O que (não) aconteceu em 2022: O disband do Loona

2022 para o Loona foi bem estranho. Poderia ser um estranho bom, com elas inesperadamente arranjando um smash hit que bancou todas as contas e elas viraram as it girls do momento, mas foi um estranho ruim com o grupo tendo seu nome mais envolvido em tablóides e fofocas do que em charts. E a notícia mais recente do grupo foi a JTBC compartilhando que 9 integrantes do grupo entraram com um processo contra a BBC para terminar seus contratos:

Essa notícia foi a cereja do bolo de catástrofes que rolaram com o Loona em 2022, que também contou com os diferentes processos da BBC e da Chuu (Que culminou na saída da Chuu do grupo), a derrota para o Cosmic Girls no Queendom 2 que os orbits ainda sentem no coração e o Round 6 idol que foi a turnê mundial do grupo, onde só subia no palco para o próximo show quem sobrevivesse ao show anterior. O grupo até trabalhou musicalmente lançando um EP na Coreia e um single no Japão, mas a administração foi tão caótica que ofuscou os trabalhos do grupo (E os singles não foram lá OS grandes singles do Loona também).

Quem conheceu o Loona desde o pré-debut não imaginava esse estado que o Loona chegou em 2022. De um grupo com diversos trabalhos solo, cada integrante criando seu hype e lançamentos planejados e organizados, o Loona virou um girlgroup nugu deluxe, com uma fanbase maior e que faz mais barulho que um girlgroup nugu tradicional, mas com o mesmo desastre administrativo e organização de centavos. Quem que vem a público falar que expulsou a única integrante relevante do grupo e justifica com um comportamento que facilmente seria desmentido? E ainda desencadearia um efeito dominó, onde quase todas as integrantes entrariam com processo para encerrar contrato? Em um ano a BBC simplesmente afundou o Loona, e poucos são os que tem alguma esperança em ver a marca Loona se reerguer. Deu tudo tão errado que parece um milagre a BBC não ter anunciado o disband do grupo esse ano.

Em 2023, o Loona está mais incerto do que nunca. A integrante mais popular não faz mais parte do grupo, as outras integrantes claramente não estão mais afim de continuar com a BBC, e a BBC não parece abrir mão da marca do Loona. É como ver uma bomba-relógio prestes a explodir, uma instabilidade preocupante onde todo mundo sai perdendo, e nada parece dar sinais que a situação vai melhorar.


Continue acompanhando esse pequeno especial de grandes eventos que aconteceram (Ou não) no K-pop seguindo o Pop Asiático.jpg no twitter: @popasiaticojpg

6 comentários sobre “O que (não) aconteceu em 2022: O disband do Loona

  1. A Cartomante estava certa. O LOONA será notado por várias empresas, mas cada membro por uma empresa diferente. Vivi from LOONA não tem como cancelar o contrato porque com certeza deve estar vinculado ao visto de trabalho dela; Hyunjin? Talvez depois da copa, quando vai terminar de azarar os demais times. Ainda assim, foi bom enquanto durou, espero que cada uma tome o rumo que quiser tomar e seja bem sucedida.

  2. e la se foi o grupo com maior conceito do kpop vai ficar em nossas memorias eternamente chuu e mc poze

  3. Loona sempre flutuou entre o 8 e o 80, elas foram de ter absolutamente zero repercussão pra virarem uma febre no twitter e depois serem notadas pela billboard como um dos grupos mais promissores do futuro depois um silêncio colossal ápos butterfly uma reorganiação da casa as pressas, a, então, voltar a ser um nome muito cotado (não tanto quanto no passado mas vendendo mais que butterfly e hi high) pra agora isso.

    A BBC realmente conseguiu superar todas as empresas nugu podres do k-pop em questão de manutenção de uma marca e afundar um dos poucos grupos que parecia de verdade que iria sair do nugudoom. Diferente de um caso gfriend, onde tivemos um grupo pequeno ganhando sucesso depois desfalcando com algumas decisões ruims, a bbc SÓ TEVE decisões ruims desde o inicio (debutar um grupo nugu, numa empresa nugu, com um projeto milionário, que precisava seguir um roteiro meticuloso bolado por um cara só? é a maior besteira que eu já ouvi) e a carreira delas foi feita em cima do trabalho do fandom.

    A história do Loona é uma das poucas de um grupo de kpop que acho que realmente merece um documentário de tão fudidamente absurda que foi

    • Discordo um pouco. A BBC fez muita decisão ruim, mas dizer que qualquer sucesso do Loona só teve a ver com o fandom me parece contraditório. As pessoas viraram fãs durante o pré debut justamente porque acharam o projeto interessante. Vai saber quantos ligariam para o grupo se tivessem simplesmente debutado como qualquer nugu.

      • Concordo; o projeto de pré-debut foi o grande diferencial do LOONA, e uma estratégia brilhante da BBC.

        O problema foi a série de decisões ruins que a agência tomou depois – começando com aquela história deles não terem cumprido o acordo que tinham com os principais financiadores do projeto, sendo que o acordo era super simples (bastava as integrantes terem participado de um chat organizado pela empresa financiadora ou algo do tipo). Abandonar os solos e sub-units depois que o OT12 foi lançado também não foi a melhor ideia.

  4. Lembrando que apesar de não estar entre as 9 integrantes que pediram o encerramento do contrato, a HyunJin muito provavelmente vai ser chutada da agência assim que a participação dela como comentarista da Copa terminar, já que ela se pronunciou publicamente a favor da Chuu e contra a BBC.

    Sobra a ViVi, que provavelmente só não pediu o encerramento do contrato por ser estrangeira e depender dele pra não ser expulsa da Coreia do Sul. Torço pra que a lenda discreta e silenciosa (entendedores entenderão) consiga descolar um contrato com outra agência pra manter vivo seu sonho de ser uma idol de k-pop (se bem que a idade avançada da lenda pros padrões do k-pop vai dificultar consideravelmente a continuidade desse sonho).

    Quanto ao LOONA enquanto grupo, foi bom enquanto durou, valeu a participação no Queendom 2 (especialmente o cover de “Shake It” com o instrumental do balé do finado Domingão do Faustão e a HyunJin tendo seu momento de grande gostosa do k-pop, além da reação MARAVILHOSA da YeoJin quando elas descobriram que venceram em TODAS as pontuações da final – sério, procurem essa cena) e o encerramento da discografia com o lançamento da ótima “Flip That” (“Luminous” a gente finge que não existe).

Os comentários estão desativados.