Estou aqui, fazendo meu belíssimo almoço com arroz, feijão, uma saladinha e batatas, quando apareceu um tweet da nugu promoter abalou a minha playlist de girlgroups nugu: Em uma live no instagram, o produtor Swin Lee declarou que a The Wave Music, empresa responsável pelo GWSN, está “morta e enterrada”, só existindo no papel:
Em tese a gravadora ainda existe com seu CNPJ ativo e tal mas, na prática, a The Wave Music não existe para qualquer operação e pode se considerar encerrada. Podemos dizer o mesmo do GWSN, que em teoria ainda existe pois nenhum anúncio de disband foi feito mas, na prática, sabemos que “Like It Hot” foi o último suspiro do grupo (Já naquela época a gravadora estava mal das pernas e o GWSN lutava por suas vidas ali).
Independente do GWSN ainda ou não existir, uma pena que elas não tenham emplacado no mainstream do K-pop pois é um dos grupos que eu queria muito que desse certo. A discografia do grupo é muito acima da média, e se olharmos para o K-pop hoje até os grupos populares estão penando para lançar músicas tão boas quanto as que o grupo gravou dentro de uma garagem. O GWSN era um grupo refinadíssimo e com um conceito visual expressivo, os responsáveis pelo grupo escolhiam as melhores demos house a dedo para mostrar toda a potência do grupo e “Tweaks ~ heavy cloud but no rain” segue como uma das melhores músicas da história do K-pop, elas mereciam ter uma chance de brilhar.
Uma pena, as músicas são boas, mas quando elas demoraram pra retornar já ligou o alerta: sempre que vejo um grupo demorando pra ter um novo comeback e diminuírem, ou vão na força de vontade ou cantam pra subir.
Será que é o caso do Everglow?? Elas demoram muito tempo pra ter comeback comparado com grupos da mesma época de debut, e não se sabe nada sobre elas se você não estiver por dentro do fandom acho…
Se Everglow voltar, acredito que vai ser sem a menina chinesa, parece que ela tá até lançando solos lá na China e tá cancelada na Coréia.
Tava até esquecendo do Everglow! Vixi…elas também tão nesse “hiatus” e teve a polêmica com a menina chinesa e parece que estão dando solos pra ela lá.
Essas são as Cosmic Girls? Eu SEMPRE faço confusão
Não, a sigla das Cosmic Girls é WJSN, e o grupo vai bem, obrigado (apesar da Exy já ter voltado à vida de reality shows pra manter a imagem do WJSN ativa enquanto as outras integrantes aguardam o próximo comeback).
As GWSN foram lançadas no malfadado ano de 2018, onde o (G)I-DLE foi o único girlgroup novo que vingou; os outros vivem em diferentes estados de flop (LOONA, Fromis_9, Nature, etc.).
Nunca tinha reparado que o Idle foi o único grupo de 2018 que deu certo de fato kkkkkk isso me lembra a baixa dos girlgroups em 2011-2013. Fora o AOA e o EXID que hitaram depois, o único grupo dessa época que deu certo foi o Apink (e ainda nem tenho certeza se elas fizeram sucesso logo de cara ou apanharam um pouquinho que nem os outros dois).
Até onde eu sei, o Apink começou a fazer sucesso consideravelmente antes do AOA e EXID, e o sucesso delas foi bem grande a ponto delas terem meio que liderado o movimento aegyo naquela época.
(o que é triste, porque havia girlgroups com músicas aegyo bem legais, e o público deu a fama justo pro grupo onde 80% dos singles aegyo eram horríveis… felizmente elas melhoraram MUITO quando largaram o aegyo e foram pro lado “farofa chique” da Força)
É uma pena. Ao contrário de tantos outros grupos (femininos E masculinos) na ativa, o GWSN tinha uma identidade sonora e visual muito bem definida e que destacava elas em meio à concorrência.
Tomara que outra agência dê continuidade ao GWSN, porque elas são ótimas. E acho muito legal elas terem uma integrante que usa visuais mais andróginos, dando continuidade ao legado da Amber (a Jeongyeon do TWICE fez isso por um tempo, mas já faz tempo que ela abandonou esse conceito).
Não sabia que elas tavam com o pé na cova, fico triste por elas e, se soubesse, teria entrado pro fandom logo de cara. Bem que estranhei a demora para um novo comeback. :/ Nunca fui uma stan do GWSN, mas escuto elas vez ou outra e de fato elas têm umas das melhores discografias da 4th gen (e se bobear, do kpop em geral).
Como Groo, eu me senti extremamente triste ao ver a declaração do produtor (esqueci o nome).
Eu só espero que elas possam continuar sendo felizes fazendo o que gostam. E se for possível, pois que fundem uma empresa pequena só pra elas e tentem um financiamento coletivo pro comeback, com certeza vou tirar do meu bolso pra apoiar minhas princesas.