LE SSERAFIM anuncia o “hiatus que mais parece expulsão” da Kim Garam

Os últimos dias foram muito intensos na vida de Kim Garam, que já era comentada desde o pré-debut devido ao seu passado mais polêmico no ensino médio mas, nos últimos dias, vem enfrentando o mais novo escândalo de bullying na Coreia com muitas exposições, depoimentos, a Hybe tentando proteger a recém-debutada e etc. Nas mais recentes atualizações o escritório de advocacia Daeryun relatou que o documento que listava o nome de Kim Garam é verídico, e a alegada vítima de Garam tentou suicídio após receber diversos ataques online expondo o caso, e isso pareceu ser o limite para a Source Music, que cancelou as atividades de sexta do LE SSERAFIM e anunciou que Garam vai entrar em hiato e o grupo vai continuar promovendo com 5 integrantes:

Bullying é um problema pesado na Coreia e a enxurrada de denúncias que rolaram no ano passado foi uma prova de que a situação é realmente crítica. Nesse caso, o pessoal começou defendendo a Garam e tomando partido a favor da integrante do LE SSERAFIM mas, com as recentes notícias, a fanbase acabou soltando a mão e querer a Garam fora do grupo para não prejudicar a carreira das outras meninas.

A Source Music soltou uma nota junto ao anúncio do hiatus dando sua versão sobre o caso, basicamente falando que as informações estão distorcidas e que a Garam na verdade é a vítima de bullying:

Mas pelo que estou vendo na internet não é todo mundo que vem comprando essa história. Tudo deve ficar mais claro quando esse documento for revelado por completo e detalhar melhor o por quê da Garam estar no documento do Comitê de Violência Escolar, mas por enquanto as provas estão contra a Garam e a HYBE/Source Music só tem as próprias declarações para defender a guria.

Quanto ao hiato, é compreensível e inevitável que isso acontecesse pois o escândalo escalou muito rápido e ganhou grandes proporções, especialmente pelo LE SSERAFIM ser um debut tão aguardado e estar fazendo um bom barulho na Coreia. Atualmente todos os olhos estão nelas, e um escândalo de bullying certamente afeta negativamente todo esse hype que o grupo construiu. Manter o LE SSERAFIM promovendo não parece ser a decisão mais inteligente, uma vez que as outras meninas devem ser bombardeadas de perguntas sobre esse escândalo, mas vamos ver se a HYBE/Source consegue pelo menos tratar o assunto de forma mais discreta com as envolvidas. De qualquer forma esse escândalo ficou grande demais para uma novata conseguir superar, e parece que é muito difícil a Garam voltar para o grupo em algum momento.

20 comentários sobre “LE SSERAFIM anuncia o “hiatus que mais parece expulsão” da Kim Garam

  1. e isso pq falaram que esse era o grupo que ia enterrar o ive e acabou que fearless não fez e nem vai fazer metade doq eleven fez nos charts
    as que prestam daquele grupo xexelento chamado iz*one sempre foi yena e wonyoung mesmo e no final foram as que se deram bem, sakura pode se contentar virando streamer

  2. O hiato parece ser a melhor solução nesse caso, mesmo. Manter a Garam na ativa poderia passar a imagem de que a Source Music não se importa com bullying, e expulsar ela do grupo e da agência seria precipitado caso as alegações contra ela sejam desmentidas algum tempo depois.

    O ideal seria que o público agisse da mesma forma e evitasse condenar qualquer um dos lados antes que as autoridades concluam a investigação desse caso. Há muitos casos comprovados de bullying cometido por idols no k-pop, mas também há muitos casos de reputações destruídas por acusações falsas (vide os casos do T-ARA e do AOA – este último aconteceu há pouco tempo, então ainda deveria servir como um alerta sobre o risco de se precipitar no julgamento).

  3. Eu até o momento tentei me manter na neutralidade, afinal eu vejo essas acusações bullying algo muito complexo de tomar algum partido. É muito relativo, que pode depender muito das experiências, visões e ações de muitas pessoas. Por isso que é tão difícil de se provar culpado ou vítima, e só através de muitas evidências chega próximo de alguma conclusão. Eu não acredito que tudo seja a ferro e fogo, e em uma opinião geral, particularmente não vejo muito sentido nesses mesmos escândalos que acontecem toda semana. Parece que é tudo muito fora de proporção ao meu ver, ainda mais nesse caso com a idade dos envolvidos quando isso aconteceu. De certa forma apesar de entender que as pessoas buscam justiça, não me parece que é bem isso que elas querem, e sim ver a pessoa se foder ao máximo. Sei lá não entra na minha cabeça.

    Porém chegou em um nível de repercussão que não existe mais volta, não existe nada que possa superar a repercussão negativa que foi criada. Ainda mais quando vejo comentários muito baixos pela internet, desejando a morte e coisas extremamente pesadas com a menina. O que for que aconteça, espero que seja uma decisão justa e correta conforme o andamento do caso.

    • Até agora procurando nesse comentário essa neutralidade que você alegou, acho que está mais do que claro onde está sua opinião nesse caso.

    • Eu concordo com você em uma parte, sobre a proporção ou como as pessoas se precipitam sobre tudo, antes de ser comprovado. Agora, sobre a idade dos envolvidos, eu acho a pessoa tbm tinha por volta da idade dela, e por conta disso, as marcas dela, caso tenha realmente ocorrido o bulying devem ser bem grandes, já que qndo ocorre na infância os traumas são bem permanentes. Então, para mim a independente da idade da pessoa deve haver algum tipo de punição. Eu tive amigos que sofreram bullying e eles fazem terapia mesmo após cinco anos depois, e quem paga são os pais, e tbm tive amigos que criaram grandes monstros com a aparência e desenvolveram problemas piores, (anorexia, bulimia), e uma que fez o pai pagar uma cirurgia plástica, de tanto que foi zoada pelo nariz grande. Ou seja, para mim, ser impune pela idade, não é justo.

      • Também tive uma amiga que com 12/13 anos passou por uma cirurgia plástica no nariz,.por culpa de bullying. E amigos que tiraram a própria vida

      • Foi mal pessoal, acredito que eu tenha pecado no uso das palavras e no meu ponto de vista. Talvez eu tenha ficado um pouco irritada com a repercussão desse assunto kkkkkkjkkk

  4. Espero para ver o que vai acontecer. É engraçado que a Sakura é tão blindada na coreia que seus escândalos de bullying no Japão nunca foram escancarados.

  5. Acho engraçado ver essa galera alegando neutralidade e se desdobrando em argumentação que prova o contrário, já to meio velha pra essa fanbase de hj, mas nem na minha época de fã mais louca conseguia entender essa cegueira das pessoas em defender gente que não conhece, entendo total torcer pra que a pessoa seja inocente (assim como na vida as vezes torcemos pra termos entendido errado a situação assim a pessoa que a gente gosta não vai parecer uma pessoa de merda) mas o pessoal fala “fulano JAMAIS faria isso” e etc sendo que você não sabe, você não conhece nem quem é próximo de você, fica quieto e espera a situação se desenrolar, melhor do que ir na internet morrer por gente com quem você nunca trocou duas palavras, me assusta de verdade essa imaculação que as pessoas fazem como se fosse possível essa realidade onde numa indústria tão grande quanto o k-pop todo mundo é legal e gente fina, não é assim na vida e acho que um dia com maturidade essa galera descobre isso.

    • Concordo que defender a Garam tomando como certeza que ela não cometeu o bullying é uma postura errada, e que ser idol não é atestado nenhum de bons antecedentes – as pessoas esquecem que idols são pessoas como qualquer outra, e também podem cometer erros e podem ser boas pessoas ou más pessoas.

      Mas da mesma forma, condenar ela tomando como certeza que ela cometeu o bullying também é errado. Novamente, temos o caso do AOA pra ilustrar isso: quando a Mina veio a público falar que tinha sido vítima de bullying da Jimin e dizer que já tinha tentado se suicidar por isso, TODO MUNDO acreditou na história dela (incluindo a nossa querida blogosfera – e sim, incluindo este que vos escreve), a ponto da Jimin ter tido que se aposentar da carreira de idol e sido escorraçada pela opinião pública. Um ano depois (e várias contradições da narrativa da Mina percebidas aqui e ali por algumas pessoas), tivemos um dossiê da Dispatch expondo que a história do bullying e da relação entre as duas era BEM DIFERENTE do que a Mina tinha contado… só que o estrago na carreira (e talvez na vida) da Jimin já foi feito, e agora não tem como reparar isso.

      Por isso que eu repito: o certo agora não é nem defender, nem condenar a Garam ou a menina que fez a acusação; o certo é ESPERAR e deixar as autoridades competentes (sejam elas quem forem) investigarem o assunto – e se uma das duas partes tiver que ser condenada (ou se as duas forem), deixar que as autoridades façam isso como deve ser feito, sem linchamento público.

      (deixando claro aqui que eu não tenho qualquer apego pela Garam ou pelo Le Sserafim; só não quero ver o mesmo erro que já aconteceu no caso do AOA, do T-ARA e de tantos outros casos se repetir, caso ela seja inocente na história, mesmo que no momento as evidências sugiram que não é)

      • qual foi a de você vir aqui e escrever dnv oq vc já tinha falado ali em cima? que desespero todo é esse de mostrar seu ponto de vista? a pessoa comentou bem depois de você obviamente ela já tinha lido seu comentário

    • Caramba que confusão. Confesso que não gostei tanto do debut desse grupo e não sigo nada e lia as notinhas, daí sai ontem e voltei a noite e tava lá na minha timeline dessa fofoca toda, eita.

  6. marketing ruim também é marketing e numa concorrencia tao bizarra como é no kpop, quem não é visto, nao é lembrado.
    >> eu << acredito que isso seja um grande plano da hybe pra manter esse grupo em alta, expulsando ou nao essa garota assim como eles tem potencial de ir buscar uma bailarina la na casa do caramba no japão não é possível que nao tenham um histórico escolar dessa garota pra nao saberem o histórico bizarro dela.
    de qualquer forma, as pessoas tendem a amar uma underdog history, um grupo que se ferrou no inicio pra atingir seu estrelato, e é o que acontecerá com elas, o tempo vai passar, elas tem 7 anos pela frente pra limpar a imagem do grupo, o que definitivamente vai acontecer.

    • amor, isso de ficar com imagem em alta por causa de escandalos e lucrar com isso é coisa do brasil
      na coreia onde album dos grupos valem menos de 15 dolares, o verdadeiro lucro de um grupo vem de turnês e contratos com marcas, e quem que vai querer ter a sua marca vinculada com uma valentona?
      creio eu tbm que se a hybe quisesse só vendas fisicas ela teria debutado outro boygroup que teria vendido o dobro doq elas venderam, acho que não pegaram duas ex izone pra não serem gigantescas tanto em CF quanto em vendas fisicas, principalmente a sakura que apesar de sem talento vai conseguir carregar o grupo no japão, isso se o grupo for pra frente ainda

      • como se a hybe ou qqr empresa coreana atualmente nao focasse atualmente só no fandom internacional… as proprias integrantes no knowing brothers disseram que tem como objetivo estar nos charts da billboard ou ganhando premios no grammy. golden disk awards, mama, seoul music awards who? nem os coreanos ligam pra kpop lá nao atoa um cantor de trot tá dando paulada em vários nos charts essa ultima semana e eles só dão notoriedade lá atualmente quando faz sucesso por aqui. o mercado mudou, nao estamos mais na segunda geração do kpop.

        • ”e eles só dão notoriedade lá atualmente quando faz sucesso por aqui”
          se isso fosse verdade mesmo o itzy já teria mais doq um hit na carreira, e elas só vão pro limbo a cada comeback, ainda mais depois daquela acusação de bullying da lia
          outros grupos como kard, everglow, dreamcatcher, stray kids, ateez, esses 5 tem fama internacional consideravel e mesmo assim não sabem oq é um top50 no melon, stray kids principalmente que é de big3 e é million seller e mesmo assim conseguer dar out de todos os charts coreanos existentes, old que a hybe tá tentando fazer um grupo global igual o bts
          mas antes de tudo a hybe é uma empresa coreana, só acho que seria bom elas começarem a fazer sucesso de verdade na coreia tal como o ive tá conseguindo

          • Exato. Se sucesso internacional fosse prioridade pros grupos de k-pop, o Loona (que já teve música batendo recorde do BlackPink no chart de rádios da Billboard e colocou todos os álbuns em posições altas no chart de World Music da Billboard, além de colecionar #1 no iTunes pelo mundo) não estaria enfiado no Queendom 2 vendo se finalmente conseguirá chamar atenção do público sul-coreano e salvar a agência da falência…

  7. O que eu acho mais engraçado nessa história é a hipocrisia dos kpopers na internet aqui do Brasil.
    É incrível que qualquer coisa que aconteça, desde as mais simples até as mais pesadas o pessoal sempre usa o termo “acredito na vítima, até que se prove o contrário”.
    Mas quando o assunto acerta idols, no qual esse pessoal vangloria (e tratam tudo que vem da Coreia como se fosse o novíssimo testamento) já partem pro “a Garam não fez nada, a outra lá só quer acabar com a carreira da menina” e etc.
    É inacreditável o filtro que as pessoas usam, de que quando alguém que eles gostam aparenta ser o errado da história, todos os panos são usados.

    Sobre o caso em si, pelas provas que saíram, aparentemente a Garam é errada mesmo, e sim, ela merece sair do grupo.
    Ai surge a kpoper super militante no twitter: “ah mas lá eles tratam isso de forma muito pesada, é só bullying, eu mesmo sofri quando tava na escola e hj to de boa”
    Primeiro.
    O caso dela é recente, ja que faz pouco tempo que ela saiu da escola, não foi a 10 anos atrás em que a pessoa pode ter mudado.
    Segundo, depende muito do tipo de bullying né, não tem como comparar essas coisas quando não se sabe o qual pesado pode ter sido comparado a brincadeiras de escola.
    E por último, toda ação tem uma reação.
    Se ela realmente fez isso, vai colher isso de volta de alguma forma na vida dela e provavelmente o pagamento chegou mais rápido do que esperava.

Os comentários estão desativados.