Do pior ao melhor: Ranqueando os singles da carreira do Brave Girls

Nos últimos dias tivemos o Brave Girls cantando para subir depois que as integrantes não renovaram contrato com a Brave Entertainment. Pelo grande momento que o grupo viveu em 2021 todo mundo achou que o grupo viveria para contar história por mais tempo, mas fazer o que né, a vida tem dessas. Então é hora desse blog fazer a clássica despedida ao grupo ranqueando os singles da carreira delas desde 2011 até os dias atuais (Parece muito mas essas meninas passaram uns 5 anos sem lançar absolutamente nada, se cortarmos isso elas viveram os 7 anos padrão de todo girlgroup). Sem mais delongas, vamos conferir o que de melhor (E de pior) o Brave Girls desovou para o K-pop:

Tier D — Ruim/Péssimo

For You

Acredito que esse single não tenha MV porque 3 integrantes da formação original do Brave Girls saíram do grupo e as 2 restantes gravaram isso aqui como uma dupla mesmo, e a música tem tão cara de música de despedida que tenho quase certeza que o Brave Brothers só conseguiu rebootar o grupo pelo dinheiro que entrou do sucesso que as suas produções para outros artistas por aí. A música é bem chata, mas esse bastidor é interessante até.

Goodbye

Baladinha chatíssima de despedida oficial. “Thank You” já fazia muito bem esse papel, elas não precisavam lançar essa música.

Tier C — Mais ou menos

Do you know

Sendo bem honesto o único single que lembrava da fase 2011 do Brave Girls é “Nowdays You”, e ouvindo os singles que vieram antes dá para entender o motivo. O debut do grupo com “Do you know” tem boas intenções (Seria essa a primeira midtempo sensual da história? Talvez) e podemos ver que o espírito de comadres do grupo sempre esteve presente (kkkkkk essa coreô), mas no final “Do you know” é somente uma demo crua e parada demais do que uma boa midtempo sensual deveria ser. Falta uma vontade de sofrer e ser gostosa nessa faixa morta, mas não é a experiência mais ofensiva do mundo.

Easily (feat. Skull)

Você vai dar umas gostosas risadas com a participação do Skull nessa faixa (Pelo menos eu ri bastante com o inesperado rap de fumante com 5 batatas enchendo a boca desse moço), mas de resto é outro reggaezinho básico e inofensivo. Dá para ver que o Brave Brothers tinha suas boas ideias para fazer o Brave Girls se destacar da manada, mas a execução é bem mais ou menos: É mais uma faixa que falta vida, é muito parada e não se vende nem como um bom reggae nem como um bom pop. É uma faixa simpática, mas o K-pop tem exemplos bem melhores de reggae por aí.

Tier B — Bom

Yoo Hoo

Um gostoso single de verão. Quase todo girlgroup que tentou emplacar um hit de verão entre 2013 e 2018 tem um single desses, e ouvir “Yoo Hoo” me fez pensar que essa não é a música mais inventiva da história… Mas ainda é um bom single de verão. Não é o tipo de música que você vai ouvir sempre, mas faz uma boa companhia numa playlist de verão para ir até alguma praia por aí. Divertida.

Rollin’

Esse blog respeita a história que “Rollin'” fez no K-pop, sendo um dos icônicos eventos da indústria que nunca mais veremos acontecer, mas convenhamos a música em si é apenas um simpático e agradável Tropical House. Para quem viveu essa onda no K-pop, “Rollin'” não traz nada exatamente novo ou que se destaque dos outros exemplos desse gênero, mas ainda é um girlgroup de gostosas rebolando em um batidão gostoso e envolvente, então não tenho do que reclamar. E ainda é o single que tirou o grupo da linha da pobreza e fez as meninas subirem para a classe média por mais uns anos antes de morrerem de vez, então temos que dar moral para “Rollin'”.

Thank You

“Thank You” ficaria em um meio termo entro o bom e o ótimo nessa lista, mas como esse meio termo não existe, vou deixar ela aqui como a melhor das músicas boas do Brave Girls. É uma faixa com clima de despedida muito boa (kkkkkk Esse grupo teve tantos momentos de cantar para subir que elas tem bem umas 3 músicas que poderiam servir como despedida do grupo além da música oficial de despedida), um synth disco envolvente e carismático que conta com toda a vibração dos vocais das meninas para deixar a música ainda mais carismática. Por diversas circunstâncias “Thank You” não parecia ser tão uma música de fim de carreira na época (Embora, olhando agora, estava bem na cara né), mas é um pop adorável e doce que me faz sentir grato toda vez que toca na minha playlist.

Tier A — Ótimo

Nowadays, You

O melhor e mais relevante single da fase 2011 do Brave Girls, e um ótimo eletropop da fase eletropop que o K-pop viveu na virada da década passada. Sinto que todos os responsáveis acreditaram muito nesse single pois “Nowadays, You” tem muito mais energia tanto no instrumental quanto nos vocais (E o MV que é bem melhor filmado e mais bonito que os anteriores), e isso resulta num farofão muito gostoso de ouvir e divertido de dançar. Se você não conhece a primeira fase do Brave Girls (E curte um crocantíssimo som nugu de 10 anos atrás), “Nowadays You” é tudo que você precisa ouvir.

High Heels

Em 2016 os principais produtores do segundo escalão do K-pop já estavam em baixa e dando lugar para uma nova geração de produtores fazer a festa da 3ª geração, então “High Heels” surgiu como uma ótima sobrevivente do “estilo Brave Brothers” de fazer pop chiclete. Se o AOA não tivesse subido na vida e contratado produtores internacionais para lançar “Good Luck”, provavelmente elas ainda estariam agarradas no Brave Sound e lançariam “High Heels”… e isso é um grande elogio. Um popzão safado, de grande gostosa e muito fácil de curtir, trazendo os melhores vícios que o Brave Sound já teve como produtor.

We Ride

Brave Girls também lançou um delicioso city pop para ter o seu momento de gatinhas conceituais no gênero, e o Brave Brothers não teve dó e pegou na cara dura um monte de elementos e sintetizadores da Mariya Takeuchi para lançar “We Ride” a ponto dela quase parecer um remake de “Plastic Love”. Que bom para elas, pois “We Ride” ficou (quase) tão deliciosa quanto a música da Mariya. Um dos melhores city pop lançados por um girlgroup no K-pop, justamente por conta do Brave Brothers praticamente copiar e colar essa divina canção japonesa.

Chi Mat Ba Ram

Ai isso daqui é tão bom. O fogo no olhar e felicidade das meninas cantando essa música ainda me dá um prazer inexplicável, e “Chi Mat Ba Ram” é uma música que me deixa genuinamente feliz ouvindo. Ela só não é perfeita pois esse refrão gritado é demais para a música (Eu culpo o Brave Sound tentando emular a mesma magia de “Rollin'” na Coreia), mas comigo isso dá a volta e deixa a música bem sing along. “Chi Mat Ba Ram” tem calor, tem alegria, e deixa qualquer ouvinte feliz numa piscina de biquini pegando um solzinho.

Pool Party

A música é basicamente a California Gurls do mundinho K-idol pois com o Brave Brothers é assim: Na dúvida, pega a música mais gritante que fez sucesso num determinado estilo (No caso, popzão colorido de verão) e bota o Brave Girls para cantar. Mais uma vez elas acertaram na referência e os vocais vivíssimos dão todo um charme e cor na execução que é muito boa. É uma pena que o Brave Brothers tenha desistido de emplacar as fofas como rainhas do verão, pois existia muito potencial aqui.

Tier S — Perfeito

Deepened

YAS GURL! “Deepened” é o single de “redebut” do Brave Girls que curiosamente segue o mesmo conceito de midtempo sensual do primeiro debut do grupo, mas aqui é tudo muito melhor. Os vocais são mais intensos, o instrumental é mais forte, o rapzão safadíssimo e icônico é o ápice dessa música, a energia de gostosa sofrida está em seu máximo e as meninas novas deram a vida para interpretar essa faixa com muita classe e tesão. Se esse fosse o debut delas em 2011 elas provavelmente tomariam no cu com a censura coreana que nem o Rania, mas seria uma estreia bem mais memorável do que “Do You Know”.

After We Ride

Como “After We Ride” é perfeita, né? Synthpop oitentista sempre será um grande evento no K-pop para mim, pois o charme e inocência que os sintetizadores possuem formam belíssimas canções. E “After We Ride” é bastante sentimental, tem muita emoção e um refrão divino que me dá vida ouvindo. É uma música perfeita para ouvir sóbrio e ainda mais perfeita para ouvir bêbado, cantar junto e dançar como se não houvesse amanhã. Para mim é o melhor single do Brave Girls, que coroa perfeitamente o grande auge que o grupo viveu em 2021.

3 comentários sobre “Do pior ao melhor: Ranqueando os singles da carreira do Brave Girls

  1. Rollin é “só boa”??? Dougie naaaaooooooo essa música era perfeita até antes da explosão de popularidade

Os comentários estão desativados.