A onda hallyu estar mais forte e característica do que nunca (Os grupos de K-pop estão vendendo mais seus lançamentos coreanos que os japoneses) vem me dando essa impressão de que não é mais necessário se adaptar ao trending no J-pop: Basta pegar uma música que poderia ser lançada na Coreia, traduzir para o japonês e está pronto o lançamento para o Japão. E é com essa intro que vou falar de “WAVE”, novo single japonês do IVE que teve o MV lançado hoje:
“WAVE” não é a primeira música original do IVE para o Japão, mas é a primeira a virar single do grupo por lá, promovendo o 1º EP do grupo em terras nipônicas que será lançado no dia 31. Mas poderia ser uma música marcando presença no primeiro álbum do grupo na Coreia, ou até mesmo sendo um pré-release para o I’VE IVE (Seria melhor que Kitsch). Não que algum dia os grupos de K-pop tentaram se adaptar as trendings dos grupos de J-pop (No máximo o KARA se esforçava mais nesse ponto e o TWICE lá nos singles dos primeiros álbuns japoneses), mas é curioso ouvir um lançamento japonês e pensar que funcionaria até melhor na Coreia (Tipo “Poppy” do STAYC que fez mais sucesso com a versão coreana na Coreia do que com a versão original no Japão).
ENFIM.
Sobre a música, eu gostei de “WAVE”. A música em si não traz nada de muito novo para o IVE (Me lembrou as músicas de rookie delas como ELEVEN e LOVE DIVE), mas esse pop/dance fácil de ouvir vem virando a marca registrada do grupo por render trabalhos bem feitos. Uma farofa simples conceitualmente mas com uma ótima execução, um batidão bem marcado que me dá vontade de cantar e dançar junto. Meu problema com essa música está em alguns vocais que pesaram a mão na edição (Geralmente é truque para disfarçar o japonês podre que as meninas podem ter, mas não consegui prestar atenção), mas nada muito ofensivo também. “WAVE” é uma faixa muito simpática.
Numa primeira ouvida eu estranhei algumas coisas que rolam em “WAVE”, mas depois me acostumei com essa música sendo um trabalho típico do IVE. Não será nenhum destaque na carreira do grupo nem tem potencial para desbancar as músicas mais memoráveis do grupo, mas acho que ninguém espera isso de um single japonês sendo feito por um grupo de K-pop atualmente. Como música, “WAVE” diverte como uma farofinha crocante com bons ganchos e um instrumental eficaz, sendo aquele pop redondo e bem executado que me entretém e não se tem do que reclamar.
Adorei. Música chicletinho…
A música japonesa metade em inglês :’)