Review retrô: Quando o SNSD alimentou o fetiche de gays em motoristas de Uber com “Mr. Taxi”

A carreira japonesa do SNSD, apesar de ser bem, Bem, BEM, BEEEEEEEM melhor que a coreana, é muito menos comentada. Existem algumas explicações para isso, como o J-pop em si não ser tão comentado quanto o K-pop ou o fato da discografia japonesa do grupo não estar no Spotify, e esse blogueiro sabe que tem muita coisa que o SNSD fez no Japão que merece destaque. Quer dizer, não MUUITA coisa pois o grupo só lançou 3 álbuns por lá antes da mídia japonesa e da Jessica Jung minarem qualquer resquício de popularidade do grupo, mas tem umas pérolas lá que merecem tanta atenção quanto as grandes músicas que o SNSD lançou na Coreia. Uma delas é “Mr. Taxi”:

Acredito que muitos kpoppers foram introduzidos ao J-pop por conta dessa música, pois na época que eu vivi esse lançamento o SNSD era O grande nome do K-pop na fanbase. Tipo, o Japão já tinha nomes coreanos se aventurando e fazendo sucesso por lá como BoA, TVXQ e KARA, mas nada deles dentro da fanbase BR fazia tanto barulho quanto o que o SNSD fazia lá em 2009~2011, e elas transformavam qualquer coisa em um evento. E quando elas anunciaram seu 1º single original no Japão, muito adolescente da época descobriu que fazem pop em japonês e poderiam fingir que são legais ouvindo J-pop falando “Claro, ouço muito SNSD”. Muita gente até hoje só ouve J-pop se for cantado por artistas coreanos, e “Mr. Taxi” é um dos grandes hits desse nicho.

“Mr. Taxi” faz parte do 3º single japonês do SNSD, um Double A-side que também conta com a versão japonesa de “Run Devil Run”. Também é a 1ª música original do SNSD no Japão, que antes só tinha lançado versões japonesas de seus hits coreanos. A música tinha muita expectativa pois os japoneses já aclamavam horrores o SNSD que era O grande fenômeno da Ásia, e o resultado foi um grande hit: 2º lugar na Oricon com um acumulado de 175 mil cópias físicas, garantindo a “Mr. Taxi / Run Devil Run” o 46º single mais popular da Oricon em 2011. No digital, a música conseguiu certificados de dupla platina por mais de 500 mil downloads da música completa no celular e em ringtones, além de outra platina por downloads em PC. Por que o Japão fazia tanta separação de números digitais? Não faço a mínima ideia, mas são números e certificados altamente relevantes ESPECIALMENTE para um girlgroup. “Mr. Taxi” é um dos grandes sucessos do J-pop na década passada, e o SNSD se consolidava como um grande nome do J-pop, ajudando também no grande sucesso do 1º álbum japonês do grupo por lá.

Como música, “Mr. Taxi” é bem legal. “Mr. Taxi” surfa muito bem na onda do eletropop que todo mundo fazia na época, meio futurista, com sintetizadores intensos e um autotune exagerado para o SNSD mas que casava muito bem com a música. Descrevendo assim, “Mr. Taxi” é a música que mais aproximava o SNSD do 2NE1, pois o batidão eletrônico e as vozes mais robóticas basicamente fizeram uma carreira para o grupo da YG e esse instrumental poderia muito bem ser de uma música do 2NE1 também. Claro que a música teria outro mood de minas fodonas ao invés desse estilo “Girl Next Door” que consolidou o SNSD como O girlgroup da Ásia, mas o ponto que quero levantar com essa comparação é que “Mr. Taxi” era algo bem diferente do que o SNSD costumava lançar mas que, ao mesmo tempo, tem a marca do grupo.

É interessante ver como “Mr. Taxi” foi uma música popular não só no Japão como dentro da fanbase de K-pop e na própria Coreia (Tanto que ganhou uma versão coreana que foi a faixa principal do relançamento do “The Boys”), pois a gente vê que ela é meio subestimada como um grande hit. Claro que não é nada comparado ao fenômeno de “Gee”, mas “Mr. Taxi” é um dos grandes sucessos do SNSD e parece que, por ser japonesa, acaba não sendo tão comentada até pelos próprios fãs como “Genie”, “Oh!”, “Into The New World” e etc. E até em qualidade, “Mr. Taxi” é uma grande música que tem muita ousadia por parte do SNSD, e é um eletropop que envelheceu como vinho e até hoje é agradável tanto para uma playlist de revival como para tocar no meio das novinhas hoje em dia. “Mr. Taxi” é uma música gigante que moldou o caráter de uma geração de jovens homossexuais que tem como fetiche mamar motorista de uber hoje em dia, e temos que enaltecer isso mais vezes.

10 comentários sobre “Review retrô: Quando o SNSD alimentou o fetiche de gays em motoristas de Uber com “Mr. Taxi”

  1. percebi agora que eu tinha uma falsa memória de que Mr Táxi fosse um title coreano

  2. É um crime não ter a discografia japonesa no Spotify, o THE BEST só do um gostinho do que podíamos ouvir diariamente.

  3. Pra ouvir jpop você tem que gostar muito e estar disposto a garimpar, nada vem fácil! Eu amo Mr. Taxi (não ao nível de Run devil run, claro) e adoreeei essa postagem <3

  4. É incrível como SNSD se dedicava a sua carreira no Japão, tanto que sua discografia por lá consegue ser realmente bem melhor que a coreana.
    Hoje em dia os grupos lançam cada bomba no Japão.

  5. Um dos grandes singles japonês pra mim delas, e só agora percebi lendo que não vejo quase ninguém aclamando isso (não no antigo grupo que fazia parte e em outros posts onde mamam a discografia delas)
    Meu Deus, foi bem na época que comecei a mexer na Internet sem ser um jegue e ouvia sempre que possível. Tenho a mesma sensação que ouvia a primeira vez: que a música é ótima e se cai na minha playlist, vou ouvir de novo tentando fazer o coreografia <3

Os comentários estão desativados.