SM Ent. publica um vídeo de 15 minutos repudiando a “aquisição hostil da HYBE”

Por que um senhor de meia idade está na capa de um post de um blog que fala de K-pop? Simples, esse senhor é Cheol Hyuk Jang, CFO da SM Entertainment, que resolveu explicar com detalhes porque a empresa é contra a “aquisição hostil” das ações da empresa pela HYBE. Normalmente isso só seria o cara dando satisfação para os acionistas da SM que estão perdidos com essa situação MAS, já que está tudo vindo a público e esse está sendo o grande assunto de 2023 no K-pop, ele decidiu botar essa nota de repúdio em forma de um VÍDEO DE 15 MINUTOS NO CANAL OFICIAL DA SM porque sim:

O senhor começa falando mais uma vez do projeto SM 3.0, que foi o motivo para o Lee Soo Man fazer aloka e vender suas ações para a HYBE. Ele desce o pau no Soo Man falando que ele está acabando com o sonho da empresa, funcionários, fãs e artistas em ser a empresa de entretenimento #1 do mundo e etc. Ele também fala da meta da HYBE em obter 40% da empresa, mexer e ter controle na administração da SM e a promessa vazia do CEO da HYBE em manter a SM com decisões independentes. Aí ele fica falando como essa aquisição da HYBE é cruel, hostil, malvadona, pior do que ouvir o EP do GOT the beat e por aí vai.

Aí temos um maravilhoso trabalho do Powerpoint explicando, basicamente, que a SM vai perder poder no mercado, novas oportunidades de negócios e prioridade na indústria, uma vez que a SM se tornaria, nas entrelinhas, uma subsidiária da HYBE. Para os artistas, isso significaria que eles não vão ter tantas oportunidades de se promover como eles tem agora, que nem o aespa que está aí promovendo toda semana seu comeback sobre plantar árvores e… Oops. Já os fãs vão perder a oportunidade de ganhar likes de seus ídolos numa plataforma própria da SM 3.0 para ganhar likes no Weverse como todo mundo na HYBE faz.

Slide 2, falando sobre sinergias mal explicadas e como a SM vai virar pau mandado da HYBE, se limitando a crescer apenas o quanto a HYBE quiser que eles cresçam.

Slide 3, falando sobre o monopólio que a HYBE vai criar adquirindo a SM e como seria o início da queda do K-pop por conta disso, pois a HYBE não teria competição na indústria e isso inevitavelmente faria o K-pop como um todo parar de crescer no mundo. Não que ele esteja muito errado mas sei lá, 2 empresas controlando 70% das vendas de música e 64% dos artistas que mais vendem já é um presente perturbador para o K-pop.

Slide 4, falando como os fãs vão tomar no cu com ingressos mais caros, uma vez que a HYBE vem subindo seus preços nos shows de forma bem agressiva com um gráfico desenhado de forma BEM tendenciosa para mostrar como a HYBE vem praticando preços absurdos para vender ingresso. Tipo assim, como é que a linha da HYBE sobe mais do 165,000 para o 198,000 (+33k) do que do 121,000 para o 165,000 (+44k)? E como a linha da SM não subiu praticamente nada do 121,000 para o 132,000? Sei lá, me parece um truque barato para chocar e causar terror em quem assiste esse vídeo mas sei lá né, posso estar bem enganado. (Errata: Estava bem enganado e o gráfico mostra os dados certinho, não levei em conta a subida gradativa dos preços entre 2019 e 2022 mostrada no gráfico. Obrigado Kim Ellae por explicar o funcionamento desse gráfico).

Slide 5, que parece ser algo bem importante em aspectos de negócios mas não fala como isso afeta a carreira do girlgroup Girls’ Generation, então não é relevante para um blog de K-pop. Os últimos 5 minutos são do moço repetindo em loop como o SM 3.0 será importante para o desenvolvimento da empresa, como a HYBE vai acabar com as ambições da SM e que os funcionários são contra esse movimento, mas aí a minha pipoca terminou de estourar e quando voltei o vídeo já tinha acabado. Tanto faz.

Assim, é claro que esse senhor tem alguns pontos válidos (Especialmente quando ele fala que os artistas da SM não vão ser tão promovidos assim se virarem subsidiária), mas botar a empresa como pobre coitada que vai praticamente MORRER com essa monstruosidade da HYBE é querer forçar demais a amizade também. Fora que no vídeo esse CFO fala sobre os planos de se juntar com a Kakao que também não é a mais confiável das empresas. ENFIM, gastei 15 minutos da minha vida de forma inútil como as pessoas que assistiram 1 hora daquele vídeo da Karen Bachini: No final não vai mudar muita coisa para nós consumidores, mas é legal ver que a fofoca está caótica a ponto de chegarmos nesse nível.


Para mais fofocas, equivocos, barracos de família, erratas e lançamentos de paus mandados da HYBE, siga o Pop Asiático.jpg no twitter: @popasiaticojpg

11 comentários sobre “SM Ent. publica um vídeo de 15 minutos repudiando a “aquisição hostil da HYBE”

    • Mas a SM não se tornou uma subsidiária da Hybe kkkkk só iria se tornar caso a Hybe comprasse mais de 50% das ações, a única coisa que a Hybe vai ganhar nisso é o lucro dos grupos da SM. Fora que a BoA foi a primeira idol a entrar na Hot100 com eat it up kkk

  1. Creio que o slide 4 tem essa diferença pq de165k para 198k demorou 3 anos e de 121k para 165k demorou um só. O gráfico considera valor e tempo. E porra, subiu muito em um curto período de tempo!

    Eu sei que a SM não é flor que se cheire, eu pode ser por conta da minha picuinha com a HYBE (atirando para todos os lados, em vários setores da indústria diferentes, além de ter lançado o BTS), mas que grupo de kpop que ela adquiriu que deve o mínimo de atenção depois?

    • Verdade né, meu professor de estatística que passou uns bons meses me explicando leitura de gráficos estaria chorando se ele acompanhasse isso kkkkk obrigado por explicar, corrigi no post

  2. Engraçado que falar sobre a Kakao que tem literalmente metade do kpop nao fala ne kkkkkkk, briga de veio.

  3. A SM continua sendo SM e a Hybe continua sendo Hybe, a única coisa que a Hybe irá ter da SM é uma parte dos lucros dos grupos e UM único voto nas reuniões de decisão kk vejo tanta gente burra falando que a Hybe agora manda na SM…
    Não importa ser a maior acionista, se você não compra mais de 50% VOCÊ NÃO TEM PODER SOBRE ALGO.

  4. No meio desse caos estou do lado da treta. Quem diria que veríamos uma briga homérica acontecendo no kpop e que não envolvem nenhum integrante de grupo? O barraco familiar da sm sendo acompanhando pela mídia, envolvimento da hibe e kakao, problemas judiciais. So aguardando pra saber como vão organizar esse galinheiro

Os comentários estão desativados.