XG lança “PUPPET SHOW”, pois estava faltando um derivado do NewJeans no EP do grupo

Depois de lançar todas as músicas como single nos últimos dois meses, finalmente chegou o dia que o XG lançou seu primeiro EP (E acredito que primeiro lançamento físico) “NEW DNA”, e para promover o lançamento do EP tivemos o lançamento da última faixa inédita desse trabalho, “PUPPET SHOW”. Nesse retorno o XG atirou para tudo quanto é lado com as músicas mas ainda não tinha aquela faixa com pegada experimental e fora da caixinha que o K-pop tentou emplacar com alguns grupos esse ano… Mas o XG sempre está dois passos a frente, e “PUPPET SHOW” preenche esse vazio:

Quando a música começa já dá pra ver que essa fruta é familiar. “Puppet Show” é um Jersey Club que poderia ser facilmente uma música do último EP do NewJeans com vocais mais lineares (O XG tem timbres bem mais distintos e, huh, “ousados” entre si). Com o sucesso do último comeback do NewJeans já dava para imaginar que girlgroups de menor escalão tentariam surfar nessa onda, e meio que faz parte da proposta do XG tentar mostrar que um grupo de adolescentes japonesas pode ser melhor que tudo que a indústria coreana se propõe a fazer, então a existência de “Puppet Show” se justifica bem. Não achei que o Max Matsuura fosse tão rápido em arranjar uma demo dessas para o XG, mas aqui estamos.

A música em si é boa. A Jimin ex-AOA delas ainda é uma questão para mim mas, no geral, é um grupo vocalmente interessante de ouvir especialmente em produções que exigem mais dessa, digamos, agilidade. Os versos são muito bons, fortes e intensos, vendem bem a coisa mais conceitual que o MV quer passar, eu acho. O refrão dá uma quebrada que não sei se foi boa, sendo uma coisa meio eletrônica experimental que ouviria das falecidas FEMM. O refrão sozinho é delicioso, mas tenho que me acostumar com ele dentro dessa música. “Puppet Show” não é uma coisa que funciona 100% comigo, mas é uma produção não tão óbvia que mostra a versatilidade do grupo e que alguém na avex chocante tem um bom dedo para escolher demos mais fora da casinha.

No geral eu gostei de “Puppet Show” e gostei do EP delas (Das faixas de verdade só GRL GVNG mesmo que vou passar para minha amiga do lado), mas o melhor delas esse ano segue sendo o single “Shooting Star / Left Right“, especialmente a segunda música que é um dos meus vícios do ano (Tanto a original quanto o remix com a Ciara e o Jackson). De qualquer forma esse foi um ano legal para o XG musicalmente falando, com muita música boa que me diverte e me faz acompanhar mais fielmente o grupo. No fim do dia, o XG acaba sendo um exemplo de como exportar um nome japonês para o mundo que o J-pop tem que anotar se quiser mesmo fazer essa guerra de soft power com o K-pop acontecer.

Hoje o marmitex dos funcionários da avex é por conta da Harvey

2 comentários sobre “XG lança “PUPPET SHOW”, pois estava faltando um derivado do NewJeans no EP do grupo

  1. vishe dougie não achei puppet show muito parecida com as coisas do newjeans não… o tom é bem mais… assertivo? do que as músicas do newjeans costumam ter, inclusive as músicas do nwjns não costumam ter bridge né, só outro. achei que o refrão de puppet show puxa a música pra baixo, pois o bass aceleradinho dos versos, principalmente do segundo, com a dobradinha cocona/maya (deviam fazer um xg tape só com elas duas, elas se complementam demais) tá pior que droga no meu last. achei que faltou um momento mais forte pra um pop mais redondinho assim porque elas têm como fazer.

    o mini achei bem bom, embora eu ache que grl gvng destoa DEMAIS do tom (e é um crime x-gene ser tão curta, seria facilmente a melhor faixa de fodona delas) e me deixa muito empolgada pra ver o que elas tem pra trazer, porque se elas competissem pra valer dentro do kpop seriam facilmente topo da geração….. sou muito fan delas!

Os comentários estão desativados.