Heize nunca foi um nome que me chamasse atenção, mesmo achando que deveria. Essa persona hipster com um sonzinho R&B mais, huh, “alternativo” que ela possui é o tipo de coisa que curto ouvir casualmente e me faz prestar atenção quando o santo bate com a artista em si, mas ela… Bem, ela só existe para mim. Tanto que essa semana ela fez seu comeback com “Vingle Vingle” e eu nem me importei, mas aí a minha bolha divulgou isso como o maior lançamento da vida dela e eu fiquei pensando: “Será mesmo?”. Então fui lá conferir o que ela entregou:
A escolha do MV gravado em 9:16 é para assistir no seu celular e imergir melhor na crítica social foda da Heize, mostrando que a vida glamurosa e popular que ela mostra é totalmente diferente da vida decadente que ela leva fora da internet. Aquela pessoa que você promove para todos admirarem realmente existe fora do Instagram? Aquela base que fica bonita com o rosto imóvel com 12 filtros por cima ainda é bonita quando você sai na chuva e vai viver a vida? Você é a garota que sorria nos stories e sofria em alguma conta trancada no twitter? É basicamente o que a Heize propõe aqui. A ideia em si não é nova, mas achei a execução inteligente com o aspect ratio e o fato do telespectador interagir girando a tela conforme o refrão entrava (Isso não engaja views pra ela mas acho que ela não está mirando esse tipo de público).
A música também é bem legal. Quando o R.Tee consegue se livrar do espírito obsessor do Teddy por uns 15 minutos e pode fazer música eletrônica normalmente, sempre sai um trabalho legal. “What You Waiting For” da Anda é uma das melhores e mais atemporais farofas que o K-pop já desovou, e “Vingle Vingle” tem uma fórmula parecida e tão eficaz quanto. Talvez eu não esteja vivendo tanto assim pela guitarrinha de viagem a roça que é bastante familiar (Me lembrou “Starry Night” do Mamamoo logo de cara), e esse EDM meio country aviciiesco é o tipo de coisa que a atual musa do agro Ana Castela desovaria aqui no Brasil. Um lacre, eu diria.
Acredito que o fato da Heize investir em uma música menos letárgica uma vez na vida e a produção de um querido da YG foi essencial para a minha bolha bombardear links dessa música na época do lançamento, e agora que estou ouvindo acho que todo o hype valeu a pena pois a música é ótima. Duvido muito que isso faça sucesso simplesmente por não ser o tipo de música que os coreanos costumam hitar para a Heize mas HEY, pelo menos temos mais uma música ótima revivendo o K-pop com músicas ótimas depois de um início de ano tão morno.
Eu vi esse lançamento e tenho que dizer que gostei bem mais do MV e da interação que a gente tem enquanto assisti do que da música em si.
O que já tá valendo, já que a Heize não é lá uma das cantoras que ouço tanto. É a melhor coisa que ela já lançou? Não sei, ainda prefiro Happen.
uma pena que os coreanos estão odiam e dando ratio nela no twt e o motivo swria apologia a drogas kkkkkk
Eu nunca liguei para essa querida, então por isso me surpreendi com o bop e até agora tá sendo um dos meus SOTYs (não que exista algo tããão bom assim pra competir). Apenas vi um trecho da coreografia questionável no twitter e quando liguei o som, simplesmente amei! Eu pessoalmente estava sentindo falta de edms atuais em coreano, mas parece que agora o kpop tá acordando.