Cyndi Wang ganhou uma atenção muito grande ano passado por viralizar na China com sua performance de “Ai Ni” ofuscando qualquer tentativa da Jessica Jung e vencendo o Sisters Who Make Waves 3. Ela ficou sumida da música desde então, mas o comeback dela veio com tudo: Novo álbum “BITE BACK” para o dia 12 de outubro, nova turnê, gravadora nova, Lexie Liu na composição da faixa principal. Enfim, demorou mas o comeback está acontecendo e, como grande entusiasta da carreira da Cyndizão, estava animado para ver o que ela lançaria.
Eis que hoje ela lançou o 1º single do álbum, a faixa-título “BITE BACK”…
… E eu recebi isso aí.
Eu admiro a audácia da Cyndi aqui. Farofão com pegada trap e um batidão industrial de girlgroup de K-pop num momento onde praticamente todos os girlgroups de K-pop andam soltando a mão do batidão industrial para investir em alguma referência musical anos 2000 (Que aparentemente era o “rascunho” dessa música antes da própria Cyndi mandar mexer nela por completo)… tem que ter coragem. É como se Cyndi Wang estivesse atrasada para Kwangya mas ainda estava afim de lançar uma música do aespa como se o aespa ainda insistisse naquelas tranqueiras de início de carreira. Talvez isso seja um castigo para minha pessoa que chutou Kwangya por todos esses anos nesse blog e agora tenho que aturar uma fave minha lançando isso com um ano de atraso mas tudo bem, eu aguento esse fardo.
Depois de passar o dia ouvindo (E aceitar que vou segurar a mão desse retorno custe o que custar), eu aceito “BITE BACK” calmamente, mas o single não tá legal para mim. Ela tenta misturar esse trap industrial com sintetizadores mais coloridos e o vocal doce dela, numa mistura de um single chiclete clássico da Cyndi com o que está em alta entre os jovens. Uma coisa boa é que essa música é redondinha: Refrão cantado (De forma bem esquisita mas está lá), ponte apropriada, mais de 3 minutos como uma música de verdade tem que ser. O problema é que a execução é estranhíssima e a Cyndi definitivamente não combinou com esse tipo de som mais pesado e carregado. “BITE BACK” tem até a véia forçando um flow, o que me fez arregalar os olhos por um instante e pensar “Nossa, ela meteu essa mesmo” e dá a volta ficando engraçado, se olhar por outro ângulo.
A Cyndi Wang queria fazer algo totalmente fora da zona de conforto com “BITE BACK” e, bem ou mal, ela conseguiu. Nem tudo é trágico no fim do dia: O orçamento desse MV em cenários e VFX deve ser maior que todos os MVs do CYNDILOVES2SING juntos e, de novo, aprecio que ela esteja com fogo no olhar para fazer algo novo e arriscado dentro da discografia depois de mais de 20 anos de carreira. “BITE BACK” é um tropeço para mim mas acho que esses fãs do aespa e dessas farofas mais pesadas com vocais femininos devem curtir se algum dia se esbarrarem nesse MV, e acho que esse é o público que a Cyndizão quer atingir. E olhando pelo lado positivo, ela poderia ter lançado coisa pior nesse conceito.