RECAP — Take You High S01E01: Lembram do surto coletivo que foi o B-pop?

Acompanhando as lives da Jenny Prioli na twitch eu descobri que rolou um reality show chamado Take You High, que envolveu muitos gatilhos para quem é Kpopper velho de guerra envolvendo o B-pop, surto coletivo onde vários jovens (Talentosos ou não) que queriam viver o sonho de serem idols de K-pop no Brasil e empresas de fundo de quintal que estavam prontas para criarem os novos Pocket Girls, SIXBOMB e outros grupos fundo de quintal. Eu fiquei fascinado pela descoberta desse grande esse evento e pensei: Ah, por que não fazer um glorioso recap envolvendo esse reality show? Então, aproveitando as minhas férias e a falta de pauta, aqui estou eu para falar o que foi o Take You High para vocês.

Dando uma rápida introduzida: O High Hill, girlgroup do gênero B-pop (Que no papel era para ser pop brasileiro mas funcionou só para falar de grupos e nomes que queriam ser idols de K-pop), teve uma integrante saindo do grupo. Então, a empresa do grupo decidiu escolher uma nova menina para substituir a ex-integrante através do reality show Take You High. Seguindo os moldes de realitys como KARA Project e (Principalmente) SIXTEEN, 10 meninas entraram nessa disputa quente, mas só 1 terá a honra de ser parte do High Hill. Preparados para 5 episódios de tortura psicológica, entrenimento baixo nível e talentos questionáveis? Vamos conferir o que rolou no 1º episódio:

O reality começa já mostrando os nossos apresentadores Ricky (Ex-Champs) e Iago (Ex-Champs, ex-WIBE e um dos mais famosinhos desse surto coletivo que foi o B-pop) já introduzindo no seco o que é o reality: Um programa para achar uma nova integrante para o High Hill. Eu sei que em 2023 nomes como Champs, WIBE e High Hill são completamente desconhecidos para alguns de vocês, mas quem viveu essa época em que tentaram forçar B-pop guela abaixo vai falar “Meu deus, essa alucinação de 7 anos atrás foi verdade mesmo”.

Quem viveu 2015~2018 dentro da fanbase deve reconhecer esse loiro, pelo menos

Aí já cortamos no seco para o 1º dia de ensaios das nossas trainees, pois esse é um programa de 27 minutos e não temos tempo para introduzir participantes, edições tendenciosas e momentos de interação “””naturais””” entre as concorrentes. A KO Entertainment não é a Mnet que tem orçamento disposição para fazer reality shows de 2 horas, eles tinham um estúdio alugado e um sonho para fazer o High Hill acontecer então temos que agilizar isso. Todo o treinamento e interação foi abafado por um instrumental genérico e por Matheus, esse promissor professor de canto que passou 2 minutos falando que ensinou dinâmicas para as meninas, falou do conceito do High Hill (Literalmente que elas são uma girl band… e SÓ) e do problema que os artistas pop tem de não ter cumplicidade e disponibilidade no palco. O que significa isso? Não faço a menor ideia, mas ele é o professor, imagino que ele entenda mais do que eu.

Confiariam nessa carinha de youtuber esquerdomacho para te dar aulas de canto?

O professor de dança já deu seu depoimento mais humilde falando que não ensinou grandes coisas para as concorrentes, só deu uma base para elas se virarem e repetiu que elas precisam de confiança, pois quem for mais confiante vai sair na frente. Ninguém fala de fundamentos básicos ou que ajudou as meninas a melhorar em algum quesito pois aparentemente elas são muito talentosas e não precisam que muito seja ensinado… O que é bem fiel com o sistema da indústria coreana, onde claramente botam meninas bonitas e confiantes para debutar em grupos sem precisar alcançar duas notas ou acertar 3 passos. Ainda tivemos apresentações das integrantes do High Hill e se você achou que ia conhecer as integrantes depois dessa exibição assim como eu TOMOU BEM GRANDE pois ainda temos mais depoimentos para serem jogados nesse vídeo.

Lucas Jotten foi o MC desses primeiros dias e falou como o 1º dia foi super legal, que tem meninas talentosas mas que sabem que vão ganhar mais fazendo a contabilidade em alguma empresa de verdade e por isso não estavam tão empenhadas quanto as meninas que eram mais pangarés mas queriam viver esse sonho lindo que é ser uma superestrela do B-pop. Aí tivemos Andressa, a assistente do professor de canto, falando que as meninas que mais se destacaram foram Dai e Raquel. Quem são Dai e Raquel? NINGUÉM SABE, pois não tivemos uma vinheta sequer das participantes desse programa e temos que confiar na palavra da assistente de um professor de canto que eu não confio para acreditar que existe mesmo uma Dai e Raquel nessa sala. Ela também fala que acha que a primeira chutada do programa será Gabriele pois a coitada não tem brilho no olhar para estar nesse programa, e mais uma vez não temos nenhuma ideia de quem seja Gabriele e descobrimos agora que esse é um reality de sobrevivência com eliminações.

Chegamos no 2º dia e agora seremos introduzidos as participantes, certo? NÃO, pois ainda tem mais depoimentos das integrantes do High Hill, instrumental genérico tocando nos ensaios e o professor de canto se arreganhando gratuitamente no chão porque sim.

Deixaria essa carinha de youtuber esquerdomacho dar aulas de canto todo aberto desse jeito para você?

Até aqui eu entendi que eles queriam mostrar como é o treinamento da empresa, as semelhanças com treinamento de K-pop e etc. mas 30% do 1º episódio se foi E AINDA NÃO CONHECEMOS AS CONCORRENTES DESSA JOÇA, uma experiência agonizante e tortuosa só para ver explicações e pessoas falando coisas que não interessam para o programa fluir. Mas enfim, depois de 11 minutos FINALMENTE vamos conhecer as participantes através da 1ª prova, a clássica prova de introdução onde as trainees cantam uma música, mostram seus talentos e a mais pangaré roda.

Primeiro temos Sthefany que, assim como sua xará Sthefany Hwang, mostrou que vai compensar a dureza de seus passos de dança com muita saliência sendo uma grande gostosa. Além disso ela já botou o nível lá no alto com um crocante espanhol cantando “Chantaje” da Shakira, o que já deixa a menina SAFE pela coragem de cantar horrivelmente em outro idioma.

Essa é Nana, outra que apostou na coragem e audácia para sua apresentação, um saborosíssimo rap de SUPER BASS DA NICKI MINAJ, terminando com um break de dança e mostrando que ela quer ser uma “rapper” no High Hill. Ela até que é competente e o que ela sabia falar ela falou bem mas o High Hill já tinha uma “rapper”, então acho que vai ser difícil para essa menina ganhar o programa.

Gabriele já era a coitada que a assistente estava chutando para fora do programa no 1º dia, e na sua apresentação ela errou o tempo, errou a respiração e fez 1 minuto parecer 1 hora de tão ofegante que ela ficou. Forças kween, você deu muita razão para assistente querer te escorraçar do estúdio.

Cláudia só dançou Russian Roulette do Red Velvet igual a Wendy, e isso já diz tudo.

Lola meteu um cover de “Paper Hearts” da Tori Kelly provavelmente porque algum carinha do BTS cantou essa música e ela achou bonitinha tentar também, pois sem condições de alguém aqui saber que raios é uma Tori Kelly. É quase como ouvir um sub vocalista de grupo de K-pop tentando acertar as notas aqui, o que já faz dela melhor do que boa parte das apresentações até aqui.

Raquel também apostou no “Vou ser gostosa e dançar sensualmente para chocar os jurados” e mandou uma performance de BEYONCÉ – EGO. Ela não teve a coragem de Sthefany nem a vontade de ofender a Bey com seus sólidos vocais então se manteve na dança mesmo, mas ela mostrou atitude e confiança em seus arrojados passos, e como os jurados queriam isso ao invés de pessoas com talento acredito que ela se salvou com muitos méritos nessa fase.

Já Rayssa não teve o mesmo senso e decidiu cantar “Crazy In Love” naquela versão infame de 50 Tons de Cinza. O interesse do professor de canto por essa menina cantando resume bem o que foi essa apresentação.

Profissionalismo

Mariana mostrou que aprendeu a dançar através de tutoriais de coreografias de boygroups e me deixou tão constrangido quanto nessa apresentação de IGGY AZALEA que ela fez. Bottom pela apresentação e por me lembrar que Iggy Azalea já foi alguém na música pop um dia, me dando diversos gatilhos.

Egla foi a primeira pessoa nesse programa a lembrar que o High Hill é um grupo brasileiro (Sério, nem as integrantes do próprio High Hill cantaram em português nesse episódio) e mandou um cover de “Bom”, da Ludmilla. Infelizmente a monete confiou demais em seus truques e tivemos que ouvir isso acapella, o que deixou tudo ainda mais difícil de prestar atenção seriamente.

Daiany meteu um cover de dança de alguma música de algum boygroup e… Eram ela que estavam cotando como destaque das meninas? Aparentemente sim, pois ela teve um screentime gigante enquanto outras lutaram por suas vidas para ter 15 segundos de apresentação. Ou ela era a mais cotada mesmo ou ela estava mais confiante que as outras ali.

Acabaram as apresentações, então vamos para as (duas) entrevistas de 10 segundos. Rayssa falou que estava muito nervosa e não conseguiu fazer o que tinha pensado, então só cantou Beyoncé do jeito que deu e boa sorte. Já Gabriele sabe que fez merda e está satisfeita com isso, uma pássara humilde que sabe que tem um futuro melhor estagiando na Coca-Cola. E sem muita cerimônia, Gabriele foi eliminada por não ter vontade de estar ali e não ter feito uma apresentação surpreendente. Reparem na tristeza das meninas com a eliminação, sabendo que agora o jogo é real e seus sonhos podem ser destruídos por pessoas que duvido muito que tenham condições de serem mentores e juízes de talentos…

… E agora reparem na tristeza de Gabriele falando que ficou muito triste por ser eliminada dessa joça.

KKKKKKKKKKKK a menina em toda sua plenitude e paz de espírito sabendo que 1 episódio foi o bastante e nunca mais ela vai se submeter a esse tipo de humilhação. Gabriele sabe que venceu demais sendo eliminada, pode fingir que não teve essa experiência para ignorar no currículo e agora está livre para ser mais uma concorrente em alguma vaga de assistente de administração que dá mais dinheiro que ser integrante do High Hill.

O vídeo termina com o MC da violeta genciana anunciando a 2ª prova com o carisma e energia que só uma integrante do T-ara poderia proporcionar, mas sem a música boa para compensar. Agora as 9 sobreviventes vão se dividir em trios para cantar 3 versões diferentes de Whatta Man: Nana, Lola e Sthefany vão cantar a versão rap (A mais conhecida, do Salt N Pepa com En Vogue); Raquel, Daiane e Cláudia vão cantar a versão indie (Que seria… Essa versão?); E Egla, Raissa e Mariana vão cantar a versão retrô (Provavelmente a versão original da música). Elas vão ensaiar por 8 horas e apresentarem essas versões no final do dia, então eu mal posso esperar para comentar a bagunça que isso foi no próximo episódio.

8 comentários sobre “RECAP — Take You High S01E01: Lembram do surto coletivo que foi o B-pop?

  1. Engraçado ler esse recap e ver que na verdade a formação original do High Hill foi dispensada e boa parte da nova formação aparece aí (ao contrário da ideia de selecionar apenas uma das candidatas para fazer parte do grupo). Aliás, até essa nova formação disbandou também, apesar de que as músicas eram até interessantes.

  2. Te acompanho a anos e nunca comento, mas isso merece. Minha sexta foi um caos com a vida adulta de sempre e quando eu chego eu casa e leio isso, e vejo esse reality, sou recebida por serotonina pura e em doses gigantescas. Eu ri tanto de vergonha alheia e constrangimento, minha barriga chegou a doer, que compensou qualquer chateação do dia e me lembrou que eu ainda estou viva e posso rir. Obrigada pelo post! ( O riso também acontece quando vc faz um post falando sobre aqueles grupos e os comentários são inundados com o puro suco da alienação e desocupação de adolescente sem percepção da realidade que vivem)

      • Estou aqui comentando APENAS, APENAS… Por você me trazer novamente a graça de se prestar à assistir essa trasheira aí. Socorro eu acompanhei o Champs na época apenas pelo fator vergonha alheia. Hoje uma mãe de 2, que mal tenho tempo de ouvir “música de verdade” , quem dirá kpop, e muito menos bpop kkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Mas amei esse post, me trouxe a sensação jovial de imaginar que isso era meu sonho em 2011/12

  3. High Hill é tão transgressor que até o processo contra a empresa rolou kkkk.
    Mas gostava de alguma musicas

  4. Estou sentindo nesse momento um misto de emoções que quase me deu teto preto. Eu lembrava muito vagamente do trem descarrilhado que foi esse reality, mas o B-pop pra mim sempre evocou mais a Bia Boss com aquele clipe bizarro com o Pyong Lee. Eu tive um AVC lendo esse post. A GABRIELE CARA pelo amor de deus, acordei a porra do vizinho rindo que nem uma hiena. Com todo respeito às participantes, mas bicho… cadê o senso de ridículo. A Claudia tadinha, novinha e tal, compreensível, mas GENTE as outras jesus eu sofro muito de vergonha alheia mas esse reality deu a volta e me rendeu as maiores risadas desde que o BTS anunciou o hiato pra vazar pro exército

Os comentários estão desativados.