Uma dupla coreana chamada Beijo lançou a bossa nova “Seasons Pass By”, com direito a versão em português

Uma vez ou outra eu deixo o meu pedantismo tomar conta da minha playlist e saio caçando alguns lançamentos da cena indie coreana para ficar ouvindo enquanto resolvo lavar uma louça na madrugada. E hoje pipocou nas minhas recomendações a dupla chamada “Beijo” lançando um vídeo para “Seasons Pass By”, mas o que me pegou de surpresa foi que eles estão cantando em português:

Não é muito surpreendente ver artistas coreanos trabalhando em gêneros brasileiros, inclusive com diversos artistas mainstream trabalhando com bossa nova, MPB e etc. Eu não entendo muito bem como esse fenômeno ganhou força na Coreia mas, pelo que já me explicaram sobre, isso se deve especialmente aos produtos brazucas que são exportados para a Coreia (E em outros países ao redor do mundo), tanto musicalmente (Com artistas brasileiros de MPB que foram e/ou estão sendo aclamados internacionalmente) quanto em produtos relacionados, como cinema e dramaturgia, onde suas trilhas sonoras tem uma presença forte de bossa nova, samba e por aí vai. Não foi coincidência a Anitta cantando uma bossa nova em inglês, é porque realmente os gringos curtem muito o gênero.

Também influi nessa força a preferência de jovens adultos na Coreia por músicas mais calmas ao invés de batidões pop. Sabe quando você se sente o diferentão do rolê por ouvir uns coreanos batendo cabelo ao invés de, sei lá, uma Marília Mendonça qualquer sertanejo ou funk do momento que você acha uma bela bosta? Pois então, é exatamente assim que parte dos coreanos se sentem ouvindo um Tom Jobim ao invés de um BTS da vida, e é esse público que a dupla Beijo (E diversos outros artistas e grupos coreanos mais indie/alternative) busca: Os jovens e adultos hipsters que não estão afim de consumir K-pop. Mas eles realmente se esforçam nisso de transmitir a cultura brasileira nos seus trabalhos aprendendo e cantando em português, tanto nesse single quanto em “Meu Samba”, trabalho de estreia da dupla lançado em maio.

Tanto “Meu Samba” quanto “Seasons Pass By” são bem competentes no que se propõem e as influências são bem trabalhadas, se tornando duas músicas bem agradáveis de ouvir. Me incomodou um pouco a pronúncia deles por conta de algumas palavras que ficaram difíceis de compreender enquanto cantavam, mas não é como se eu fosse cobrar um português perfeito também (O meu mesmo já não é grande coisa, então né…). De qualquer forma ambas as músicas possuem as suas versões em coreano para quem preferir, mas foi gostoso ouvir o esforço com o nosso idioma da dupla em duas boas canções.

Uma consideração sobre “Uma dupla coreana chamada Beijo lançou a bossa nova “Seasons Pass By”, com direito a versão em português”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s