Acho que já falei isso antes no blog, mas os reponsáveis da Jo Yuri deviam se preocupar em fazer da ex-IZ*ONE um nome forte na fanbase pois, a essa altura, nem os fãs do IZ*ONE estão lembrando da bicha. Kwon Eunbi segue sendo a madrinha das gays, IVE e LE SSERAFIM estão se jogando para as cabeças para liderar a nova geração de girlgroups, e mesmo com Yena e Chaeyeon vindo com lançamentos não fortes, ainda assim conseguem ser comentadas e chamaram atenção esse ano. Mas a Yuri… Bem, ela simplesmente passa batido com os singles que lança, e “Loveable” não é exceção:
Eu até entendo que a ideia é promover a Yuri como vocalista diferente de todas as outras ex-IZ*ONE que estão empenhadas em servir performance, mirando nos gays mais Santa Cecília e Faria Lima da vida que gostam de uma MPB e da discografia da IU. Eu acho válido, a classe média hipster homossexual também tem que ser representada com suas músicas, mas tem que saber fazer disso algo interessante. “Loveable” falha nisso. O pop mais cadenciado com a guitarrinha conduzindo os versos e o refrão melódico e sing along é uma coisa simpática mas que já saiu muito nos últimos anos, então tem que ter algum atrativo a mais para fazer músicas como “Loveable” serem menos dispensáveis. Esse atrativo não existe, e a Yuri fica mais uma vez de escanteio.
“Loveable” é a faixa mais vocal dos singles da Yuri até aqui, o que não seria um problema se o resultado final não fosse tão inexpressivo. “Loveable” não é ruim, só não é um single: É uma b-side fofinha que dentro de um EP não me ofende e eu deixo tocar em certas ocasiões, mas no fim do dia não tem muito o que comentar. O problema dos singles da Yuri no geral é que eles não dão aquela vontade de fofocar sobre o quão bom ou ruim as músicas são, e acabam se perdendo no meio da multidão a ponto de ninguém se importar ou marcar na agenda quando é o próximo lançamento dela (Esse single mesmo saiu na segunda e só lembrei dele HOJE), e “Loveable” é o tipo de pop mais vibing e contemporânea que você provavelmente já ouviu antes e vai ouvir de novo. Não como single, provavelmente, mas para encher linguiça em um álbum é perfeita.
“Love Shhh” e “Glassy” pelo menos começaram simpáticas antes de cair no esquecimento, mas “Loveable” é uma música que de cara já me dá vontade de ouvir outra coisa (E essa outra coisa, ultimamente, vem sendo trabalhos de ex-colegas do IZ*ONE). Mas, até aqui, tenho total consciência que as músicas não são ruins, só não batem comigo mesmo. “Loveable” é o mais fraco dos singles da Yuri até aqui e, numa comparação inevitável, faz a Yuri parecer ainda mais esquecível perto do que as outras ex-IZ*ONE vem fazendo, mas até ela tem seu público e espero que esteja dando certo com ele.