Lado B: GWSN – Tweaks ~ Heavy cloud but no rain

Todo artista tem aquela música que não ganha a devida promoção, fica meio escondida como album track ou b-side e acaba desperdiçando o potencial de uma música icônica que é fácil um dos auges da carreira. E o Lado B nasceu para comentar essas grandes músicas que o artista não fez questão de divulgar mas que eu ouvi e acho que merecem muita atenção.

E como hoje foi um dia nublado e sem chuva por aqui, é o dia perfeito para falar de uma das melhores músicas da história do K-pop, de um grupo que só uma dúzia de pessoas ouviu falar:

GWSN é um dos grupos mais injustiçados dessa geração, pois o catálogo das meninas é muito forte, consistente e conceitualmente impressionante. Apostando muito no Deep House que transformou atos como “4 Walls” do f(x) em clássicos da bolha, o GWSN fez do gênero uma assinatura do grupo que entrega música boa atrás de música boa. O grupo se destacava por ser uma alternativa nugu ao girlcrush que ainda domina o K-pop, com uma atmosfera mais fantasiosa e sofisticada que transformava o GWSN em um grupo extremamente agradável de ouvir a qualquer momento. 

No 4º mini-álbum do grupo “The Keys”, o GWSN apostou em uma farofa mais povão para tentar sair do status de nugu, mas o deep house ainda esteve presente em “Tweaks ~ Heavy cloud but no rain”. Em “Tweaks”, a ideia é o GWSN criar uma música, digamos, “nublada”: Não é exatamente aquela farofa leve dançante nem um batidão pesado e escuro, mas uma faixa que equilibra muito bem a elegância de uma faixa house com a força de uma faixa pop. Vocalmente as meninas seguem a mesma linha, criando uma harmonia única e totalmente atmosférica. Não são vocais muito fortes, mas são classudos e bonitos de se ouvir, extremamente inteligentes para uma faixa que possui uma linearidade e não tem mudanças muito bruscas de ritmo. 

O resultado é uma faixa incrível. “Tweaks” é uma música classuda e impactante na medida certa, sendo o tipo de faixa que tocaria em um desfile de moda importante onde as modelos mais aclamadas do mundo como Kylie Jenner desfilariam e exibiriam toda sua imponência. Foi pensando nisso que criei um dos meus vídeos favoritos no twitter: 

“Tweaks” é uma faixa hipnótica. Desde o primeiro sintetizador você sente aquela energia sedutora te conduzindo ao nirvana, te encantando em cada batida e em cada vocal, e que cria o seu próprio universo aconchegante e arrebatador. “Tweaks” é uma faixa extremamente suave com a sutileza sendo o ponto principal em cada mudança de versos para refrão, e tudo é tão bem executado que a música é memorável do início ao fim, não tendo um momento em que a música deixe a peteca cair. Simplesmente perfeita. 

Se o mundo fosse justo, o GWSN seria um dos maiores grupos da atualidade por sua discografia impecável. E se elas tivessem mais orçamento, com certeza já teriam lançado um dos melhores full albums da história do K-pop, pois os produtores por trás do grupo são muito espertos e trazem um ar único dentro de uma indústria tão concorrida. “Tweaks ~ Heavy cloud but no rain” não é só a minha faixa favorita do grupo como uma das melhores músicas já feitas no K-pop, e qualquer grupo mais popular lançando essa música seria aclamado por absolutamente toda a fanbase.