O que (não) aconteceu em 2020: Dessert

Dezembro é aquele clássico mês no K-pop em que a pauta é escassa pois o pessoal lá está focado em vingar 420 premiações e 78 shows de fim de ano, e os blogueirinhos e youtubers acabam se virando nos 30 para achar alternativas e se esquivar de coisas menos interessantes da época. Uma dessas alternativas é fazer uma retrospectiva com os eventos que marcaram 2020, e realmente rolaram umas coisas muito legais que valem ser revividas. Então, sempre que eu achar interessante, vou dar uma passeada sobre grandes eventos que marcaram esse ano que, apesar de ser praticamente congelado pelo Covid-19, não fez a indústria parar em nenhum instante.

Mas, em alguns casos, a Coreia simplesmente não estava preparada para vingar algumas coisas, que acabaram flopando por lá mesmo sendo grandes destaques na nossa bolha kpopper. A sobremesa da HYO é um exemplo, pois nenhum coreano quis furar a dieta ou algo do tipo:

Hyoyeon é o pau pra toda obra da SM. Ela canta, dança, faz rap, é DJ, anima auditório, faz bolo de pote, te convence que o SNSD ainda existe e etc. Se a SM botar o cachê na conta da véia ela topa tudo, até mesmo lançar uma música de TikTok.

A SM tá consciente de que SNSD não é um grupo dos jovens, então estava na hora de misturar o Divine Five com os nomes do momento para lançar um farofão pronto para bombar nos aplicativos. E quem melhor que a Hyozão para cumprir esse papel? Ela foi lá, chamou a pau pra toda obra da Cube das novinhas (Soyeon) e um rapper alternativo para os hipsters alternativos do momento (Loopy) para vingar o farofão “Dessert”.

“Dessert” é claramente uma música de TikTok, pois tem tudo que uma música de TikTok costuma ter pra vingar: Uma letra bobinha, coreografia fácil e grudenta, batidão estouradíssimo e tudo mais. É uma coisa que você nota que foi feita para bombar entre os jovens por ser algo tosco , então precisava do empurrãozinho: Criar um challenge no app e empurrar geral para diferentes fãs fazerem o mesmo e viralizar na net. Isso foi feito, mas ao invés de chamar nomes populares do momento com a garotada, Hyoyeon chamou suas colegas de SNSD para divulgar o desafio…

… E eu realmente não entendi muito bem a tática. Quer dizer, aposto que foi divertido pra Hyoyeon botar suas amigas pra ir dançar sua música na marra, mas sei lá… Quantos sones usam TikTok? Claro que depois ela investiu em outras figuras mais populares hoje em dia para vingar a música na plataforma (Até Pororo dançou isso), mas acho que demorou demais para engrenar e, quando ela veio pra valer, a Coreia já estava ocupada viralizando Nunu Nana e Dumdi Dumdi pela plataforma.

Apesar disso, a música mandou bem fora da Coreia, com 37 milhões de visualizações no YouTube, 18 milhões de streams no Spotify e muitos vídeos no TikTok, foi uma música bem relevante para Hyozão em termos de números (Isso são os números da Taeyeon, mostrando que fora da Coreia ela vingou mesmo), mas sabemos que a SM queria bem mais do que um #166 no chart de downloads do Gaon. Óbvio que temos que levar em conta que a carreira da Hyozão não é exatamente mainstream, mas não dá pra negar que “Dessert” foi uma tentativa dela atingir um público maior do que o habitual.

Sobre a música, acho que é a melhor música da Hyoyeon justamente por não se levar tão a sério assim. A música é uma bobagem sobre ela merecer sobremesa pois trabalhou muito para ter seu dinheiro e pagar seu brigadeirão de panela, mas é tudo tão feito pela piada que não tem como levar a sério, e a música ganha pontos por isso. É uma música pra malhar glúteo, lavar louça, tomar banho e escorregar horrivelmente no chão, mas que você dança dando risada de si mesmo, e essas músicas são ótimas também. Eu espero que essa não seja a grande farofa da carreira de DJ/rapper/solista/boleira da Hyoyeon, mas é cada coisa que o TikTok coreano hitou esse ano, dava pra vingar essa sobremesa também.

Uma consideração sobre “O que (não) aconteceu em 2020: Dessert”

  1. Eu senti um pouco de pena dela. Gosto da Hyoyeon, mas sentia um pouco de vergonha alheia desses desafios dessa música dela_ dava a sensação de ser aquele tiozão que quer ser igual os jovens e no final das contas ele não sabe o que é meme direito? É quase isso_ e pra ser a cereja do bolo, alguns da sm tavam com a cara de que “aff tá bom”.

    Curtir

Os comentários estão desativados.