O que aconteceu em 2023: Baixou o nível

O peru está descongelando, Mariah Carey está tomando paulada de uma velha nos Estados Unidos, a vinheta de fim de ano da Globo já foi desovada. É oficial: Dezembro chegou, e com ele vem as retrospectivas de fim de ano em diversas áreas. E como todo ano, aqui estou para fazer uma maravilhosa retrospectiva com eventos que movimentaram a comunidade, a indústria ou só a minha vida mesmo em 2023. Quantos posts desses eu aguentarei fazer até encher o saco e ir dormir? Provavelmente três, então aproveitem enquanto estou afim de reviver grandes momentos do pop asiático.

E para começar, algo que definitivamente abalou a minha bolha, as bolhas vizinhas e até usuários casuais que não sabem o contexto: A ascensão do meme “Baixou o nível”.

A origem do “Baixou o nível” é algo que não sei dizer o certo MAS a primeira vez que vi um desses foi na pandemia, e nem envolvia especificamente a Koda Kumi. Acredito que o primeiro “baixou o nível” surgiu, na verdade, com algum homossexual editando a capa do “Uncontrolled” da Namie Amuro e escrevendo “baixou o nível” para destacar a qualidade duvidosa do álbum…

kkkkkk pior que o álbum é bem qualquer coisa mesmo

…Daí, algum outro homossexual resolveu editar o mesmo gimmick nessa capa de “Come With Me”, single da Koda Kumi, por conta da qualidade horrenda de baixo orçamento que a capa é. Outros homossexuais foram diminuindo a resolução do meme a cada postagem, e história foi feita no twitter.

A original capa de “Come With Me”, que gerou o meme “baixou o nível”

O próprio “baixou o nível” não é um meme desse ano, mas em 2023 ele escalonou rápido. Primeiro, a bolha jpopper abraçou o meme e usava em cada trabalho de gosto duvidoso envolvendo J-divas, depois parte dos kpoppers tiveram contato (Sabendo ou não o que era uma Koda Kumi) e, quando eu me dei conta, o negócio estourou a bolha e até usuários que não fazem a menor ideia da existência de música pop japonesa estavam publicando e usando o meme para fins pessoais. Obviamente o meme não foi o evento que foi, por exemplo, o meme do teaser da Chuu do Loona que saiu da internet e foi parar nas universidades com maior concentração de kpopper desequilibrado ao redor do país, mas é um meme que pipoca quase todo dia por aí. Na minha bolha todo dia, na de vocês deve ser algo mais casual.

Apesar disso, eu nunca tive curiosidade de ouvir a tal “Come With Me” que gerou todo esse fervo. Nunca tive muito interesse em ouvir as músicas da Kumi antes do “Black Cherry”, então nunca dei um play nessa música. Hoje, resolvi mudar isso e ver se ela baixou mesmo o nível:

E é uma música ok. No vídeo Koda Kumi está apenas curtindo uma festa na praia, o que não é nada comparado ao que ela faria quando adotasse a putífera ideia ero kakkoi, enquanto a música é um agradável pop com referências mais disco que não passa muito disso. Por si só é uma música simpática mas, levando em conta que é o single sucessor do primeiro grande hit dela (As músicas tema de Final Fantasy X-II “Real Emotion / 1000 no Kotoba”), é definitivamente um downgrade. O Japão percebeu isso, e deu para esse single um singelo 14º lugar na Oricon com pouco mais de 40 mil cópias vendidas no total. Em termos de qualidade e apoio popular, ela realmente baixou o nível… E garantiu uma imagem que ficou na mente do jpopper médio esse ano.

“Baixou o nível” foi um negócio onipresente para mim e, quando penso em Koda Kumi hoje, esse meme vem na minha cabeça. Até por conta de “baixar o nível” ser uma frase que combina muito bem com a carreira da Kumi (No bom sentido), combina com ela, com a capa e com diferentes situações que um usuário do twitter pode enfrentar, além das diferentes variações que surgiram na bolha também serem legais. E olha só, eu fiz um post completo e bem maior do que o habitual para falar de uma simples imagem de baixa resolução, o que mostra ainda mais o impacto cultural na bolha jpopper que esse meme possui.

14 comentários sobre “O que aconteceu em 2023: Baixou o nível

  1. Esse meme é maravilhoso.

    Quanto à capa que gerou esse meme, quero acreditar que na época a avex ainda restringia o orçamento da Kumiko pra 10 reais, uma coxinha e uma passagem de busão. Não que a Kumiko com orçamento grande tenha sempre mostrado um bom gosto impressionante, mas essa capa é nível Ayumi Hamasaki de baranguice, com um toque Anitta de vulgaridade (OK que a Kumiko era mestra em vulgaridade antes do escândalo do líquido amniótico, mas não era uma vulgaridade genérica).

    O resultado foi essa capa que, de tão ruim, deu a volta e se tornou icônica (não pelos motivos que ela gostaria, claro).

  2. Também tem uma música dela que ela canta esquisito, ela tá com um vestido lindo, é uma música que parece uma música de banda de Rock, e a luz do quarto fica indo e voltando, uma diva, esqueci o nome dela

      • ESSA KKKKKKKKK essa música me deixa triste e com crise de riso ao mesmo tempo, eu ADORO

      • Entendi agora que ela é outra pessoa eu tinha entendido que era Last Minute da Koda Kumi, cuidado com a burra

      • As duas têm lá suas semelhanças, ambas gostando de lançar rocks pauleira, baladões sofridos e músicas dance no mesmo álbum, e ambas fazendo parte do mesmo selo no Japão, a avex.

        Mas a Ayumi Hamasaki é meio que a grande estrela pop do Japão, a artista que mais vendeu álbuns no país (embora hoje sofra pra passar dos quatro dígitos quando lança álbum novo, sendo frequentemente massacrada pela amiga e rival Hikaru Utada) e a mulher mais cafona do Japão (e possivelmente do mundo).

        Já a Koda Kumi hoje tá numa vibe mais segura (e disputando com a Ayu quem vende menos álbuns a cada novo lançamento), mas por um bom tempo o destaque dela era ser a cantora mais “apelativa”, deixando as piriguetes do pop ocidental no chinelo (tirando a Anitta, mas convenhamos que essa tá num outro nível de apelação), como pode ser visto em MVs como “Shake It” e “JUICY”:

      • Meu conhecimento em divas Jpop começa e termina na Namie Amuro, não gosto muito de Jpop, até as músicas, só escuto as do SNSD (porque literalmente todas as músicas são perfeitas), os álbuns japonês da Taeyeon nunca nem ouvi, até o This Christmas eu ouvi todo, aí eu vi essa música nas sugestões de Run, que eu JUREI que era uma música autoral da NingNing.

      • Caso você goste da Namie, tem boas chances de gostar de parte do repertório da Koda Kumi; várias músicas dela seguem a linha R&B que a Namie também seguia, como “Trust you”, “JUICY”, “taboo” e “candy”. Sem falar que ela de certa forma já fazia o mesmo sexy concept que rendeu a Safadíssima Trindade do K-pop (SISTAR, Girl’s Day e AOA).

        Recomendo também a Hikaru Utada, cujas músicas nos primeiros anos de carreira também eram marcadas pelo R&B (destaque pra “Movin’ On Without You”, “Wait & See” e “Can You Keep A Secret?”). Com o tempo a Utada foi mudando o estilo musical pra trabalhos mais introspectivos, com várias músicas que conseguem soar felizes e tristes ao mesmo tempo (vide a “recente” “One Last Kiss”). Lembrando que Utada além de tudo é meio que uma madrinha dos otakus, gravando músicas pra todos os filmes de Evangelion e games da franquia Kingdom Hearts.

        Vale destacar que, pra quem gosta das rivalidades no k-pop ou no pop dos EUA, o j-pop teve um embate ÉPICO quando as gravadoras da Utada (a artista com o álbum mais vendido da história do Japão) e da Ayumi Hamasaki (a artista com a discografia total mais vendida do Japão) decidiram lançar trabalhos das duas NA MESMA SEMANA, mais de uma década antes do embate entre “Roar” e “Applause” – e os dois álbuns em questão acabaram sendo os mais vendidos naquele ano e, se não me engano, até hoje estão entre os 10 mais vendidos da história do Japão (o da Ayumi inclusive é o mais vendido de toda a carreira dela).

      • Uma aula de divas jpop com Brave, em choque.

        Eu gosto das safadas mas acho tão estranho o Japão cantando, sempre me lembra algo de anime, e tem umas músicas que é uma gritaria só, a Namie por exemplo eu conheço uma música dela que nem dela é, é aquela música da Nokia “Always Here”, talvez eu tente ouvir e quem sabe eu goste delas né? Gosto de Last Minute e Run, nessa vibe tá ótimo.

Os comentários estão desativados.