E se eu estivesse viva #3: 2NE1, f(x), Jewelry

Uma das coisas que o kpopper ama é especular o futuro de grupos que já estão mortos, seja para continuar chutando cachorro morto, ter aquela nostalgia dos seus tempos de adolescente ou até mesmo se divertir criando teorias da conspiração sobre como suas faves flopadas seriam se não fossem tão flopadas assim. Mas hoje vamos falar de grupos que fizeram muito sucesso em vida e tiveram seus auges com hits que embalam festinhas de K-pop para kpoppers mais velhos de guerra até hoje. Mas e se estivessem vivas, seguiriam lançando músicas e fazendo sucesso? É isso que vamos especular falando sobre 2NE1, f(x) e Jewelry.

2NE1

O que foi: 2NE1 foi um grupo que debutou em 2009 pela YG Entertainment. Já no debut o grupo emplacou os hits “I Don’t Care” e “Fire”, sendo o início de um dos maiores grupos da 2ª geração do K-pop. Emplacando hits atrás de hits ao longo dos anos com álbuns muito trabalhados (Metade da discografia do grupo é single, basicamente), podemos dizer que o 2NE1 foi o primeiro grande nome a levantar a onda hallyu para fora da Ásia, por suas farofas eletropop cheias de atitude e girlpower alcançarem homossexuais que não costumam ouvir o K-pop 101. O principal desses hits que furaram (Um pouco) a bolha da época foi “I Am The Best”, que não chega a ser o maior sucesso delas dentro da Coreia mas é fácil uma das músicas mais populares da 2ª geração do K-pop no mundo.

O grupo estava caminhando muito bem até 2014, quando o escândalo da Bom com um medicamento com substância ilegal na Coreia ganhou proporções enormes no país (Na época Bom era uma das integrantes de girlgroup mais populares do K-pop) e o grupo passou por um hiatus forçado, com Park Bom sumindo da mídia e as outras se virando com as migalhas que a YG deu. Em 2017 a YG anunciou o fim do grupo com o último single “Goodbye”, e desde então o grupo vive de reuniões que a YG pode ou não ficar sabendo, como a do Coachella em 2022.

E se estivessem vivas? Se estivessem em atividade dentro da YG eu acho que seria muito difícil o grupo promover sem a Bom continuar sendo chutada por metade da população coreana, então o 2NE1 viveria que nem o SNSD com foco em carreiras solo e ocasionais reuniões que nem acontece hoje em dia, mas com o guarda-chuva da YG dando um hype a mais para cada reunião e lançamento solo (Isso quando eles tivessem boa vontade de lançar solo para alguma das gatas né). A outra alternativa (E mais coerente para o 2NE1 seguir lançando coisas como grupo) seria as meninas levarem a marca 2NE1 junto com elas quando saíssem da YG, como alguns rumores indicaram um tempo atrás. Não acho que ajudaria na frequência de lançamentos, mas ajudaria muito na questão de possibilitar reuniões como a que rolou no Coachella. Um single ou álbum especial também seria possível, mas promover regularmente como grupo seria complicado em qualquer situação.

f(x)

O que foi: f(x) foi um grupo da SM que debutou em 2009 com “La Cha Ta”, e surgia no K-pop como um contraponto do SNSD, que começava a sua caminhada como um dos grupos mais importantes do K-pop. Se o SNSD alimentava uma imagem de girl next door que todo coreano queria ter como vizinha, o f(x) vinha com uma imagem mais questionável extravagante de irmãs mais novas mais molecas e que estavam afim de brincar de girlgroup pop. O auge do grupo veio em 2011 com o sucesso absoluto de “Pinnochio” e “Hot Summer”, e foi se estendendo nos anos seguintes e fazendo o grupo ser a principal referência da SM Entertainment em termos de digitais.

Conforme os anos foram passando o f(x) teve seu amadurecimento de som e imagem através de conceitos mais “alternativos” e experimentais, rendendo alguns dos álbuns mais aclamados pela fanbase na 2ª geração. Porém, depois de 2015, o f(x) passou a ser deixado de lado para a SM investir em nomes mais novos/nomes já consolidados da gravadora. Em 2019 o f(x) fez sua última live no SMTown Live In Tokyo e o grupo está inativo desde então.

Se estivessem vivas? Olha, essas só estariam vivas no papel mesmo. Com a Victoria não tendo interesse em fazer carreira na Coreia (Aquele álbum na China que nem ela se importou muito em promover deve ter rendido mais pra ela do que todos esses anos de f(x)) e a Krystal não se interessando em ser artista, o máximo que a SM tentaria se esforçar era fazer a unit Amber+Luna acontecer, e casualmente lançar singles solo para essas duas. Tenho para mim que parte do hiatus do f(x) também se deve ao desinteresse de algumas integrantes em continuar com o grupo, então o f(x) ficaria em um eterno hiatus (Que nem hoje em dia, mais ou menos). Acredito que pelo menos a Luna teria uma carreira solo se a SM fizesse questão, mas não tem mais o que fazer com o f(x) mesmo.

Jewelry

O que foi: Jewelry foi um grupo da Star Empire Entertainment em 2001, sendo um grupo bem popular da primeira geração que mais ou menos é da segunda geração também (Mais ou menos como o Apink e o (G)I-DLE que surgiram entre as transições de geração). O grupo foi ficando popular durante os anos mas só foi para as cabeças com o single “Superstar”, lançado em 2005. As mudanças de formação não abalaram o grupo com a popularidade de Park Jung Ah e Seo In Young passando pelo auge na época, e o Jewelry lançaria em 2008 um dos grandes singles dos anos 2000 no K-pop com “One More Time”. Com projetos bem sucedidos entre 2005 e 2009, Jewelry foi um dos nomes mais populares do K-pop na 2ª metade dos anos 2000.

Com Seo In Young e Park Jung Ah saindo do grupo no final de 2009 e a última mudança de formação, o Jewelry não foi capaz de manter o sucesso e teve singles com desempenhos mais modestos nos charts. 1 a 1 as últimas integrantes não renovaram seus contratos até a Star Empire oficializar o disband do grupo em 2015 (O último single delas foi em 2013 com “Hot & Cold”), mas um girlgroup se manter durante 14 anos é desafiador até os dias de hoje, e a Star Empire tem créditos por manter um grupo por tanto tempo.

E se estivessem vivas? O Jewelry foi meio que o blueprint do 9MUSES com as constantes mudanças forçadas de formação, e mesmo que as meninas da última formação continuassem com o grupo, em algum momento elas decidiriam sair da Star Empire e em 2022 o Jewelry teria uma formação totalmente diferente, provavelmente com 4 novinhas que carregariam o fardo de serem sombras da icônica formação de “One More Time” (Tanto que o Jewelry se reuniu algumas vezes com as integrantes desse smash hit para alguns programas na Coreia)

2 comentários sobre “E se eu estivesse viva #3: 2NE1, f(x), Jewelry

  1. E pensando no f(x) eu percebi que as únicas as integrantes que ainda queriam manter em grupo e seguir carreira nisso foi a Amber e Luna, e as duas justamente foram as mais flopadas, a Amber foi ~cancelada~ inclusive né. A Victoria e Krystal e até mesmo Sulli não estavam tão afim disso (basta ver as promoções de 4 walls, e aquele show lá da smtown onde a Victoria nem foi e a Krystal virou meme por estar com zero vontades)

    • A Amber foi cancelada? Sério? Qual foi o motivo?

      Achava que a única integrante do f(x) que o público tinha cancelado tinha sido a Sulli (e só por ela mostrar um pouco de personalidade nas redes sociais dela).

Os comentários estão desativados.