“U-Go-Girl” é uma das músicas mais populares da Coreia. É a canção assinatura da Lee Hyori junto com “10 Minutes” e todo ano botam uma gostosa ou um conjunto de gostosas para cantar essa música (E eu odiar profundamente a maioria deles pois todo mundo tenta cantar pra valer uma música de uma mulher que só foi se esforçar para acertar 3 notas ao vivo depois de uns 15 anos de carreira). Então, nada mais justo do que comentar alguns covers de “U-Go-Girl” que já foram desovados na cabeça da Coreia, para lembrarem que Lee Hyori ainda é a maior girlboss que o K-pop já teve:
Yuna (ITZY)
Esse stage de U-Go-Girl rendeu na internet por conta da perigosíssima calça de cintura baixa que a integrante do ITZY Yuna estava usando, o que seria facilmente um figurino que a própria Lee Hyori usaria. A voz de ganso afogando que a Yuna escolheu para cantar essa música foi uma escolha… Uma escolha, de fato, mas a mona encarnou tão bem o espírito de gostosa da Hyori que fica fácil entender porque isso deu uma viralizada na internet. Não é o meu cover favorito de U-Go-Girl (O cover em si eu jamais ouvirei de novo), mas foi uma performance de determinação que merece algum respeito.
Honra a versão original? Honra. Não é aquele 10/10, mas é bem fiel ao espírito de grande gostosa que canta com o corpo que a música original tem.
Jimin (AOA)
Covers de U-Go-Girl não são muito atrativos comigo pois ser fiel a versão original e não ter a energia de grande gostosa da Lee Hyori acaba deixando tudo meio constrangedor, então acaba sendo mais legal repaginar a música e dar o próprio tom. Foi o que a Jimin, ex-AOA e atual wannabe cantora indie, fez no programa “Second World”, e transformou “U-Go-Girl” em um rock de patricinha que combinou muito bem com ela. A Jimin deu o próprio ritmo para a faixa combinar e mostrar a persona dela como artista. Vocalmente a Jimin é outra que tem que ter um gosto bem específico para curtir não ironicamente, mas nesse cover deixou a faixa mais dinâmica e divertida. Ela fez a música combinar com ela, o que é bem legal.
Honra a versão original? Ela na verdade foge muito da versão original. A Jimin tem consciência de que não ia dar conta de um cover fiel, então ela fez a música virar o estilo dela e acabou dando certo.
TWICE (no KMF de 2016)
Aqui um exemplo de cover constrangedor. Isso aqui é o TWICE meio novinhas ainda, vivendo a puberdade K-idol e ainda descobrindo o mundo, então a performance de U-go-girl, uma música de uma comedora de casados com 10 anos de carreira, acabou sendo demais para essas meninas aguentarem. Nayeon até pegou o espírito da música e se divertiu sendo atrevida e botando uma energia na apresentação, mas todas as outras ou estavam cansadíssimas ou simplesmente mais duras que Loosey Laduca cantando seu smash Let Loose, e o vídeo dá a impressão que elas estão doidas para ir pra casa e dormir. Provavelmente se elas fizerem o cover hoje elas vão mandar bem melhor.
Honra a versão original? Nem sendo muito fã pra fingir.
SNSD
A pessoa que editou essa música provavelmente era BoA Kwon tentando sabotar a maior música da nação porque minha nossa que edição ruim. As meninas até mandam bem na medida do possível mas é cada corte nada a ver na música que até elas ficam meio perdidas no que fazer ali. Enfim, se fosse uma performance completa acho que ficaria bem legal, os figurinos estão on point e elas seguraram a mão no vocal pois essa música não precisa de uma vocalista de verdade para ser um lacre. Não podemos dizer o mesmo de quem fez o cabelo da loira nesse vídeo pois deixou tão ruim que no início eu jurei que era a Sunny nesse cover.
Honra a versão original? A SM tentou destruir a música com essa edição tenebrosa, mas não tenho nada do que reclamar das meninas cantando não.
Eu diria que o da Yuna viralizou por ser mais recente (então até a qualidade do vídeo favorece), feito por uma solista, o que dá mais destaque para ela, e teve um bom investimento por trás.
O da Jimin, sinceramente, achei chato. Acho que só não fez muito meu estilo, sei lá.
Twice deu até pena. Não sei de quem, mas deu… Realmente, a Nayeon era a unica minimamente interessada em estar ali.
SNSD tinha potencial. Boa energia, vocais não tão forçados, figurinos ok… mas até o arranjo da musica ta estranho. Logo no inicio tem um corte bruto, amador para caramba.
Mas o mais importante: onde você viu a Taeyeon?
Ou eu estou doida ou só tinha a Jessica, Sunny, Tiffany, Hyeyeon, Sooyoung, Seohyun e a Yoona… São só seis ali, então não ta todo mundo… acho que a Taeyeon não tava não kkk
Alias, a Tiffany não tava também.
Você esqueceu da menina do Akmu?
E como esses covers afetam a falta de demanda e falta de tokyo dome na carreira pedante do 2ne1?
o cabelo da jessica parecendo um playmobil
Não sei se conta como um cover (já que tecnicamente os vocais são da própria Lee Hyori na versão de estúdio), mas a Yura (ex-Girl’s Day), quando ainda estava no Girl’s Day, fez um lipsync de um pedaço dessa música, numa performance conjunta com a Hani do EXID (que fez um lipsync de um pedaço de uma música que confesso que não conheço) e com a Chanmi do AOA (que fez um lipsync de um pedaço da manjadíssima “Adult Ceremony”) – no final, as três se unem pra fazer um lipsync (cantar de verdade, que é bom, nada) de “Abracadabra” das Brown Eyed Girls.
…Ah, que saudades dos ótimos tempos do sexy concept no k-pop. Pra quem quiser, segue o vídeo (se esse comentário não cair na parte de spam):
(esse vídeo também me deixa um pouco triste ao lembrar que a Chanmi tinha um rosto PERFEITO, e por algum motivo resolveu mexer nele na época do primeiro Queendom da Mnet… hoje ela é bonita – afinal, todo conhecedor de k-pop sabe que as garotas bonitas são AOA -, mas não tem mais o rosto perfeito de antes, mesmo erro cometido pelas colegas Jimin, Yuna e Hyejeong)