrir sua própria empresa, ganhando 100% dos lucros de suas atividades. A BBC só conseguiria dinheiro da Chuu em atividades do Loona.
- Em dezembro de 2021 a Chuu teve sua dívida quitada com a BBC. Em janeiro desse ano, recebeu seu primeiro pagamento de 70 milhões de won (285 mil reais, na conversão atual). Esse ano, Chuu já conseguiu mais de 220 milhões de won (Quase 900 mil reais, na atual conversão).
- Chuu só conseguiu quitar a dívida antes das outras por estar cheia de atividades solo, mas ela não confia ou entende se a BBC está fazendo honestamente a distribuição de despesas, dando a entender que ela estaria bancando as despesas das outras integrantes.
- A BBC postou algumas conversas da Chuu com funcionários da empresa que supostamente comprovariam as alegações de abuso de poder, mas mais parece que a Chuu e sua mãe estavam sendo, huh, “debochadas” e cobrando duramente que a empresa cumprisse o novo contrato com ela.
Tudo isso aconteceu porque a BBC quis dar um truque de contrato para conseguir sair por cima. Se a divisão de lucros e despesas fosse justa, provavelmente eles não teriam problemas com a Chuu ou com as outras 9 integrantes que entraram com o mesmo processo para encerrar o contrato exclusivo com a empresa. Todos os atos da Chuu que podem ser considerados rudes e “abuso de poder” são facilmente consequências de um contrato injusto onde a BBC que estava abusando dela, para início de conversa.
Na prática, o Loona já nasceu meio que com o destino selado: Se o grupo não desse retorno em curto prazo, em algum momento a corda arrebentaria e o grupo morreria de algum jeito. E com essa divisão doida de lucros e despesas, mesmo com o grupo dando certo era questão de tempo até notarem que elas estavam vencendo mas não estavam levando algum dinheiro na conta. E agora que estão expondo que a bagunça era ainda maior do que estavam supondo, a Chuu parece ter ainda mais razão em levar pra frente todo esse processo. E os fãs, que já estavam boicotando esse comeback do Loona não dando streams ou vendas, vão se empenhar ainda mais para que a BBC simplesmente desista do grupo, já que o único público que elas tinham (Gays tóxicas do twitter) soltou a mão do Loona para o bem das integrantes.
O que os fãs queriam: disband pro bem do LOONA
O que os fãs receberam: comeback pro mal do LOONA
“Esse ano, Chuu já conseguiu mais de 220 milhões de won (Quase 900 mil reais, na atual conversão).”
Caramba, a Chuu passou de eterna endividada pra quase milionária… parabéns pra ela! E tomara que as outras também consigam se livrar desse contrato abusivo; não é culpa delas se a BBC foi irresponsável na hora de planejar e administrar os gastos (lembrando que o começo dos problemas financeiros foi quando a BBC descumpriu um acordo com o principal financiador do projeto e acabou perdendo um processo movido por ele).
Lembrando que foi a mesma Dispatch que fez o dossiê do suposto caso de bullying do AOA e mostrou que história era bem diferente de como a Mina vinha contando (se bem que a imagem dela já tinha ficado arranhada antes com o escândalo da enfermeira e o do namoro com um cara comprometido).