ILLIT debuta não sendo uma cópia tão descarada assim do NewJeans em “Magnetic”

Muitos grupos novos estarão surgindo ou voltando nesses próximos dias, e o segundo primeiro deles é o ILLIT, girlgroup formado pelo horrível reality show “R U NEXT?” que debutou hoje com seu 1º EP “Super Real Me”. A faixa principal desse debut é “Magnetic”, uma música que, pelo bem ou pelo mal, desperta aquele sentimento de “Hum, essa fruta parece bem familiar” pelo quão alinhado está com o que grupos novos com pessoas mais novas ainda estão lançando ultimamente:

Não estava acompanhando de perto o período de teasers desse debut do ILLIT, mas uns queridos da bolha comentaram como esse grupo visualmente lembrava MUITO o NewJeans, e até pelo teaser da música falaram como seria algo que o NewJeans lançaria. Com a música em mãos, eu achei que “Magnetic” tem mesmo uma carinha de NewJeans, mas é uma música que elas ainda vão lançar. A produção mais eletrônica puxando o deep house noventista me lembra mais o que o GWSN fazia quando eram as lendas nugus do momento, mas a interpretação mais inocente e neutra sem grandes high notes realmente parece o tipo de coisa que seria pedido para o NewJeans. Tenho certeza que a Min Hee Jin vai descolar uma demo deep house para o grupo dela com um molde parecido com esse em algum momento.

Sobre a música em si, eu achei boa. Instrumentais deep house no K-pop são quase que imbatíveis na minha playlist e “Magnetic” não é exceção, embora a abordagem BEM mais sutil e easy listening seja algo diferente e eu prefiro músicas mais agressivas nesse gênero. Mas “Magnetic” é interessante e cativante o suficiente para eu querer ouvir de novo, então tudo bem. Na música acho que a única coisa que me irrita são os “you you you” do refrão, mas nada que seja muito complicado de se acostumar. A música é daquelas que se empenha demais em não ter erros muito grandes ser simpática a todo momento, e acho que o ILLIT tem êxito nessa missão. Se é o debut mais emblemático de 2024? Eu espero que não, mas é um debut seguro levando em conta toda a plataforma e exposição que elas teriam sendo um girlgroup (de subsidiária) da HYBE.

Aproveitando: Se não me engano esse é o grupo que já estava batendo ponto em desfiles de moda e coisas do tipo antes de debutar e a fanbase estava indo a loucura porque “Nossa nada na HYBE é orgânico, vão hitar com payola, o K-pop antigamente não era assim” e coisas do tipo que, minha nossa, quanta bobagem. Sei que a fanbase gosta de pegar girlgroup pra cristo a toa (E ainda mais se tem a HYBE envolvida) mas ficar batendo nessa tecla de “sucesso orgânico” se tratando de K-pop é tão besta. Ainda mais quando a gente olha o perfil de quem reclama e está lá que é fã de grupos da Big 3, que costumam ter um mediaplay tão safado na Coreia quanto. Ninguém com uma CLT liga de verdade para idol passeando em fashion week e isso não é relevante o suficiente para ajudar no sucesso de algum grupo musical de fato, então bora tocar uma grama e se divertir, sei lá.

No final, acho que “Magnetic” é competente em introduzir o ILLIT no K-pop. É definitivamente um girlgroup da nova geração, apostando na sutileza da produção e juventude das integrantes para cativar os jovens e tidinhificar as velhas da fanbase. Não mudou minha vida, mas tem coisas nessa música que eu curti e ainda vão crescer comigo. As comparações (Especialmente visuais) com o NewJeans acabam sendo inevitáveis (Ainda mais por estarem no mesmo esquema de pirâmide), mas sinto que o ILLIT conseguiu uma boa música que se distancia o suficiente das colegas de trabalho e tem sua identidade. Um interessante primeiro passo, que me deixa curioso para ver como esse grupo vai se desenvolver a partir disso.

12 comentários sobre “ILLIT debuta não sendo uma cópia tão descarada assim do NewJeans em “Magnetic”

  1. Vou ouvir o resto do álbum pra tecer alguma conclusão sobre. É legal, música redondinha, visuais bonitos, encantador, agradável. Não me animo a buscar elas “organicamente” e repetir até enjoar mas se tocar no modo aleatório eu deixou no som pq não é ruim. Eu sinto (aqui meus sentimentos podem ser invalidados pois sou um mero camponês) uma falta de algo, quem sabe no trabalho completo, ou ao longo da discografia das gatinhas, eu encontre o algo mais nelas.
    Tem nada haver com isso aqui, mas BabyMonster tá vindo aí e só pelos teaser eu estou rezando com fé pra não ser o que eu imagino, pq… nossa… sofrível pras meninas.

  2. Como eu não esperava nada do grupo, eu acabei gostando bastante apesar de ainda parecer uma msc que o New Jeans lançaria

  3. ta ai um lançamento pros orbits reivindicarem que referenciaram as garotas do mês pq isso soa totalmente como uma demo que o monotree faria pro ODD EYE CIRCLE na época de pré-debut do loona..ja com newjeans não vi tantas semelhanças na sonoridade, mas o visual delas e a estética lembra muito incluindo o fato de todas terem debutado com a cor natural dos cabelos que nem as NJ

    definitivamente não é um debut que muda vidas mas achei a musiquinha bem interessante e depois vou ouvir o ep pois disseram que as bsides também são boas! se continuarem nessa vibe deep house nugu meio loona/gwsn podem desovar coisas ainda melhores no futuro então ficarei de olho nos próximos lançamentos dessas queridas!
    falem bem ou falem mal mas a hybe sabe seguir e ditar os trends dessa industria saturada e fazer seus grupos continuarem sendo interessantes pro público geral principalmente pq dão MÚSICAS BOAS de verdade a eles que é o fator principal pra chamar atenção de alguém e isso ja está rendendo frutos a elas pois a música aparentemente está tendo uma ótima recepção nos charts coreanos, enquanto isso a YG vai dar mais um descarte do BP que o teddy esqueceu no escritório antigo dele em 2016 e pras BABYMONSTERS e vão achar que agora vai (e quebrar a cara de novo com outro top 1500)

  4. Aquele Rescene não lançou uma música que nem essa esses dias?
    Tenho muita preguiça com grupo da hybe porque eles fazem um auê pra divulgar e quando sai as músicas são essas xoxisses! Se pelo menos fosse algo mais impactante, porque tipo, não é ruim, só que é tão… comum!

  5. Essa questão de payola e mediaplay dentro da Coreia eu super entendo, e sendo fã de artista da big3 nem posso reclamar, mas fora da Coreia? Não faz sentido pra mim um grupo que não debutou, que ninguém se lembrava, já ter contrato com marca de luxo e ainda por cima ir pra atividades como se fossem embaixadoras, essa é a questão dos cheques da hybe, eles não esperam o mínimo de relevância do grupo pra comprar tudo pro grupo ser relevante.

    Vai ser interessante como a hybe vai lidar com o NewJeans e o Lsf agora que eles tem um grupo que é da Hybe mesmo, já sabemos que nada muda o futuro do NewJeans mas as e serafinas sem vozes angelicais?

    Sobre a música desse grupo, muito chata, acho que estou muito velha pra gostar de uma música assim, essas músicas que não acontece nada e do começo ao fim é a mesma coisa não dá pra mim, o kpop tá ficando uma CHATICE, todo grupo que debuta faz o mesmo conceito chato, com uma música chata, com integrantes chatas e sem talento, isso funciona no NewJeans porque pelo menos as músicas não são infantis e as vozes delas são até boazinhas, é tipo o Red Velvet, não tem como fazer cover delas porque as músicas só funcionam com elas.

    Enfim, mais um grupo que muita gente e eu vamos esquecer amanhã, ou será que amanhã já é tempo demais pra esse grupo imemorável?

  6. Dougie você devia fazer uma Review (ou melhor, ouvir pela primeira vez) o Feel my Rhythm, as bsides são ótimas, e FMR é incrível, é só ouvir com carinho, já que você teve coragem de ouvir o álbum inteiro das itzy você precisa de menos coragem pra ouvir o FMR.

  7. Achei sem graça, mas imagino eu não tenha nada a ver com o publico esperado, então segue a vida. A música não me lembrou NJ, mas o resto, coregrafia, fotografia do MV, styling das integrantes, sim. E confesso que acho chata essa vibe, que não consigo explicar bem mas é basicamente “desesperadamente tentando evitar qualquer coisa possivelmente brega/cafona.” É tudo muito pra adolescente que quer se achar cool.

  8. Dougie, você ouviu a nova do nct (não lembro a unit)? Tem opiniões? Você falando (mal) de boygroups é minha fonte de felicidade

Os comentários estão desativados.