EXO-SC vai do lixo ao luxo com “1 Billion Views”

Eu tenho uma relação de amor e ódio pelo EXO. Amor por algumas músicas que estão entre as minhas favoritas de boygroups como “POWER”, “Tempo” (é, pois é) e “Lucky One”, e ódio pelos momentos em que a SM tenta experimentar demais em cima do grupo e, na maioria das vezes, dá muita bomba. A real é que o EXO é muito mais efetivo quando aposta em um som mais familiar para o grupo, e essa “1 Billion Views” do EXO-SC é a prova disso:

“1 Billion Views” é um single retrô esperto, com uma guitarrinha gostosa por toda a música e uma melodia disco mirando em ser mais moderninha, trazendo aquele espírito nostálgico e, ao mesmo tempo, soando como algo fresco. Não é uma música exatamente dançante, mas dá para balançar a cabeça e curtir o ritmo. Os vocais mais suaves combinaram muito bem com a melodia e a decisão de manter tudo mais linear, sem forçar notas mais agudas ou graves demais, foi um acerto dos grandes. Até o rap, que é o grande ponto fraco do EXO, está aceitável e combinando com a música (Sério, estou chocado com isso), e temos como resultado um grande acerto nessa linha smooth que a SM resolveu investir nessa sub-unit (Bem melhor que aquela tragédia de debut).

2 pontos que tenho que comentar sobre essa música tem muito a ver com o que eles poderiam ter explorado: O refrão e a participação da Moon. O refrão é “Viuuuuuuus” com o instrumental rodando, e acho que poderiam ter bolado uma letra de fato pois, do jeito que ficou, soa meio “vazio” (Mas antes isso do que um drop safadíssimo nada a ver, então tá valendo). E a participação da Moon dura 16 segundos de uma pequena bridge, e achei o vocal dela delicioso demais para durar tão pouco. A SM poderia ter explorado mais ela durante a música (Acho que misturando algumas linhas dela com o rap resultaria em algo muito legal) masok, já serviu para eu ter interesse em pesquisar mais sobre a gata.

No geral, “1 Billion Views” é grandiosa por não tentar inventar muito. Tudo nessa música é familiar e você pensa que não é a primeira nem a última vez que vai ouvir alguém lançando essa música na vida, mas o EXO-SC conseguiu dar sua identidade ao negócio todo e lançar algo muito acima da média. A SM devia focar em fazer o EXO ser o melhor nesses estilos mais explorados ao invés de ficar experimentamdo umas demos que mais atrapalham do que ajudam mas, como eu sei que isso não vai rolar, vamos só aproveitar que essa unit tem uma música boa para chamar de sua.


Hidden gem: Rodeo Station

Muita coisa nesse álbum já foi lançada antes do pacote completo, como “Telephone” e os solos, então tentei me focar em comentar só o que está preenchendo o álbum e ainda não foi promocional. No final isso não mudou muita coisa, já que a melhor música depois do single é mesmo “Rodeo Station”. Descrita como “Uma música de hip hop com uma guitarra simples e batidas casuais”, “Rodeo Station” é exatamente isso: Uma música para ouvir casualmente numa playlist chill. As aparições da guitarra são perfeitas e o refrão é uma delícia, com o pacote todo sendo uma experiência muito relaxante. Nada nesse álbum tenta vingar como a melhor música do ano, mas “Rodeo Station” tenta sutilmente me dizer que existe para quando eu não quiser fritar num farofão.

119 comentários em “EXO-SC vai do lixo ao luxo com “1 Billion Views”

  1. Eu nem ia comentar nada aqui, pq nem vi e nem verei esse clipe/música mas depois que vi que hitou por causa de exo-ls raivosas, vim só fazer um questionamento.

    Estranho, em pleno 2020 existir exo-ls raivosas.
    Tipo, BTS ainda da pra entender pq aquele fandom é composto por burguesinhas de 12 anos que só ficam em casa esperando a empregada fazer o café da tarde, enquanto elas dão stream pra música porca.
    Mas exo-ls?
    Pra mim ja era um fandom mais “velho”, me surpreende ver essas meninas que devem ser maior de idade se incomodando tanto assim ao invés de estarem preocupadas com emprego, tcc, organizar a casa, COVID-19 ou com o @ tóxico.
    Será que existem burguesinhas de 12 anos exo-l? mesmo com o grupo esfarelado do jeito que ta?

    Mistérios do mundinho kpopeiro

    Curtido por 3 pessoas

    1. Se até hoje o bando de desocupada tá mandando hate pra Taeyeon e pro Chen, só ficaram velhas por fora. Hoje é mais vergonhoso né, um bando de adultas fazendo barraco por opinião alheia, não dá pra perdoar mesmo.

      Curtido por 2 pessoas

    2. Coisa que eu não entendo e pra falar a real eu só to mais “ativa” no kpop por causa da quarenta e pq to desempregada, se fosse fandom de NCT ou qualquer um desses grupos ai pós 2015 eu entendia, mas o EXO que já teve seu auge já se consolidou e agora a SM pra tapar buraco enquanto nenhum dos grupos mais novos deles vingam lança units e solos a rodo pq essa é a movimentação natural da SM quando o grupo tá encaminhando pros últimos respiros… Sinceramente viu, eu só espero que o EXO tenha a inteligência de fazer uma label paralela que nem o superjunior ou virar acionistas que nem o TVXQ pq imagina a choradeira que vai ser se o grupo acabar em meio a hitus e limbos sem nenhum anúncio oficial de disband como acontece com os outros da SM?

      Curtido por 2 pessoas

  2. Puts, depois de 8 anos desde o debut do exo vemos que as Exo-ls continuam no mesmo nível das armycão e não amadureceram nada. Pior fandom raiz: exo-Ls
    Sinceramente achei as duas músicas um lixo

    Curtir

  3. Fiquei surpresa desse post ter bombado. Primeiro, porque você tá ELOGIANDO a música e aparenta mais gostar do que desgostar, no geral, dos lançamentos do grupo; segundo, eu jurava que as xoxóticas que ainda restam já fossem velhas demais pra causar em comentário de blog

    Curtido por 2 pessoas

  4. Eu fico passada pq o EXO já não é mais novo assim como grupo mas ainda tem um fandom cheio de adolescente que se doi com qualquer crítica relacionada ao grupo. Se fosse do fandom do NCT eu ainda relevava mas o EXO daqui há pouco já tem 10 anos nas costas, já se consolidaram no país de origem, um já se casando com filho, três já voltaram pro seu país de origem, já passaram por “escandalos” q todo grupo passa como namoros e saídas de integrantes, o exército um por um batendo na porta dos caras, e o único chinês que o povo jura que também tá no EXO já é maior que o próprio grupo na China e carreira solo e só as EXO-Ls não veem isso. Depois de 9 anos ouvindo kpop (e sim eu vi o EXO debutar, vi todas os teasers e notícias na época, acompanhei a fase debut deles em FÓRUNS coisa que nem existe mais, e odiava ter meu last.fm dividido EXO-K e EXO-M nos primeiros lançamentos que eram separados por unit) hoje conheço bem como funciona essa indústria e vocês queiram ou não, se doendo ou não, tem que aceitar a realidade dos fatos: Pode reparar que é o início do fim dos grupos quando a empresa começa a tocar em units e atividades solos, atuaçoes etc, coisa que já acontece no EXO e que eu vi com vários outros grupos inclusive da SM, daqui a pouco a renovação de contrato também vai bater na porta e vocês podem esperar por surpresas ai pq ou nem todos vão querer ou se renovarem mais três anos não renovam mais depois, e tem um outro porém: a SM não da disband em grupos, pode ter restado só um na empresa mas eles não disbandam entao tenham maturidade de enxergar quando o EXO chegar ao fim, pq não vai ter aviso prévio. Em resumo: acordem e caiam na real, qualquer coisa que o grupo favorito de vocês fazem NÃO é motivo pra aclamação coletiva, tenham senso crítico de saber diferenciar o que é um “gostei pq ficou bom” de um “gostei mas NÃO ficou bom mas como eu sou fã eu aceito” o que felizmente no caso desse post, é a primeira realidade.
    E pra finalizar pq sei que vão me chamar de Army: não, eu não sou army, nunca parei pra ouvi BTS e todos os grupos que eu realmente gostava já chegaram ao fim. E Dougie não desanime com o seu blog, continue postando a sua opinião independente de choradeira de fandom que inclusive acho ótimo, mais visitas ao blog.

    Curtido por 2 pessoas

  5. EXO-Ls extremamente lendárias, são oito anos de surtos ininterruptos e contando. Você quer @ genérico que só tem fandom porque o One Direction acabou?

    Curtir

  6. Socorro que ainda existe fã do EXO que chora por uma crítica? Olha que fui fã quase doente de certos grupos, mas passou de três anos de grupo já dá pra criar vergonha na cara e parar de defender cegamente né? Porque até a fanbase ultimamente tem que fazer um esforço pra engolir essa unit.

    Curtir

  7. Apesar de ser EXO-L, nada do EXO-SC conseguiu durar mais de uma semana na minha playlist, pq sempre achava tudo muito esquecível, porém essa música tem uma vibe tão gostosinha, que dá vontade de escutar mais vezes… E realmente, a voz da moça poderia durar mais na música, é muito boa e gostosa de ouvir!

    Continuo deixando meu cover aqui, na esperança de alguém ver hehe…

    Curtir

  8. AMEI SEU POST! Ouço kpop antes do EXO existir kkkk, e nunca gostei de fandom, confesso que ultimamente tenho deixado mto o kpop de lado, por ver tanta raiva junta. Assemelhando-se as torcidas organizadas de time de futebol. Mas confesso que achei seu post mto maduro, mto adulto e não deslumbrado ou lacrador! Parabens!!! AAh qto as musicas, gostei de Rodeo Station. qto ao EXO, gosto mto deles, acho o vocal lindo! Mas o exercito é um divisor pra qq grupo, então vamos esperar pra vê o que acontece com o grupo após todos servirem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s