Red Velvet está de volta com “Chill Kill”, um alívio perto das atrocidades que elas lançaram ano passado

Red Velvet está de volta depois de quase 1 ano com o 3º álbum de estúdio “Chill Kill”, com a faixa título sendo também o single principal para o retorno das meninas. Eu fiquei surpreso com o fato do ReVe Festival ter perturbado esse grupo por uns 69 anos e não ter rendido um full album para o grupo, mas aqui estamos com o Red Velvet deixando os festivais no passado e voltando a tempos conceitualmente mais sombrios e músicas não tão horríveis assim:

Pelo que eu vi a minha bolha comentando eu esperava outra atrocidade espantosa para alimentar ainda mais essa história que sou hater desse grupo descendo o pau com muito ranço nessa música, mas depois que ouvi “Chill Kill” a impressão que tive foi: …ok. Definitivamente não vou ouvir depois que acabar esse post, mas não achei essa música ruim ruim. Essas músicas com pegada mais dark e “maluquinha” do Red Velvet nunca foram a minha praia (O solo da Seulgi dá uma paulada em todas os singles do grupo nesse conceito) e “Chill Kill” não é uma exceção, mas não me deu vontade de xingar isso aqui não.

A coisa mais questionável em “Chill Kill” é, sem dúvidas, o refrão. Primeiro pelo refrão ser uns dois tons mais agudos que os versos e não parecer encaixar com o resto da música, e por si só eu achei meio irritante de ouvir. Entendo a ideia de ser um refrão mais vivo com a esperança de achar um final feliz amanhã e etc, coisa de doida tentando achar uma catarse (Me identifico, inclusive), mas essa energia do refrão poderia ser mais dramática e emocionante do que isso. Os versos são bons, cumprem bem o papel na música mas não são lá muito memoráveis também. No final do dia “Chill Kill” é meio o que espero do Red Velvet mesmo, não é o evento que mude a minha vida mas, comparado ao que elas lançaram ano passado, é uma luz no fim do túnel.

“Chill Kill” funciona comigo do mesmo jeito que “Psycho”: Não me desperta grandes emoções como despertou na maioria do pessoal que ouviu isso, mas sobrevivo depois de ouvir. É uma música segura e não muito pretensiosa, focada em fazer bem o que elas costumam ser aclamadas fazendo. Mesmo não mudando a minha vida, acho que “Chill Kill” é daquelas músicas que a fanbase deve curtir muito e quem não curtiu deve acabar perdoando com o tempo. Já que o Red Velvet aparentemente não vai lançar a nova Peek-A-Boo para me emocionar com o grupo de novo, que os próximos lançamentos (Se houver próximos lançamentos, já que aparentemente tem muita gente apavorada com um possível disband do grupo), que sejam nesse nível e não terrorismos como “Birthday”.

32 comentários sobre “Red Velvet está de volta com “Chill Kill”, um alívio perto das atrocidades que elas lançaram ano passado

  1. a musica é quase a next level boleira’s version, com umas MICRO viradinhas que não são tão boas de acompanhar, se fossem graduais, que é o que a gente espera do red velvet funcionaria melhor, mas as viradas de tom na musica me desconectaram um pouco, knock knock entregou bem melhor o conceito dark, deveria ter sido a title…

  2. Sabe que eu nem senti essas viradas? Foi tudo muito dinâmico pra mim. E eu me emocionei bastante depois da primeira ouvida, de verdade.
    Ainda tava lembrando de um post que o Lunei fez sobre Feel Special ter sido uma música importante pra ele (e pra mim também) e eu sinto que Chill Kill tá indo pra esse mesmo caminho comigo, sabe?
    Adorei o MV, a música, a interpretação… Provavelmente é porque eu sou fã das boleiras, mas é que eu tava sentindo falta dessa emoção, algo que nem Birthday e nem FMR proporcionaram pra mim. O álbum tá uma delícia, a cara delas, mas acho que realmente é mais impactante pra fanbase mesmo.
    Se for uma música de disband, fico feliz que seja o encerramento com essa tile e esse álbum. Aliás, acho que vale a pena tu ouvir.

  3. O refrão matou a música completamente. E jurava que elas iriam usar aquele primeiro visual e a estética e usaram foi a última.

  4. Eu estou até surpresa que você não limpou o chão com elas, quando o refrão terminou eu tinha plena certeza que você ia massacrar.

    Chill Kill é o Red Velvet, quando começou eu quase chorei porque parecia muito com um funeral, e devido a tudo que circulou do quase disband em 2019 e a Irene talvez saindo, e consequentemente o fim do grupo como um todo, já tinha ficado nervosa, depois que entrou o refrão “Don’t think about tomorrow” comecei a ficar mais feliz e quando o refrão começou foi uma explosão de emoção, minha única crítica é que esse refrão podia ter duas partes, como Feel My Rhythm tem o “Feel my Rhythm come with me” e depois “Follow, Follow my Heartbeat”

    Não existia uma melhor opção pra title track, ela traz o Velvet e o Red, todos os lados do red Velvet, e principalmente, é uma música que só elas podem cantar, qualquer cover vai ser uma atrocidade.

    Ela me lembra Peek-a-boo e Psycho, com um pouco de Queendom, junto com Feel my Rhythm, Chill Kill é minha title track favorita, se você não gosta de FMR escute de novo porque a música é perfeita.

    O álbum é maravilhoso, vou comentar nas respostas pra não ficar tão grande, mas elas são tão artistas que eu não consigo parar de falar, se for a música de disband, eu fico feliz com essa despedida.

    • As tracks:

      – Knock Knock é legal, tem aquele fundo de filme de terror antigo, quase uma peekaboo mas mais séria, 7/10

      – Underwater é uma das minhas favoritas, tem um mix de todas as maiores bsides do Perfect Velvet, consigo sentir Perfect 10 energy dela em todo momento, um toque de Kingdom Come e se forçar um pouco, tem I Just também, 1000000/10

      – Will I Ever See You Again, é uma delícia, mas ela é brilhante demais pra o que eu gostaria que fosse, 8/10

      – Nightmare me lembrou tanto “In my Dreams”, o pré refrão é delicioso, eu adorei essa mais do que imaginei que fosse, só não gosto de uma parte que elas falam “Close your eyes, make a Wish” eu detesto “Make a Wish” do NCT, por me fazer lembrar dessa música por três segundos, 9,9/10

      • – Iced Coffee tem uma parte muito boa, é melancólica na medida ideal, mas quando elas falam “You got me like Iced Coffee” eu começo a rir, 9/10

        – One Kiss, tem seus momentos, mas na maior parte acho chatinha, 7/10

        – Bulldozer, mesmo problema de One Kiss, é legal por um tempo mas depois é cansativa, tem seus momentos também, 7/10

        – Wings, uma delícia, o começo com todas juntas harmonizando os “uuuh uuuh” um a cappella delicioso, mostra muito do Red Velvet, os beltings da Wendy, pelo amor de Deus essa mulher, depois que ela entrou nos musicais, ficou melhor do que já era 1000/10

        – Scenary tinha tudo pra ser a melhor ballad delas, mas eu achei muito contida, elas podiam ter ido mais, mais gritos, mais tudo, ainda assim, é ótima, 8/10

        No geral é um ótimo Full, músicas muito boas que combinam muito com o conceito do álbum, adorei, acho que é meu segundo álbum favorito delas, porque não tem como superar o Perfect Velvet, ninguém consegue, elas quase conseguiram, se Scenary fosse mais marcante com certeza passariam.

  5. Elas fizeram o arroz com feijão, nada muito uau incrível, marco temporal, mas tb não tá “um senhor tenha piedade das coitadas” que elas tavam lançando anteriormente. Eu particularmente gostei do que ouvir, a parada no minuto três antes da música cresce de novo foi boa. O mv sombrio me agrada e ela unidas no final é fofo considerando as loucuras de especulação de disband das boleiras. Ouvi o álbum no caminho pra casa do trabalho, estava cansado, então não tenho um consenso sobre as músicas pois nenhuma me marcou particularmente. Quem sabe reouvindo alguma me pega e eu adiciono a minha playlist.

  6. tenho a mesma sensação com as músicas do red velvet atualmente, não são poluições sonoras irreversiveis mas tb não são boas o bastante, fico triste de n ter uma bad boy hj em dia, mas elas ja saem na frente por n ficarem na mesmice e sempre tentarem algo novo, diferen de um gp ai q debutou 2 anos dps delas e continuam com o mesmo edm batido sem personalidade

  7. não vou negar que to um pouco decepcionada, sim… tava esperando um retorno à forma depois do tenebroso reve festival (ainda mais depois de toda a identidade visual apoteótica dessa era), mas paciência… ainda é melhor que tudo que elas lançaram desde 2019? sim, fácil. e acho que o álbum vai ser um grower, numa segunda ouvida já curti mais umas faixas (underwater, one kiss e knock knock são ótimas), mas achei pouco dinâmico como álbum e esse sintetizador que escolheram pra permear o release inteiro é um pouco cansativo aos ouvidos. se acabar, pelo menos não vai ser na nota fúnebre que seria se o último release delas fosse o birthday e queremos solo da seulgi

    • “melhor que tudo que elas lançaram desde 2019” vocês realmente criaram essa narrativa que elas erraram em vários lançamentos, quando na verdade o único erro foi Psycho (e não é nem por ser uma música ruim, porque não é).

      • ué mulher não é “narrativa” não… pra Mim elas se tornaram um ato muito lugar comum durante todos os reve festival oras… não tô dizendo que durante todos esses anos elas não lançaram nada que preste, não é isso, tem coisa que elas lançaram durante esse período tá pra mim entre as melhores da discografia delas (bamboleo é transcedental, que música linda) mas a maior parte do que elas lançaram é regular no melhor dos casos e elas nunca mais tiveram um acerto espetacular no lado red (que me deixou viúva)

        o problema dos trabalhos delas desde então pra mim foi esse, tudo ficou de mediano pra abaixo da média quando o padrão delas era releases no mínimo bons pra coisas que virariam referência no kpop. claro, você é fã, então com certeza algo nelas te agradou durante esse período também, mas A Minha trajetória com elas pós-2019 e acredito que a de muita gente é essa. as titles, que são realmente podres, já não ajudavam, e no apanhado de tudo o rv passou a lançar projetos insossos, coisa que ninguém tava acostumado quando se tratava delas. a queda de qualidade foi muito mais perceptível por elas serem tão consistentemente excelentes antes.

        (não queria deixar tão grande mas acho que não vou falar tudo se não tiver esse adendo enfim)
        essa crise pós-2019 não foi só com elas não, foi generalizada na sm e muitas das observações que eu fiz aqui se estendem pra todos os atos de lá: acredito que você também deve saber mas no final de 2019 o êxodo criativo da sm foi BRUTAL e a safra de lançamentos de lá salvava menos da metade, principalmente na pandemia foi sofrido pra eles se recuperarem do desfalque. eu tenho que eles só montaram um time criativo novo que sabe o que tá fazendo no final de 2021, início do ano passado. tinha uma falta de direcionamento na sm inteira e o red velvet foi um dos grupos que mais sofreu com isso porque acho que ninguém sabia exatamente o que fazer com elas depois que a mhj saiu (e a equipe que depois viria ser a haus of team vazou também). eu não gasto o rv pq eu não gosto delas, pelo contrário, eu quero poder esperar mais delas do que me preparar pra bomba toda title que elas lançam.

        • Que textao…

          Vou tentar ser mais rápida pra não parecer uma briga.

          Acho um exagero dizer que o RV se perdeu, e colocar a Heejin nesse pacote, muita gente endeusa essa mulher e eu não vejo nada de extraordinário e genial dela (em relação ao RV).

          Pessoalmente falando, FMR foi o melhor lançamento do RV desde o Perfect Velvet, a música é muito boa, o mini é maravilhoso, a estética perfeita, sem falar do físico.

          Muita gente na blogosfera fala nesse sentido de que o rv “perdeu a direção” quando na realidade elas continuaram sendo o mesmo grupo, até Queendom criticaram e a música é super gostosa.

          Aqui mesmo o Dougie já falou sobre eu criticar o gosto dele mas na realidade nem é minha intenção, eu gosto dele, acho ele engraçado e debochado, mas não faz sentido reclamar de algo que não mudou.

          Acho que Chill Kill resgata mais essa imprevisibilidade do red Velvet, pelos teasers a música ia ser super pesada e melancólica, e o refrão mudou totalmente o pensamento, a quebra de expectativa essencial, enfim, é muito mais sobre opinião do que fatos

          • (não sei ser breve) pois é, no fim do dia eu realmente acho que é uma coisa mais de gosto, como eu disse, você é fã então talvez não sinta a mudança que quem acompanha elas mais esporadicamente diz sentir já que como você mesmo disse o pessoal da blogosfera tem a impressão que elas perderam a mão. e quanto ao fmr, eu concordo, sim, foi o maior acerto delas desde o pv até agora com o chill kill

  8. óóóó ai, ele não macetou as velveteiras. Já é um avanço. Mas eu concordo em parte, realmente essa música não é nada mudadora de vidas, mas tbm não é uma ofensa aos meus ouvidos. Elas tem no próprio catálogo músicas piores * cof cof birthday cof cof* e melhores que chill kill. Agora senti bastante falta de repetirem o “what a chill kill i know you will….” no final da música, custava nada botar mais uns 20s de música pra fechar melhor do que do nada com a Irene. Se realmente essa for a música de disband eu aceito calmamente chill kill, mas que elas mereciam coisa melhor elas mereciam. Mas né, é SM, snsd que é referência e um dos maiores ggs de todos os tempos nos 10 anos teve promoção porca quem dirá red velvet que faz 10 ano que vem né?

    • É mais fácil você dizer que não gosta do grupo em vez de vir com essa conversa dupla, toda música delas que o Dougie comenta você trata como se fosse a pior coisa que você já ouviu, e olhe que você gostou daquela porcaria que o grupo zumbi viviz lançou.

  9. não achei a altura de um comeback delas depois de um hiatus relativamente grande não achei ruim e definitivamente é algo que vou escutar mais vezes dps só que não é tão impactante quanto poderia ter sido tipo “Bad Boy” e “Psycho” que foram extremamente memoráveis e tomaram toda a internet (furando até a bolha kpop) quando lançaram, Chill Kill é meio meh e esquecível😕 ainda ouvirei as bsides pra saber se pelo menos elas tem mais sal que isso ai…

    • é sempre fã dessas duas… furaram a bolha pq são as mais americanizadas da discografia, coisa que tem N grupos fazendo, fora que o rv ta indo pra 10 anos de carreira ja sabe, acho que elas não querem nem precisam disso

      • Eu li o comentário da pene mas não ia dizer nada mas já que você falou eu digo a mesma coisa! Fã de Bad Boy e Psycho é a maior derrota do Red Velvet, povo pensa que lado Velvet é só isso e esquecem de Automatic e OOTN

    • fico impressionada como bad boy e psycho são unanimidade entre chumbreguetes básicas que não conseguem ouvir nada que não esteja marcando presença no top 100 do spotify global. já que vc gosta de mesmice sugiro que vá ouvir a consagradissima discografia do blackpink, a arte que o red velvet faz definitivamente não é pra vc!

  10. Eu adorei a tt e adorei o álbum.
    Acho elas super talentosas e criativas!
    Concordo com o com comentário da Senhora Taeyeon, elas tem muitas músicas fenomenais, mas as pessoas precisam parar de achar que Psycho e Bad Boy são as melhores coisas que elas lançaram! Não odeio as músicas, já ouvi muito gg lançando coisa bem pior, mas são músicas que não demonstram todo o potencial criativo e musical das meninas.

    Anyway, gosto é gosto e tá tudo bem!

Os comentários estão desativados.