Chanmina tenta garantir sua anisong caça-níquel no Japão com a nova abertura de Oshi no Ko “TEST ME”

2025 foi um ano incrível para a Chanmina comercialmente tendo seu auge em números nos streamings E vendo suas pupilas do HANA sendo o principal nome do J-pop em 2025, mesmo que eu não tenha engajado muito com os lançamentos da comadre ano passado (E acho que nem o Japão, já que o maior hit dela foi a bonus track de 2019 “SAD SONG” que virou a grande b-track de 2025 lá). Mas 2026 está aí, e a loirona já lançou seu 1º single de 2026 “TEST ME”, que é tema da 3ª temporada do anime Oshi no Ko:

Já disse aqui algumas vezes que o nicho de anisongs furou a bolha otaku e está sendo a melhor forma de garantir um grande hit na música japonesa, com o próprio anime Oshi no Ko sendo um dos maiores exemplos pelo fenômeno cultural “IDOL” do YOASOBI ser a abertura da 1ª temporada do anime. Isso implica em mais artistas e grupos fora das bandas, seiyuus e mais “artistas de otaku” descolando parcerias com essas animações japonesas, desconstruindo toda a minha ideia de música de anime mainstream = rockish safado com gente que não sabe cantar e servindo mais variedade, além de expandir (de certa forma) o público de uma forma mais global, nem que seja a única música sua que os otakus escutarão em vida. Anisong virou um caça níquel fácil, e a Chanmina está certíssima em aproveitar seu auge e tirar proveito disso.

Sobre TEST ME”: Tudo nessa música e nesse MV de cabaré soa para mim como se a Chanmina fosse a versão mais jovem, gostosa e vocalmente radiofônica da Sheena Ringo, não somente pela produção pop/jazz que é facilmente associável com o que a Ringão faz mas, principalmente, pela performance mais agressiva e intimidadora que a cantora proporciona, mesclando momentos em que ela canta de uma forma melancólica e marcante com gritos mais honestos e explosivos. Muito dessa música traz a clássica persona mais psycho que amamos da Chanmina, mas num curioso e sexy refinamento que deixa “TEST ME” elegante e marcante.

No post do MISAMO eu falei sobre como o trio não tem uma grande vocalista para protagonizar “Confetti” e a produção acaba engolindo as cantoras, e “TEST ME” mostra como deveria ser feito pois que a Chanmina faz questão de ser o grande evento da canção. Uma interpretação mais afiada e direta, um pouco tóxica nos versos e um refrão mais gritado e emocionante, que coloca “TEST ME” um nível acima. A música já seria muito boa pois o instrumental é delicioso de ouvir, mas é a Chanmina que faz essa ser um dos grandes singles desse início de 2026 no pop asiático. Fica a minha torcida para esse combo do auge da Chanmina + abertura de anime popular transformar “TEST ME” em um grande hit japonês, pois o hino merece.

Deixe uma resposta