Review Retrô: Quando o 2NE1 não esperava que ia voltar pra casa e disbandar em “Come Back Home”

Um dia desses me perguntaram no Curious Cat se eu gostava do 2NE1, e eu acho o grupo mais de lua que tem no K-pop para mim. Tem dias que eu penso que elas foram responsáveis por algumas das piores músicas no K-pop e tem dias que eu acho que elas foram lacrativas e só serviram hinos que acabaram com a carreira do SNSD, depende da boa vontade que estou com o grupo no momento. Claro que tem músicas que já tenho uma opinião bem sólida, como “Come Back Home” que não importa o dia, eu vou achar essa música ruim:

“Come Back Home” surgiu no grande momento da carreira do 2NE1: O grupo era líder da onda hallyu no ocidente, lançou seu 2º e muito aguardado full album “Crush”, entrou em uma turnê mundial e garantindo feitos que eram impressionantes no ano de 2014. Era um ano que deveria ser grandioso para o 2NE1 e estava sendo até o escândalo da Bom acontecer e afundar tudo e o grupo ficar em um hiato que virou disband 3 anos depois. Mas enquanto estava tudo certo, tudo ia bem apesar da escolha de “Come Back Home”, que para mim é o pior single do grupo.

Aprecio a ideia de “Come Back Home” ser um reggae futurista, misturando a assinatura do grupo com uma sonoridade menos habitual de K-pop, mas a execução deu muito errado. Eu compro a ideia da primeira leva de versos, até o refrão eu aceito que será uma faixa menos farofa e mais conceito, mas chega o drop e o negócio descarrilha muito rápido de tão tenebrosa que a música fica. Quando os versos voltam eles não fazem mais sentido e a música toda se torna uma experiência maçante, e isso mostra que o Teddy está aí há quase uma década esculhambando músicas com drops horríveis e ninguém faz nada para mudar essa situação.

Vocalmente é aquela coisa super processada que você já espera do 2NE1, mas acho que só eu fico pensando que usaram a mesma edição nas vozes da CL, Minzy e Bom? Juro, se eu não conhecesse o grupo diria que é um solo da CL com a Dara de feat., e isso me soa estranho pois a marca do 2NE1 sempre foi mostrar nas músicas a personalidade de cada integrante. Não chega a ser ruim, mas também não é a execução mais marcante em um single delas e isso acaba engolindo a Bom, que só repete as mesmas 2 linhas na música e nem tem um gancho super forte nelas. É tudo muito estranho em Come Back Home, nada casa muito bem e o resultado é bem aquém do que o 2NE1 pode entregar.

A versão acústica de “Come Back Home” é muito melhor, e me faz pensar se não era para a música ser desse jeito desde o início mas começaram a imaginar outra coisa e aí estragaram tudo. O refrão é belíssimo e as vozes delas ficaram muito boas só com o violão acompanhando, além do rap que dá uma força a mais para essa versão (E que aleatoriamente aparece no MV… enfim). É simples, bem feito e até funciona como single (Elas já lançaram uma “Lonely” e uma “It Hurts” como material promocional, nada impedia de meter outra balada como single) mas escolhas foram feitas e o que tivemos foi aquilo lá.

5 comentários sobre “Review Retrô: Quando o 2NE1 não esperava que ia voltar pra casa e disbandar em “Come Back Home”

  1. Acho que a pegada futurista foi algo visando ocidente mesmo com Lonely sendo a maior música delas, I am the best era o hit para a fanbase americana. Se tivessem investido na versão violão, teria vindo um hit only Coreia, ainda mais depois de Missing You, que foi o maior dos 3 singles soltos que elas lançaram em 2013.

  2. Nossa, que estranho ouvir isso de novo depois de tanto tempo… Embora ainda seja a pior musica do 2NE1, não é mais a pior bosta do kpop. De lá para cá foi tanto grupos arruinando musicas com potencial com drops horríveis e tantas musicas do nct, que Come Back Home parece até aceitável.

  3. Quando eu comecei a acompanhar k-pop, o 2NE1 já tinha dado disband, então nunca me apeguei muito a elas e ao pouco que ouvi. Mas amei a Bom no Queendom 1 e torço muito por ela.

    …Em outro assunto, não sei se a informação procede, mas li que aparentemente já divulgaram as vencedoras daquela competição de idols virtuais dubladas por idols reais. Se os nomes forem verdadeiros, a quinta colocada (uma das principais vocalistas no seu grupo real) deve ter ficado revoltada por ficar atrás da terceira colocada (uma ex-integrante do mesmo grupo real que basicamente só estava lá pra preencher espaço vazio no palco). E um outro grupo real, que já foi bastante famoso e que até hoje costuma ir bem quando tem comeback, provavelmente vai ficar um bom tempo sem ter comeback (ou fazer comeback desfalcado) já que uma das gatinhas decidiu participar dessa marmota e (obviamente) ficou entre as vencedoras.

    • Como Blackjack, acho que essa música e essa era são importantes para o grupo como um todo, mas concordo que está longe de ser a melhor delas. No próprio álbum tem Gotta Be You que massacra sem pena a faixa título.

      Obs: não entendo a necessidade de mencionar o **** num post que literalmente não tem nada a ver com elas. Já não é a primeira vez que eu vejo isso em post relacionado a ggs da segunda geração… Dá pra falar dos grupos da época sem precisar trazer as paquitas à tona toda vez, não? 😉

Os comentários estão desativados.