Enquanto o caos interno na HYBE espanta, o NewJeans encanta com “Bubble Gum”

O lançamento de “Bubble Gum” hoje, na semana em que todo o caos entre Min Hee Jin e HYBE estourou para o público, acaba não sendo um dos melhores momentos para o NewJeans. OK que esse lançamento já estava programado antes da confusão toda rolar, mas como o grupo trabalha de um jeito bem low profile quanto a anúncios e datas, qualquer um mais desavisado pensa que isso é uma cortina de fumaça quando tanto HYBE quanto ADOR já falaram que a música sairia hoje de qualquer jeito.

Isso tira a magia que eu senti ouvindo “Bubble Gum” pela primeira vez? Absolutamente NÃO:

Essencialmente, “Bubble Gum” se preocupa em ser uma faixa fofa e adorável… E consegue. O instrumental vai para um lado mais synth, pós-disco com um ou outro elemento mais city pop passeando pela melodia, dando o sentimento mais jovial, nostálgico e oitentista para o trabalho. Também senti uma preocupação maior em “Bubble Gum” soar como uma “faixa de época” e não modernizar o gênero como as músicas do último EP delas fazem, por exemplo. Acredito que a ideia seja de fazer o ouvinte se sentir como se estivesse tocando um vinil antigo para relembrar os tempos da juventude, o que abraça tanto um público mais adulto quanto o jovem hipster que gosta de “sentir a nostalgia” ouvindo gêneros mortos. Deu certo comigo, e acho “Bubble Gum” uma graça.

O que talvez não pegue muito de primeira se tratando de NewJeans é o fato da música ser mais cadenciada. Os grandes hits do grupo são mais animados ou com um ritmo mais excitante, enquanto “Bubble Gum” vai para um lado mais “Ditto” nesse sentido, com uma interpretação mais emotiva e uma produção mais passional. Lembro que o pessoal fora da Ásia abraçou mais “OMG” enquanto “Ditto” se tornou o grande hit do ano na Coreia, o que me faz pensar que pode acontecer a mesma coisa aqui: “How Sweet” ser uma música mais bait para o público ocidental enquanto “Bubble Gum” engajar mais entre os asiáticos. Ou não, levando em conta que qualquer música de qualquer estilo pode virar um fenômeno global hoje em dia. Esse é só eu supondo coisas sobre um single que só vai sair daqui a 1 mês.

Enfim.

O que importa é que achei “Bubble Gum” adorável e uma ótima distração para quem já está de saco cheio de ficar lendo sobre o atual barraco administrativo do ano. Só faltou liberar no streaming, mas essa estratégia não é nova no mundinho do NewJeans então não é como se estivesse revoltado ou não esperasse algo assim. Sei que há diversas preocupações com o futuro do grupo com essa incógnita da Min Hee Jin continuar ou não na ADOR e eu também tenho meus receios quanto a isso mas, por enquanto, vou escolher aproveitar o presente e fingir que estou ouvindo “Bubble Gum” como um adorável hit de 1983 no Japão.

16 comentários sobre “Enquanto o caos interno na HYBE espanta, o NewJeans encanta com “Bubble Gum”

  1. fofas demais. eu não acho elas a coisa mais revolucionária do kpop e acho q depois de Ditto elas não mantiveram o mesmo nível (get up é genérico e fraco demais), porém as meninas são queridas e merecem o sucesso. muito triste pensar que elas estão prestes a virar mais um grupo genérico da hybe pq convenhamos quem carrega toda a autenticidade desse grupo é a mente da vaca da min heejin. sem ela o grupo se sustenta com a fama que já tem e o talento das meninas, mas o nível vai cair pq a hybe vai colocar produtores ocidentais pra trabalhar com elas e lançar musica pra virar hit de tiktok. aconteceu a mesma coisa com o le sserafim, bts e até o seventeen tá ficando genérico também… que dó
    off: o cabelo da hanni tá ridículo e a dani tá linda cacheada.
    off 2: esse grupo tem tanta vibe de grupo nugu o que não é ruim pq sabemos que os grupos fracassados são os melhores

    • “off 2: esse grupo tem tanta vibe de grupo nugu o que não é ruim pq sabemos que os grupos fracassados são os melhores”

      SIM!!!!!

  2. ué ontem vc prometeu no post do ARTMS que o city pop morreu 1 ano atrás no kpop entao como é que tem outro grupo mt maior que elas ja lançando algo nesse estilo hoje!?:0 pelo visto vc que anda desatualizado dos trends

    • Esse S.I.S era bom? Nunca tinha ouvido falar desse grupo, mas nas últimas semanas eu estive vendo o The Unit (sim, em 2024, mesmo o reality em questão tendo sido feito em 2017-2018) e vi que umas três ou quatro integrantes dele participaram lá. Uma delas chamava Anne e era absurdamente linda, pena que foi barrada antes da final (se bem que li que os dois grupos formados nesse programa floparam feio e já deram disband depois do primeiro comeback, então não sei se ela perdeu grande coisa).

      As outras integrantes do grupo eu não achei muito memoráveis, mas essa Anne tava no meu top 5 de bias das competidoras femininas do The Unit.

      • Vou ser sincera que eu não lembro do som do S.I.S porque faz muito tempo desde que eu escutei o grupo (e é passível de ser esquecível pra mim), mas eu lembro de pensar “isso é tão Gfriend mas com menos investimento”, então acho que vai do gosto do ouvinte mesmo. Agora, eu lembro da estética porque elas tinham essa vibe de garotas cristãs-colegiais-puras-fofas-viva a amizade e coisas afins; o efeito pós-Gfriend e Lovelyz.

        E o UNI.T não vingou em nada e sobreviveram por 2 ou 3 comebacks eu acho, nem os grupos das integrantes tiveram muita relevância depois (e antes também).

        • Uma pena que o programa não tenha ajudado nas carreiras de quem participou, mesmo… pior que, pessoalmente, achei as músicas inéditas que deram pros competidores nas etapas finais do programa muito boas, e achei legal que o feedback dos jurados e a própria edição do programa focavam mais na evolução dos participantes do que em tretas ou humilhações.

          Em comparação, comecei ontem a maratonar o Mix Nine (outro reality show do mesmo período) e só o primeiro episódio já me incomodou com o YG humilhando vários trainees e com a edição estimulando intrigas.

  3. Eu gostei dessa música, acho que ou minha fase de odiar o NewJeans passou completamente ou defender a MHJ por conta da Hybe deve ter me aproximado delas ou eu entendi que essa é o estilo delas.

    Eu talvez ter escutado tanto SM acabei me habituando a toda música ter uma gritaria e quando não tem acho uma porcaria, muito difícil eu gostar de música sem grito.

    Mas o NewJeans tem essa vibe, de primeira parece sem graça e sem investimento, mas quando você tá no metrô ou no ônibus, vendo tudo passar pela janela, você possivelmente tá ouvindo uma música delas, que combina mais com a vida real do que as gritarias apoteóticas e apocalípticas nos cenários mais extravagantes possíveis.

    Pode ser tudo da mente da MHJ, mas isso realmente tá funcionando comigo.

  4. Eu gostei, achei bem agradável.
    É uma melodia simples, vocais leves, mas o conjunto não ficou chato.
    Espero que faça muito sucesso!
    NewJeans (e MJH), estamos com vocês.

  5. não sei se é favoritismo meu e enquanto bubblegum é adorável, perdeu força comigo por ter saído na mesma semana de candy crush que eu pessoalmente achei muito mais forte e com mais pulso. o engraçado é serem duas músicas que bebem da fonte do citypop e terem saído juntas e as duas fazerem sentido pensando de quem vieram: o jaden ama city pop e foi o diretor criativo da yukika, e o newjeans, na toada mais cadenciada e nostálgica do grupo, obviamente hora mais hora menos ia correr atrás de uma demo dessas. saí bem feliz com os dois releases

  6. me incomoda as vozes delas, parece que pegaram uma garota de 13 anos qualquer na rua e botaram no estudio pra falar em cima da melodia

    sem contar que tem partes da musica que são extremamente desconexas, nao fazem sentido conceitual com a musica como um todo e algumas tentativas de criar algo inovador com sons de fundo que só tornam bagunçado e desesperado pra ser conceitual

    6/10 sendo otimista

    • o city pop do artms é mais coerente, macio e bem interpretado, as vozes são bonitas com bom acabamento

      não gosto dessas menininhas forçando conceitual não

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