Subiu o nível em 2024: aespa

Hoje eu já falei sobre como o aespa foi O grupo do ano, hitando todas as coisas que lançaram e estando na boca do povão sempre que possível. Mas será que foi merecido? O 2024 do aespa realmente foi melhor do que o 2023 do grupo e elas mereceram o sucesso por todas as músicas boas que lançaram? Eu já adianto que sim e que 2024 foi um ano muito mais excitante de acompanhar o aespa que 2023, mas adianto também que o 2024 do grupo não foi essa coisa imbatível em termos de qualidade:

Se tratando de singles, o 2023 do aespa no geral é bem bom. Eu sei que é meio opinião impopular preferir “Spicy” a “Drama” (Fonte: Todas as rookie que eu fui tocaram “Drama” com as bichas dançando e fervendo mas se tocaram “Spicy” duas vezes nas festas que fui foi muito) mas é, eu acho “Spicy” um hino delicioso de grande gostosa enquanto o refrão de “Drama” nunca colou comigo, sendo um daqueles trabalhos que eu consigo reconhecer que é bom mas eu não faria muita questão de defender ou ouvir de novo. Um single muito bom e um single que não cola comigo mas eu admito que é bom é um nível relativamente alto para um girlgroup de K-pop superar, mas 2024 mostrou que o aespa poderia ser melhor do que foi em 2023.

O que fez o aespa subir o nível em 2024 para mim são os dois singles que, para mim, são dois dos melhores K-pops do ano. “Supernova” é um lacre electropop e, caso o K-pop adote como uma tendência reviver os safadíssimos farofões eletrônicos do final dos anos anos 2000/início dos anos 2010 em 2025, a culpa será desse hino aqui. Eu AMO todo o english que “Supernova” tem, me lembra a época que o K-pop usava umas frases em inglês e onomatopeias que não fazem o MENOR sentido no início da década passada (Culpa da própria SM, alías) e ficou muito crocante aqui, além do instrumental babilônico e o processamento vocal incrível que, basicamente, é tudo que o (G)I-DLE tentou em “Super Lady”. As mais novinhas da fanbase talvez não ache “Supernova” tão relevante assim, mas quem viveu os auges de “XOXOTA FURACÃO” da BoA e “ME COMA SE VOCÊ QUISER” do TVXQ certamente VIVEU pelo que o aespa fez aqui.

“Whiplash” tem basicamente a mesma descrição, só que mais moderno e club classics em sua execução. Negar que o BRAT da Charli XCX deu uma moldada nos girlgroups mais cool que o K-pop tem é uma burrice e tenho certeza que teremos mais disso ano que vem (O IVE mesmo deve estar garimpando a melhor demo club house de patricinha para servir O club house que precisamos no K-pop em 2025) e, honestamente, QUE BOM que alguma coisa aconteceu para dar uma mexida no mar de post discos e easy listening que o K-pop estava vivendo ultimamente. O K-pop é muito mais divertido quando as produções mais maximalistas e exageradas em edição surgem para dar uma paulada visual e sonora no que os Estragos Unidos costumam hitar e o aespa fez um trabalho muito bom com “Whiplash”.

O grande problema do aespa esse ano é que o single mais esquecível delas é, justamente, o que deveria ser o mais memorável do grupo. “Armageddon” é o single principal do 1º full album do grupo e, teoricamente, deveria ser o single mais emblemático que o aespa lançou por ser O single que carregaria o álbum completo delas, mas a única coisa que consigo pensar é “Nossa, que single esquecível”. É uma música que tenta ser TÃO fiel ao hip hop mais descolado que a primeira geração do K-pop fez lá nos anos 90 que simplesmente esquece de ser descolado em 2024, e a música acaba sendo cansativa, sem nenhum gancho memorável e, no geral, muito chata. Não diria que é ruim (No geral, é uma música que cumpre o seu papel), mas está longe de ser aquele icônico single de full album que abala as minhas estruturas para o bem ou para o mal. Meio irrelelevante, no geral.

2024 foi o ano onde o aespa se lançou no Japão oficialmente com o single “Hot Mess” que, bem, é uma bagunça quente. Acho que “Hot Mess” é a grande tentativa de emplacar o grupo como a novidade mais hyperpop industrial do momento mas cai num nicho esquisito de música que tenta ser exagerada e pop ao mesmo tempo mas não é nem um nem outro. Mas, mesmo com essas duas últimas músicas do post não sendo as minhas favoritas, elas pelo menos TENTAM alguma coisa mais impactante e eu aprecio isso. O aespa foi o grupo que me fez reviver aqueles momentos mais exagerados, eletrônicos e super pop/hip hop que, pelo bem ou pelo mal, se esforçaram em ser memoráveis (E conseguiram).

No geral, os singles do aespa seguiram na contramão das tendências mais confortáveis de se escutar K-pop e, em 2024, isso foi muito bom. Tive “Supernova” e “Whiplash” que são dois singles que vou carregar para a minha vidinha como Kpopper de tão bons que são, e toda vez que dou o play eu penso “Uau, nem parece que são as mesmas cafonas de “Black Mamba” e “Next Level”. A melhor coisa que aconteceu na vida do aespa foi se livrar da nhaca incel que tudo aquilo de Kwangya e ode a naevis e passar a investir numas músicas de gostosona que não se importam muito com haters e sabem que são as mais quentes do momento. “Supernova” e “Whiplash” são duas músicas quentes e memoráveis do K-pop esse ano, e até mesmo os outros singels do aespa (Mesmo não sendo tão bons) se esforçam em fazer do grupo o mais memorável do ano.

Agora, temos que pontuar o quão meia boca estão os álbuns do aespa. Isso em si não influencia a minha avaliação se um grupo subiu ou baixou o nível em 2024 mas, nossa, os dois álbuns que o aespa lançou esse ano são extremamente meia boca. Não só isso, como não refletem em nada a imagem mais descolada, de gostosonas legais demais para VOCÊ que o grupo possui. Uns singles tão legais, homossexuais e divertidos que o grupo lança para a gente dar de cara com os álbuns mais sem graça que a SM já produziu… É broxante. A SM poderia ir mais fundo em todo esse conceito clubber que quer vingar no aespa para entregar o projeto mais safado e crocante que o K-pop já teve, mas parece que ninguém lá tem essa visão para fazer o aespa, de fato, ser o girlgroup mais homossexual do momento. Quem sabe ano que vem.

7 comentários sobre “Subiu o nível em 2024: aespa

  1. o bom do hit do aespa é que o kpop vai voltar a fazer musicas mais explosivas, não aguentava mais as variantes do nj… adeus a febre de easy listen vocais muito serenos vamo colocar as idols pra gritar e bater cabelo

  2. hoje em dia nenhuma title delas fica no repeat por mais de uma semana na minha playlist, acho que pra isso rolar as integrantes precisam ser mais imersas nas eras que elas lancam, tudo tem mt qualidade mas elas executam de foram super robotizada, stages cheios de lipsyinc e afins… acho que o aespa tem otimas musicas, mas tem mt a melhorar ainda

Os comentários estão desativados.