Review Retrô: Quando o f(x) criou toda uma geração de gays kpoppers “alternativas” com “Rum Pum Pum Pum”

Um dia desses o f(x) (Se estivesse vivo) comemoraria 10 anos de existência do “Pink Tape”. Lembro que alguém me pediu para fazer uma review do álbum ou coisa assim mas, tipo, a Koda Kumi lançou o “Summer Trip” então, né, prioridades. Mas agora o K-pop está meio morto de lançamentos, então é uma boa oportunidade para tirar essa pauta do porão de rascunhos e falar sobre o single principal do “Pink Tape”, a excelente “Rum Pum Pum Pum”:

Os primeiros anos do f(x) foram basicamente feitos de farofas que não combinavam com a marca do SNSD, onde a SM tentava vender como “alternativo” mas ainda eram farofas eletropop que poderiam ou não ser aquisições de alguma gostosa do leste europeu. “Nu ABO”, “Hot Summer” e “Electric Shock” são ótimas faixas, mas não são faixas para forçar qualquer brand “alternativa” no f(x) pois eram farofas que qualquer uma poderia desovar (Menos o SNSD). O que eu falei é mais para corrigir o revisionismo histórico que fizeram com o passar dos anos falando que o f(x) sempre foi um girlgroup “alternativo” e “experimental” dentro do K-pop, pois até 2012 o f(x) era só mais um girlgroup de K-pop do segundo escalão e ninguém na época tentava conceitualizar o grupo. Mas aí chegamos em 2013 com o período de promoções do “Pink Tape”, e tivemos o nascimento do kpopper alternativo nesse momento.

Uma das coisas que a Min Hee Jin é boa é em te convencer que o que você está comprando dela é algo que você não vai encontrar em nenhum lugar, e a indústria do K-pop é um ótimo terreno para isso. Ainda mais em 2013, onde os templates e estética eram bem definidos e objetivos sem precisar de subjetividade ou uma grande interpretação. Com isso, o art film do Pink Tape surgiu como um grande evento com seus estilos de filmagem, efeitos, truques visuais, figurinos e cenários que você não veria um girlgroup de K-pop lançando habitualmente, pois simular a sensação de visitar uma INSTALAÇÃO ARTÍSTICA realmente não era algo que as pessoas pensam muito em fazer para um produto pop.

Junto a isso tivemos a etérea e lúdica “Shadow”, uma das músicas do Pink Tape que serviu de trilha sonora do art film e enriqueceu ainda mais a ideia de girlgroup artístico que vinha por aí. Tudo que era pré-lançamento do Pink Tape indicava que viria a coisa mais woke e “alternativa” delas, e até o nome coreano do single “Primeiro dente do siso” indicava a coisa mais pedante vindo na história de um girlgroup coreano… Então, quando “Rum Pum Pum Pum” saiu, a expectativa foi quebrada com um farofão pop. Mas essa quebra não impede a música de ser ótima.

“Rum Pum Pum Pum” é meu single favorito do f(x) junto com “Hot Summer”. A intro e os primeiros versos na guitarrinha são deliciosos, e quando o batidão e outros elementos entram a faixa fica mais diferente. Um diferente a ponto de ser algo totalmente novo? Acredito que não, mas era uma novidade interessante em cima de tanta farofa EDM e o terrível dubstep que eram as modas do momento no K-pop. As partes de banda marcial (Especialmente no break) são o ponto alto da faixa, assim como a interpretação mais melódica dando um ar de mistério para a música. É uma execução diferente mas não tenta fugir de ser uma farofa pop, e esse é o grande trunfo de “Rum Pum Pum Pum”.

“Rum Pum Pum Pum” é o primeiro momento “realmente” “alternativo” do f(x) no K-pop. Quer dizer, eu com 16 anos me achava a pessoa mais diferentona e rara ouvindo e aclamando essa música mas, agora, vejo que é só um popzão mais fora do que era tendência na época. A partir daqui o grupo passa a experimentar sonoridades mais exóticas e visuais mais marcantes e fora do padrão, mas tudo dentro do que se pode esperar de singles eletrônicos. O f(x) se tornaria uma “prima estranha” na família da SM, mas se você conhece bem vai ver que tem um conteúdo bem legal para explorar.

5 comentários sobre “Review Retrô: Quando o f(x) criou toda uma geração de gays kpoppers “alternativas” com “Rum Pum Pum Pum”

  1. F(x) foram incríveis, adoro Red Light, Airplane e 4Walls, a Min Heejin podia plagiar mais o musical delas e não só o artístico

  2. Saudades desse grupo, e uma pena que nunca teremos um comeback com a formação completa… malditos bullies virtuais.

    Uma coisa bacana do f(x) é ver como os figurinos mantinham uma identidade visual consistente para cada integrante, como o estilo mais tomboy da Amber ou mais sensual pra musa Sulli (que descanse em paz e esteja feliz onde estiver). Isso faz falta nos grupos atuais, onde você pode pegar um grupo, trocar o figurino de uma integrante pelo de outra (ou de um pelo de outro, no caso dos boygroups) e isso não faz diferença nenhuma.

  3. Sou suspeita a falar pois entre a santissima trindade do F(x) (Pink Tape, Red Light e 4Walls) o PT é oq eu menos gosto, porem ele trouxe oq pra mim foi uma das maiores dadivas do kpop que é a Krystal de cabelo vermelho

    e SM é a SM né? Ela cria todo um conceito pra no final gravar o MV dentro de uma caixa, eles até tentaram mudar isso de 2014 pra frente, mas agora voltaram com tudo com o conceito caixa da SM, só que dessa vez tudo escuro

    • “O que eu falei é mais para corrigir o revisionismo histórico que fizeram com o passar dos anos falando que o f(x) sempre foi um girlgroup “alternativo” e “experimental” dentro do K-pop, pois até 2012 o f(x) era só mais um girlgroup de K-pop do segundo escalão e ninguém na época tentava conceitualizar o grupo.” mas a MHJ sempre foi presente na história do grupo desde la cha ta até 4walls? E a própria SM nos primórdios descrevia o grupo como: “f(x) strives to be the kind of girl group that can change and adapt to many situations. and also f stands for flower and x comes from X chromosome, so it means a flower which reminds of women.”. descrição que se manteve até o último momento do fx.smtown.com quando o site de grupo ainda existia.

      O f(x) desde o início foi uma experimentação pra empresa e um debut totalmente não esperado. Muito se fala de outros grupos que debutaram pra abafar outros tópicos que estavam rolando na empresa e com o f(x) não foi diferente já que em 2009 as manchetes tb viviam com o holofote voltado pra treta judicial do TVXQ e Hangeng do SJ. Até mesmo a lineup foi decidida bem na correria já que a SM tinha trainees conhecidas e famosinhas que acabaram não debutando no grupo. Tirando isso, texto ótimo.

Os comentários estão desativados.