RECAP — Kingdom – Legendary War S01E10: Parabéns, Stray Kids

Na última quinta feira rolou a final do Kingdom, ou seja, finalmente estamos acabando com essa série de recaps do programa mais quente dos 0,4% de audiência que se dão o trabalho de assistir o programa. Infelizmente essa final durou TRÊS HORAS, e eu não vou gastar o meu tempo assistindo 3 horas de um programa que eu JÁ SEI o que vai acontecer. Então, para esse recap final, vou falar um pouco sobre a trajetória de cada grupo no programa, quem hitou, quem flopou e se as previsões que eu tinha feito para cada um foram certeiras ou não. Se você está preparado para os últimos comentários amargos e odiosos sobre o Kingdom, é só clicar no “Continuar Lendo” aí:

The Boyz – Kingdom Come

O que eu previ: Que eles eram o que mais tinham a ganhar no programa
O que conseguiram: A música do programa que mais fez sucesso… E só.

A grande vitória do The Boyz foi conseguir um #43 na Gaon com uma música do programa, sendo MUITO mais bem sucedidos que as faixas dos outros grupos e quase alcançando o peak deles no principal chart da Coreia:

BTOB ficou em #134, Stray Kids ficou em #163 (É a primeira vez que o grupo debuta na Gaon, aliás) e o resto não aparece no Top 200

De resto, acho que ninguém fora da fanbase deles se importou muito com o grupo (Ou só ligaram para o Juyeon que tinha sua popularidade desde antes do Kingdom). É um grupo esforçado, teve seus momentos de destaque (A apresentação do 1º round é realmente muito legal), mas só foi decolar quando já era tarde demais. Uma pena para eles, que passaram uns 3 meses se matando nesse programa e nem devem ganhar muito com isso.

Sobre a performance final… Eles já não tinham feito essa temática de gelo e fogo antes? Sei lá, tudo na performance me parece reciclagem de ideias e, embora eu não espere algo surpreendente nessas performances finais (Que não mudariam muita coisa a essa altura da competição), poderia ter algo que falasse “Nossa, uma novidade”. Mas eu perdoo eles pela música ser a melhor dessa série de músicas inéditas do Kingdom (E o grupo continua um grande tanto faz para mim no final).

Conclusão: Zero graus.

Meh (Michele Visage)

SF9 – Believer

O que eu previ: Que ninguém se importaria com o grupo
O que aconteceu: Ninguém se importou

Quando eu falei sobre o SF9 no Kingdom ser totalmente aleatório pelo grupo ser bem menos popular E ter menos fanbase que os outros, alguns de vocês comentaram que o grupo poderia ter entrado pela popularidade de alguns como atores e tal. Como eu não acompanho o mundinho K-dramas (E muito menos o mundinho “Idols de 3º escalão atuando em K-dramas) e não sabia dessa informação, eu pensei comigo mesmo “Isso realmente faz sentido… mas não acho que seja o suficiente”. E o programa acabou mostrando que não foi mesmo: Tentaram vingar como os gostosos do programa, tem umas performances legais no programa e, particularmente, nem acho o grupo tão esquecível assim na competição, mas eles não tiveram AQUELA apresentação ultra comentada na bolha e nem me fizeram feliz com uma performance esperta de “Summer Breeze”, então o grupo entrou café com leite e saiu café com leite.

Sobre a performance final eu passei um pouquinho de raiva com a iluminação que eu achei bizarra e deixava tudo turvo, mas de resto eu achei simples e bem feitinho. O SF9 foi um grupo que teve que se virar com 50 reais e duas alegorias na maior parte do show, então o truque era mais ou menos “Foquem em nós, somos gostosos, dançamos com o abs trincado” para ninguém prestar atenção que a apresentação em si não tem nada demais ou de lendária. Deu certo na maioria das vezes e dá certo agora, então acho que os 10 fãs do grupo vão ficar felizes por assistir uma boa apresentação (Mesmo com nenhuma tentativa de reinventar a roda aqui).

Conclusão: …Não deu, né.

flop.gif | Vevmo

iKON – At Ease

O que eu previ: Que eles lembrariam ao público que cantam “Love Scenario”
O que aconteceu: Eles lembraram ao público que cantam “Love Scenario” e “Rhythm Ta”

No fim do dia eu acho que o iKON escolheu o programa errado para se promover, pois as performances do grupo não parecem funcionar tanto em um programa como o Kingdom. A apresentação que mais deu certo na competição envolvendo o iKON foi quando o ATEEZ fez um cover de “Rhythm Ta” e conseguiu o primeiro lugar, mas eles mesmos acumularam uma série de derrotas e 5º lugares com performances que nem eram tão ruins (A de “Love Scenario” é maravilhosa, aliás). Pelo menos o programa ajudou a quebrar qualquer ódio gratuito que eu tinha deles e acho o Bobby um dos idols mais legais dentro do programa, mas não acho que a minha aclamação ajude a render dinheiro para o iKON ajudar a bancar os processos que a YG vem respondendo desde o escândalo da Burning Sun.

Sobre a performance final eu lutei MUITO para não fechar isso aqui no meio da performance pela música pavorosa, e eles são prisioneiros rebeldes contra o sistema opressor na apresentação. Ou seja, mais um dia comum na vida de um grupo da YG e não vou ficar me estendendo muito com eles não.

Conclusão: Larga esse povo e voa solo, Bobby.

Netizens discuss the most anticipated group members in 'Kingdom' | allkpop

BTOB – Finale (Show And Prove)

O que eu previ: Que eles fariam a fanbase dormir
O que aconteceu: Me mantiveram acordado, pelo menos

De todas as previsões que eu fiz do programa a do BTOB foi onde eu mais errei DE LONGE pois eles foram o grande grupo do Kingdom para mim, tanto nas performances (Ótimas na maior parte do tempo) quanto na participação em si, pois eles eram os únicos dispostos a entregar entretenimento de verdade com soft bullying e palhaçadas ao invés de fanservice barato. Eunkwang mostrou que tem a maior personalidade do Kingdom e está pronto para liderar uns 4 programas de variedades na Coreia, Changsub também não fica muito atrás e foi muito divertido no programa, e até o Minhyuk e o Peniel que não tiveram tanto destaque quanto os outros dois tiveram seus momentos. Só pelo fato de eu saber o nome dos 4 integrantes do programa já mostra o quão memorável o BTOB foi para mim, e espero que a Coreia pense o mesmo alimentando o grupo em futuros comebacks.

Sobre a performance final, a essa altura eu já entendi que ninguém se preocupou em fechar com chave de ouro na melhor performance de suas vidas, então acho que está tudo bem eles cantarem e andarem de branco por 5 minutos nessa live. No final foi isso que me fez ficar encantado com o grupo, então não tenho nada do que reclamar aqui (A não ser essa lente perturbadora do Peniel… ô, homem, nunca mais deixem fazer isso contigo).

Conclusão: #1 no meu coração.

Lady Gaga Age: Lady Gaga Amazing Show Stopping Gif

ATEEZ – The Real

O que eu previ: Que dependeriam da fanbase internacional para ter alguma chance no programa
O que aconteceu: A fanbase internacional estava afim de premiar outro grupo

O desempenho do ATEEZ nas primeiras rodadas foi muito bom: Ficou em primeiro lugar nas 2 primeiras rodadas pelos critérios resolvidos na transmissão (Avaliação dos especialistas e dos grupos) e venceu as 3 fases das units, conseguindo figurar entre o Top 3 em todos os resultados parciais. O problema para eles é que a fanbase queria premiar outro grupo, então eles acabaram flopando bastante nas votações populares do programa. Soma isso com o fiasco que foi o 3º round e aí qualquer chance que eles tinham foi por água abaixo. Eu simpatizaria mais com o grupo se as músicas não fossem tão ruins, mas eles tiveram performances bem legais para mim e eu comecei a simpatizar com o Jongho depois de ser metralhado toda semana no twitter, então pelo menos o nome de alguém nesse grupo eu sei (O que já é uma vitória para eles comigo).

Quanto a performance eu vou ficar devendo uma review pois eu me recuso a ouvir mais de 2 minutos dessa música, então é melhor não comentar nada e deixar por conta de quem tiver coragem do que ser amargo gratuitamente.

Conclusão: Aclamaram umas 5 performances do grupo no programa pra nada.

Infelizmente não fazem mais gifs legendados de memes, então vai o vídeo mesmo

Stray Kids – WOLFGANG

O que eu previ: Que eles eram os favoritos a ganhar o programa
O que aconteceu: Ganharam

Desde o dia que anunciaram os participantes do programa estava evidente que o Stray Kids ganharia a competição porque a fanbase deles, além de ser a maior em níveis globais, é muito organizada com esse negócio de votação do público (O fato deles ganharem TODAS as categorias que envolviam votação global e visualizações nesse programa são a prova disso). Eles nem precisavam ganhar as outras categorias, mas conseguiram resultados consistentes e as vantagens necessárias (Ganharam 1000 pontos bônus e as performances das units) para se manter no topo. E graças ao programa o grupo conseguiu seu 1º debut na Gaon Digital, então eles já estão no lucro:

Imaginando aqui o fã chorando por finalmente não precisar botar um traço na lista de singles do grupo na wikipedia

Foi merecido? Particularmente, eu preferiria o BTOB ganhando por serem os melhores do programa para mim e o Stray Kids no geral não tem uma performance que eu curti pra valer (Muito por conta das músicas que bicha pfvr…) mas sei lá, nenhum outro grupo me conquistou com as apresentações e o BTOB conseguiu se vender bem como grupo de variety show, então tanto faz também.

Sobre a performance final: …Meh. Eu fiquei com a impressão de que tudo que aconteceu nessa apresentação outros grupos (E até o próprio Stray Kids) já tinham feito no programa antes, e até o sample de Mozart parecia algo previsível pois o Kingdom fez um monte de compositores clássicos se revirarem do além pelo tanto de sinfonias que usaram como base para remixes nesse programa. A música não faz muito por mim, a performance não fez muito por mim, o Stray Kids não fez muito para mim… Mas eles ganharam, né?! É o que importa no fim do dia.

Conclusão: Parabéns aos favoritos dos fãs.


E finalmente acabou. Obrigado a todos que acompanharam essa série de recaps do blog e se divertiram com os posts e comentários mais descompensados da net. Foi muito e tempo perdido com esse show mas chegamos até o fim, então tá valendo. Se você acha que eu fiz um trabalho do caralho cobrindo essa bagunça e acha que mereço uma gorjetinha para continuar cobrindo mais programas de gosto duvidoso da MNET (Girls Planet 999 tá vindo aí, galera), deixe uma doação para o blogueiro:

PIX: dougielogic@gmail.com
Picpay: @dougie.logic

E claro, siga o blog no twitter para acompanhar novos posts e ajudar no engajamento também, por que não?! @popasiaticojpg.

7 comentários em “RECAP — Kingdom – Legendary War S01E10: Parabéns, Stray Kids”

  1. SF9
    The Boyz
    ATEEZ lembraram o Block B e trouxeram uma cafonagem maravilhosa que adorei.
    iKON – At Ease Cadela do Bobby, sempre vai ter “o grupo do idol tal”.
    Btob Só gostei da parte que o Eunkwang canta, foi mau Dougie
    Stray Kids achei a musica uma bagunça tinha uns pedaços que gostei, mas não sou açougueiro que aceita trabalhar em partes.

    Curtir

  2. Como fã de really show aprendi que tem o campeão moral: aquele que ganha sem ter ganhado, pro Dougie foi o BTOB, pra mim o SF9 e The Boyz que o programa fez questão de me lembrar de ir atrás da discografia deles.
    Algumas obs: não consigo pronunciar o nome do SF9 e deve ter mais gente por isso que não decolaram, o Sunwoo do The Boyz é um diamante bruto que acompanharei, finalmente entendi que o The Boyz não é a versão masculina / nem tem ligação alguma com a z-girls que a versão masc é z-boys e o Changsub se tremando toda no final da performance do Attez foi tudo pra mim: é assim que se dança essas musicas bate panela?

    Curtir

  3. Amei tua cobertura e teus comentários e também por você ter visto o quanto o BTOB é um dos poucos grupos que valeram a pena assistir nisso. Eu falei antes do programa começar com uma colega, que tanto no quesito variedade e vocal eles iriam ser bons, e deu no que deu. ❤
    E confesso que Ikon tem um pouquinho do meu respeito, e tambem o Bobby, sei lá…não irei entrar no fandom, mas quebro a barreira do preconceito que tinha antes. Acrescento o The Boyz nesse bolo, não é algo que irei virar fã, mas simpatizei minimamente.

    Os coitados do SF9 pra mim não aproveitaram em nada, uma pena porque sempre torço por flopados, mas acho que é como tu disse, a galera já começou a assistir esse programa no intuito de entregar esse prêmio pro Stray Kids_ as fãs internacionais_ e de assistirem que eram conhecidos da galera de casa. Quem não era conhecido não mudou, quem era também não.

    PS. Agora entendo quando diziam que o Stray Kids não era conhecido ou famoso na Coreia. Todas as músicas nem figuraram nos charts_ e a ironia que os manos estavam em todas as apresentações e participações de finais de ano_ e só agora conseguiriam, pra eles é uma pequena vitória né. Só tô tentando entender até agora como o povo cismou com eles. Só tô imaginando o Hyunjin lá da toca dele vendo o grupo levar o prêmio e ter perdido a exposição e ter conseguido agarrar os merchan ou algum papel em dorama, já que a jype vinha trabalhando direto no visual dele e no fim melou tudo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s