Do pior ao melhor: Ranqueando os singles do APRIL

No último dia 26 de janeiro a DSP anunciou o disband do April, sendo o primeiro disband de um grupo que alguém na fanbase se importa em 2022 (Elas tinham que ser primeiro em algo né). Então é hora de relembrar a carreira dessas meninas, que tiveram alguns altos e muitos baixos mas sempre mantendo a consistência de penarem para aparecer no Top 200 da Gaon. É a hora de ranquear os melhores e piores singles do April, revisitando a carreira de um dos grupos menos memoráveis do K-pop:

Tier D — Ruim/Horrível

Muah!

Me identifico com o vídeo porque eu também já fui uma jovem colegial e já me humilhei por amar um branco feio na vida, mas todo o resto… Que musiquinha ruim né. Ela tenta corrigir alguns erros do debut e criar um pop mais vibrante e animado, mas o negócio é tão genérico que facilmente fica uma chatice. É uma música sem identidade, se toca no aleatório eu não faço a mínima ideia de qual nugu canta isso, os vocais são doces mas não marcam ninguém também. Sabe quando a gente critica uma música que se perde fácil na multidão de músicas iguais e esquecíveis? Pois então, “Muah!” faz parte dessa multidão.

Snowman

É claro que o April teria um single de natal/inverno no catálogo, e é claro que essa música seria uma chatice. A DSP não sabia muito bem o que fazer com o April então tentou emplacar esses singles aegyo que deram certo com Fin K.L e KARA mas esqueceu que o April debutou numa época onde milhares de girlgroups surgiram tentando acontecer na fofura, e o April conseguia a façanha de ser o girlgroup mais chato de todos. “Snowman” é uma faixa fofinha, mas uma faixa que não leva nada a lugar nenhum e, no fim. ninguém se importa (Com muita razão).

Tier C — Mais ou menos

Dream Candy

Já achei esse daqui um dos piores debuts do K-pop (E provavelmente é mesmo), mas hoje em dia envelheceu bem e nem considero “Dream Candy” ruim. Também não chego a ponto de achar a música boa, pois isso aqui é só um aegyo sem inspiração que todo girlgroup aegyo lançava (E melhor, na maioria das vezes), então deixar “Dream Candy” nesse posto é o ideal. Dou créditos para o refrão que é bom e memorável, mas todo o resto o resto da música é tão qualquer coisa sem inspiração que até tira o brilho do que salva essa faixa. No final do dia é só mais um debut esquecível como tantos outros debuts esquecíveis por aí.

Tinkerbell

Mais um single fofinho e doce, pois a essa altura o April já girava em círculos e parecia lançar o mesmo aegyo de novo e de novo. Porém, eu simpatizo com o conceito de fadinhas da Coreia e acho que o instrumental funciona melhor do que o que elas vinham lançando até aqui. Mas mais uma vez, genérico demais até para elas mesmas, então é só mais um single mediano que ninguém nem sabe quem canta. Era difícil ser fã do April nessa época pois a DSP fazia questão de pegar as demos mais fracas do aegyo concept e jogar no colo da Naeun.

Take My Hand

Mais uma tentativa de vingar o April como o GFRIEND da DSP mas, diferente de “April Story” (Que aparecerá mais para frente no post), não tem magia nenhuma nessa música. A intro disco/synth até promete alguma coisa, mas elas abrem a boca para cantar e eu já sinto minha alma indo embora por saber que vem aí mais uma fofura genérica com vocais inespecíficos por aí, com uma tentativa de amadurecimento evidente pela sonoridade mais dramática mas aí elas voltam a bancar as colegiais apaixonadas por boy e, tipo, que droga a DSP estava tentando com o April? A essa altura o April precisava de singles marcantes e memoráveis para vingar pelo menos como nugu injustiçado na fanbase, mas músicas como “Take My Hand” não ajudava o grupo nem nisso.

Oh-e-Oh

“Oh-e-Oh” era só uma album track do EP de “Oh! My Mistake” mas por alguma razão a DSP promoveu isso daqui como single no Japão porque, bem, elas tinham que lançar algum single no Japão. Não sabia da existência desse single e vou ficar bem quando esquecer que essa música existe no momento que eu publicar esse post, mas não achei ofensivo a ponto de entrar no Tier de singles ruins do grupo, então dá para botar nesse limbo de singles esquecíveis do grupo no Tier C mesmo.

Tier B — Bom

April Story

Compreensível “April Story” ser um dos menores flops do April uma vez que, finalmente, as coisas deram certo aqui. A DSP combinou a energia de um single da primeira geração com a atmosfera dramática e guitarrinhas dos melhores singles aegyo do GFRIEND e, somado a vocais mais melódicos e emocionantes, criaram um bom resultado. “April Story” nada mais é do que uma versão bootleg de “Rough” do GFRIEND, mas já estava melhor do que as versões genéricas de girlgroup nugu que vende 12 cópias na pracinha de Seul que o April estava soltando em cada lançamento.

The Blue Bird

A força de “The Blue Bird” está na delicadeza. Finalmente a DSP arranjou um tom legal para essas meninas cantarem essas músicas de performance mais dramática e teatral, e você realmente sente a emoção das meninas cantando lindamente sobre o passarinho azul. A música em si acho bem qualquer coisa, mas aquele bem qualquer coisa bem feito que pelo menos me faz lembrar que é o April que canta isso. É uma música lindinha e com personalidade, vende melhor o amadurecimento do April e dá aquele vontade de ouvir até o final, sendo tudo que um single precisa para ser bom.

Now Or Never

O single de verão do April, pois que girlgroup existe sem lançar um single de verão né?! “Now Or Never” parece mais uma música de comercial para vender uma Pepsi enquanto as meninas tomam um refri bem geladinho e refrescante na praia do que um single de comeback, mas é uma boa faixa de verão. Me sinto bronzeada, com calor e refrescada ouvindo essa música, tem uma atmosfera vibrante e leve que me deixa feliz ouvindo, e até esse refrão questionável eu acho bem legal também. “Now Or Never” me deixa feliz ouvindo, e isso já basta para eu achar um single do April bom.

Tier A — Ótimo

Mayday

Levaram uns bons 2 anos mas “Mayday” foi o primeiro momento em que o April conseguiu um single divertido para chamar de seu. O instrumental de videogame é adorável e diferente do modo em que o April estava operando, o grupo adotou uma vibe mais cômica e isso elevou a música, que parece não se levar a sério como algo adorável e tenta apenas fazer o ouvinte se sentir feliz e animado para dançar essa música. Como resultado, “Mayday” é uma faixa leve, divertida, adorável e contagiante, sendo fácil o melhor single do grupo depois dos singles que vão aparecer no Tier S e vocês sabem quais são.

Tier S — Perfeito

Oh! My Mistake

E chegamos nela, a música que é amada por 10 entre cada 10 kpoppers que conhecem essa música (Um número relevante levando em conta que 14 pessoas se deram o trabalho de ouvir), a música que marcou toda uma geração de nugu promoters e é considerada por muitos uma das músicas mais injustiçadas do K-pop. “Oh! My Mistake” é um dos melhores synthpops oitentistas dessa onda recente de synthpops oitentistas do K-pop, o pecado delas serem bonitas encantou todos que ouviram e o April morre sabendo que alimentou gays com essa aqui. Elas foram fofas, joviais, descoladas e serviram um hino delicioso e refrescante.

Lalalilala

Desde o início o April era projetado para ser um novo KARA (Ainda mais que o April já surgiu na época em que o KARA já estava definhando), então por que raios a DSP levou uns bons 5 anos para dar uma demo icônica do KARA produzido por Sweetune para o April lançar está alem da minha compreensão (Talvez estivessem guardando o melhor para quando a Naeun virasse a it girl de 2 dias que salvaria o April do flop). Mas “Lalalilala” está aqui para nos lembrar que KARA foi um dos melhores grupos da 2ª geração e que o April tinha tudo para despontar com uma grande discografia de grandes gostosas que servem farofas melodramáticas e emocionantes no K-pop, pois essa música é icônica em vários níveis.

8 comentários sobre “Do pior ao melhor: Ranqueando os singles do APRIL

  1. Morreram com duas músicas excelentes no catálogo e mais um monte de bomba/coisa inespecífica, já é mais do que podemos dizer de um monte de boybands.

  2. April Story deu maior fua por falarem na época que estavam copiando, mas só consegui perceber que foi aí que a DSP abriu a carteira pra fazer algo descente.
    Justo quando estavam começando a bombar mataram o grupo. Eu fico mais triste porque tava iludida da DSP da as demos do Kara pra elas né. Mas fazer o que.

  3. “Tinkerbell” é sofrível. PORÉM, foi a música em que o April teve sua integrante mais memorável, a Sawori.

    Pena (pro grupo, claro) que ela foi chutada do April depois desse single. Fada esperta que saiu antes dos escândalos, não se queimou e ainda lançou um single solo (péssimo, mas o que vale é a intenção).

      • Né?

        Uma pena que não rolou dueto dela com a Daewang do PinkFantasy (quando a Daewang ainda usava a máscara inteira de Donnie Darko, em vez da que só cobre a região próxima dos olhos dela e deixa o resto do rosto descoberto)…

  4. Como uma das únicas fineapples que existe no mundo eu sinto na obrigação de dizer que todas são hits SIM, minhas meninas morreram mas morreram entregando uma discografia de milhões

Os comentários estão desativados.