Tem uma história engraçada por trás desse post: Hoje surgiu esse singelo tweet falando sobre as músicas de girlgroups mais escutadas de 2011 no Melon, o que na resposta se revelou um grande momento para gongar “The Boys”, do SNSD.
Como eu sou oficialmente o maior hater de The Boys na fanbase, é claro que esse tweet chegou até mim e fiz minhas graças com essa lista, viralizando horrores na internet com mais de 700… likes (Engajando mais que os últimos singles do [insira seu grupo flopado favorito aqui], arrasei) e levantando grandes debates sobre que grupo está vivo (Sendo que todo mundo aí está meio morto e vivendo de reuniões nostálgicas desde, sei lá, 2017. E como eu tenho os leitores e seguidores mais canalhas crocantes do K-pop, a Rafa do Ayo!GG foi lá e mandou um pix crocantíssimo na minha conta pedindo para fazer um post no blog sobre esse tweet só para gerar um fervo. Engraçado, né?
Enfim, como o dinheiro caiu na conta e eu vou precisar muito agora que estou desempregado e com muito tempo livre para alimentar esse blog com pauta inútil, vamos para mais um post bancado pela Rafa para listar, do pior ao melhor, as 11 músicas que, mesmo sem o lendário Tokyo Dome, daesangs do MAMA e alguma suposta longevidade inventada na cabeça de sone, ainda são mais escutadas que “The Boys” na Coreia.
11º lugar — Secret – Starlight Moonlight
Essa é a única música realmente ruim da lista (Tem outra que eu acho ruim mas tem seus momentos), e nossa que música podre. Secret aproveitou que “Shy Boy” deu muito certo no início de 2011 e resolveu tentar de novo nessa proposta de música retrô fofinha, indo para uma melodia mais romântica em “Starlight Moonlight”. E nossa como isso ficou terrível. Melosa demais, vocais agudos demais, refrão chatíssimo. Um porre ouvir essa música que acabou sendo sanduichada por duas músicas bem melhores do grupo (“Shy Boy” e “Love Is Move”). Agora como essa música virou o maior hit da carreira do Secret? Eu não sei, as vezes fica difícil explicar o mau gosto do coreano médio.
10º lugar — 2NE1 – I Am The Best
A primeira das 3 músicas do 2NE1 que vão bater ponto na lista, acho “I Am The Best” ruim para ouvir sentado e sóbrio e essa música envelheceu pior que leite no sol, mas é uma delícia para fritar bêbado em alguma boate com pendências sanitárias de gosto duvidoso. Um farofão EDM de 2011 bem autotunado e fierce com um pezinho no batidão étnico sobre falar que são as melhores? É, eu entendo bem quem viveu isso na época. Me arriscaria a dizer que essa música é uma das grandes representantes da fase Eletropop que o mundo viveu, é tudo muito bem executado e perfeita para qualquer balada por aí. Mas o 2NE1 lançou coisa bem melhor até mesmo no próprio mini álbum daquele ano, então não vou me culpar por colocar “I Am The Best” tão baixo na lista.
9º lugar — SISTAR – So Cool
A partir daqui fica difícil ranquear as músicas por posição porque meu deus, quanto hino bom da 2nd gen será citado aqui. Mas em nono lugar eu coloco “So Cool” do SISTAR, porque sinto que essa música não envelheceu tão bem também. Mas Hyolynzão vestida de Geisy Arruda e botando o pau na mesa em uma das letras mais hilárias sobre ser legal demais para VOCÊ me pega muito, é um farofão respeitável que empoderou várias patricinhas e homossexuais com vontade de ver um cu, com alguns dos ganchos mais viciantes que o K-pop pode proporcionar. Elas lacraram, elas serviram, elas (insira seu adjetivo favorito aqui).
8º lugar — f(x) – Hot Summer
Quando a SM decidia gravar MVs com a estrutura Galpão fechado e colorido + luzes piscando + foco na coreografia, a gente sabia que (Quase sempre) viria um batidão dos bons, e o f(x) teve o seu momento em 2011 com o que eu acredito que seja a música que mais ouvi do grupo. A demo que elas compraram das Monrose ficou ótima com a repaginada que o grupo deu, um tom bem mais jovem e dançante sem perder o poder e força de uma grande música pop. Provavelmente foi o primeiro ano que vivi músicas de verão no K-pop, e fui muito feliz com “Hot Summer”.
7º lugar — 2NE1 – Lonely
Um dia desses estava rolando uma discussão no twitter sobre baladinhas coreanas e a conclusão era que a maioria delas era uma grande lixeira poluindo mais os oceanos que novo álbum do [censurado]. Mas “Lonely” do 2NE1 é uma exceção. A produção de “Lonely” é forte e expressiva, que valoriza muito bem o timbre único e marcante das integrantes, e apesar do autotune processando as vozes de todo mundo aqui, ainda traz a emoção e tristeza da mulher sozinha nos becos de Seul de uma forma tocante. Provando que existem baladas boas no K-pop se conseguirem uma produção que emocione sem precisar de grandes e potentes vocais.
6º lugar — SISTAR19 – Ma Boy
2011 foi um grande ano para o SISTAR, não só lançando uma de suas canções assinatura que fez o grupo voar para as cabeças dos girlgroups da época como emplacaram o SISTAR19, sub unit de Bora e Hyolyn com 19 anos que deu disband quando elas fizeram 20 anos (Sim, esse era o propósito da sub unit existir). E o R&B apaixonado de “Ma Boy” é encantador, mostrava uma faceta mais dramática e emotiva das meninas além de dar a possibilidade de Hyolyn se desafiar vocalmente com uma música que permitia um tom e notas mais altas por parte dela. “Ma Boy” é apaixonante e adorável do início ao fim.
5º lugar — T-ara – Cry Cry
O T-ara em 2011 também foi para o topo e não estava para brincadeira. Depois de lançar o que seria o K-pop mais popular de 2011, o grupo era o grande evento da Coreia e adiantou o comeback de fim de ano devido a grande demanda. E “Cry Cry” atendeu as expectativas: Além da super produção que elas ganharam no MV principal, tivemos uma música incrível, mudando totalmente o conceito do grupo em uma faixa dramática, escura e elegante, com o tango (Basicamente a única referência latina do K-pop na época) muito bem implementado em uma canção viciante e profunda. E isso nem é o melhor do T-ara naquele ano, mostrando que as gatinhas não estavam ali de graça e não deixando ninguém respirar com canções icônicas.
4º lugar — 2NE1 – Ugly
“Ugly” é tão… libertadora de ouvir. Um dos melhores e mais únicos exemplos de crescente em música pop, começando com acordes simples no violão, crescendo numa batida mais eletrônicos e explodindo em um rockzão maravilhoso. Lendo assim parece a maior catástrofe que você vai ouvir, mas dá certo e “Ugly” se torna uma faixa sublime. A sensação de desabafo e cansaço que essa música transmite é algo tão particular que vende muito bem a persona mais transgressora e rebelde que o 2NE1 tinha na época. Um dos melhores trabalhos da carreira de 2 álbuns e 2 EPs do grupo.
3º lugar — Wonder Girls – Be My Baby
O que diferencia os números retrô do Wonder Girls para os outros números retrô de girlgroups do K-pop é que o JYP era um grande safado com grandes referências da Motown. Ele não botava apenas uma referência jazz uma roupinha anos 60, e fazia o Wonder Girls viver como se fosse um girlgroup americano de décadas passadas mesmo. “Be My Baby” é totalmente The Ronettes but K-pop, com um instrumental moderno dentro da temática retrô e visuais icônicos, com o grupo apenas brincando com efeitos de luzes e holofotes que simplesmente te transporta para alguma mídia visual velha e te faz sentir no auge dos tempos da sua vó que nasceu nos Estados Unidos. Por isso “Be My Baby” é um dos trabalhos mais completos e entusiasmantes que o Wonder Girls já gravou.
2º lugar — T-ara – Roly Poly
Esse Top 2 é pesado e a coisa mais difícil que já tive que definir, pois aqui temos facilmente 2 do Top 10 melhores músicas já feitas por um girlgroup de K-pop. E apesar de “Roly Poly” ser a maior música da história, vou colocar ela em 2º lugar por mero detalhe (Ouvi mais Roly Poly In Copacabana). Mas “Roly Poly” é outro grande exemplo de como músicas retrô com referências mais profundas ganham substância e se tornam mais memoráveis na história: “Roly Poly” é uma emulação de músicas disco para filmes musicais dos anos 70, só que mais eletrônico e mais K-pop. Nostálgico, vibrante e viciante, chega a ser surreal o quão grudenta a batida dessa música é, com os ganchos funcionando muito bem e um refrão simples porém bastante eficaz. No mínimo, genial.
1º lugar — KARA – Step
Não tem como não gostar de “STEP”. É humanamente impossível. É o grande trabalho do “Sweetune”, ele sabia que fez algo gigante que somente a genialidade da maior Goo Hara de tempos junto de suas amigas conseguiria carregar, e o KARA foi lá e fez “STEP” ser ainda mais incrível. Todas as nuances de uma música que é tão simples e só te quer fazer dançar e se divertir com elas é algo mágico. Todo momento de “STEP” é colorido, intenso, mágico e belíssimo de ouvir, me dá vida, traz paz e me dá fé na humanidade, deixando tudo de ruim de lado e me fazendo feliz de novo. Uma música para celebrar e viver intensamente que só o KARA conseguiria fazer, e por isso é a minha música favorita nessa lista de músicas mais escutadas na Coreia do que “The Boys” do SNSD.
Esse post foi patrocinado pela Rafa, do ayo!GG, que me deu um gostoso pix para fazer esse post para exaltar grandes músicas da 2ª geração e falar que The Boys é horrível (De novo). Se você quiser ajudar esse blogueiro a pagar as contas em troca de algum post safadíssimo sobre algum trabalho do asian pop ou só quer agradecer pelo tempo que dedico servindo entretenimento de qualidade para a fanbase, pode mandar um PIX com o valor que seu coração achar que eu mereço para a chave: dougielogic@gmail.com. Você também pode seguir o Pop Asiático,jpg no twitter (@popasiaticojpg).
quem é sone não depende somente de streams no melon para se orgulhar, isso deixamos com o 2ne1 que ficava atrás de absolutamente tudo do snsd
turnê mais lucrativa? SNSD
turnê com mais pessoas? SNSD
até mesmo uma turnê global do grupo supostamente global chamado 2NE1 com mais shows teve menos gente que uma turnê do snsd only asia, gente?
Girls generation – PHANTASIA 13 shows – 147,992 attendance
2ne1 – New evolution global tour 16 shows – 146,000 attendance
não que seja justo comparar o 2ne1 com o grupo da nação, visto que a suposta concorrencia do 2ne1 não chegou nem na metade dos lucros do snsd em questão de turnê
como é bom ter demanda e fanbase pra vender o grupo, me pergunto onde estão as pessoas que escutavam as músicas do 2ne1, pq tipo assim, eram as maiores nos charts e não tinham a capacidade de vender 100k de fisicos num comeback? (O mamamoo vendeu mais que elas)
a relevancia do 2ne1 é tanta que o baymax de calcinha conhecido como park bom teve carreira de solista em 2011 e hoje não é ninguém, nem se escorando no grupo morto e fazendo feat com a dara ela conseguiu ser maior que a taeyeon
spring (2019) tendo menos ouvintes unicos que weekend (2021) e pra terminar de enterrar a taeyeon anunciou hoje 2 dias seguidos no kspo dome coisa que nenhuma do 2ne1 consegue encher hoje, não falarei dos ultimos lançamentos da park bom, cl e minzy pq chega a dar dó
e sobre essa lista, when i move 1 milhão de ouvintes unicos a menos que forever 1
nicole menor que dj hyo
sistar tem tanto hit e lutava pra encher um local com 15k de pessoas, coisa que a taeyeon vai fazer agora em junho com 15 anos de carreira
no final o bem sempre vence
kkkkkkkk sure grandma lets get you to bed
vou pra cama apenas quando a park bom deixar de ser a lady gaga do kpop, ultimo hit em carreira solo lá em 2011
e preciso avisar mais umas coisas
Taeyeon – INVU: 3,200,000 Ouvintes únicos
Nicole Jung – Mysteriou: 26,800 Ouvintes únicos
T-ARA – TIKI KAKA: 331,700 Ouvintes únicos
HYOLYN – (hit?) NO THANKS: 145,400 Ouvintes únicos
SUZY – (sem) CAPE: 212,200 Ouvintes únicos
TANK BOM – Flower: 975,300 Ouvintes únicos
(DETALHE PARA HYOLYN E JUJU BOM QUE PARTICIPARAM DE UM REALITY SHOW EM QUE A TAEYEON PARTICIPOU TAMBÉM, MAS DIFERENTE DELAS, COMO APRESENTADORA)
kkkkkkkk sure grandma let’s get you to bed
Kkkk oi é pra ler?
Muito bom kkkkkk Eu amo quem não deita pra essa mona patética que vive usando o SNSD pra ganhar clique nesse bloguinho…
No mais, parabéns para os demais ggs que garantiram um hit no digital naquele ano! Ao contrário do SNSD, todos esses precisavam hitar pra sobreviver na difícil indústria do K-pop, ainda mais não tendo uma fan base tão forte na Coreia (e ao que tudo indica, ainda não possuem, visto que praticamente todas desapareceram junto com os disbands dos grupos). Enquanto esses lutavam pra comer no fim do dia, o The Boys se tornava o álbum mais vendido no ano (470k+ só na Gaon, fora as vendas do Japão e outros lugares), superando até mesmo os boygroups da época. Algo inédito para um gg, sobretudo em um período no qual ggs não vendiam físicos.
Mas a moninha aí sabe disso tudo, essa deve ser uma das informações que ela precisa engolir a seco e é obrigada a dar o braço a torcer, pois sabe que não há como diminuir o SNSD quanto a esse aspecto. Assim como ela sabe que sempre que tocar no nome do grupo, os seus fiéis fãs irão aparecer para defendê-las das calúnias gratuitas, colocando os ressentidos em seus devidos lugares. Sones jamais irão abaixar a cabeça para coisas do tipo, principalmente quando a tentativa de diminuição é feita gratuitamente e com único propósito de chamar atenção.
Quem é relevante sempre continua no topo
Taeyeon – weekend 3,900,000 Ouvintes únicos
————————————–
PARK BOM FLOWER + MINZY TEAMO + CL LOVER LIKE ME + CL SPICY
1,693,800 Ouvintes únicos KkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
amo quando o dougie aclama as divas e expõe os fatos das 8 chacretes do lee soman!
Eu ia comentar algo, mas depois do texto do sone eu nem preciso dizer mais nada meu deus
Ele matou qualquer um que dúvida que o snsd é o número 1 de sua geração
Como é bom ser fã de mulheres com demanda
Mcs streams no melon jamais saberão oq é isso
Imagina se importar com The boys quando o próprio snsd lançou um dos maiores lacres da carreira que foi mr.taxi no mesmo ano? Verdadeiro smash das queridas em 2011
Esse post deu até aquela dorzinha no peito de nostalgia… assistir esses mvs de novo e lembrar de umas gatinhas que eram AS gatinhas em 2011 e hoje a maioria da galera nem conhece, como so-hee, hyosung e a mais iconica: jiyeon. É quase uma ofensa.
Quanto ao top em sim: concordo com tudo. Eu sou uma idosa do kpop, então quando penso em uma musica/mv que represente o que kpop é, é STEP que me vem na cabeça. Vibrante, colorido, chiclete e com figurinos horríveis.
Eu estou querendo patrocinar um post seu a um tempão, mas e a vergonha? kkk