Kyary Pamyu Pamyu é uma lenda folk careca em “Kamaitachi”

A presença de Kyary na cena J-pop caiu muito desde o Japamyu, de um jeito que a gata mal é comentada em época de música nova. Mas aqui estamos com Pamyuzão chegando aos 10 anos de carreira na ativa (acho que ninguém que viu o BOOM de PONPONPON apostou que ela ia durar tanto tempo assim) e lançando seu 18° single, “Kamaitachi”:

O MV passeia por algumas lendas e crenças do folclore japonês, como Kaminari e Kamaitachi, e a lenda do cordão vermelho (Aquela em que os japoneses acreditam que duas pessoas são ligadas por um cordão vermelho e destinadas a ficar juntas para sempre). Tudo isso é contado através da estética colorida de harajuku já clássica da Pamyu, algo que contribuiu para o entretenimento do vídeo inteiro. A performance teatral foi outro ponto alto do vídeo, pois foi como se eu estivesse assistindo algum programa infantil da TV Cultura e revivendo boas memórias da infância. E tivemos Pamyu careca… porque sim (Foi mais legal que ver a Solar careca). Enfim, melhor PV da Kyary em um bom tempo pois tudo deu certo.

A música também é legal, embora funcione muito mais com o vídeo. Essa sonoridade da Pamyu já não cola mais comigo há uns anos (Nem com o Japão, aparentemente), mas essa música é uma exceção. É tudo bem gostoso e fofinho nessa música, desde os versos até o refrão, Nakata não errou a mão dessa vez e criou uma música pra gente cantar junto e se divertir ouvindo. Mas eu genuinamente não imagino essa música tocando em qualquer lugar que não seja uma matéria de programa da Record falando como o Japão é um lugar excêntrico e cheio de curiosidades esquisitas, e isso acaba sendo um problema pra Pamyu se levar em conta que ela deveria tentar lançar algo menos nichado se ainda quiser tirar algum hit da manga (Embora pareça mais que ela lança música como hobby entre um trabalho e outro de modelo do que qualquer outra coisa… Mas enfim).

Uma consideração sobre “Kyary Pamyu Pamyu é uma lenda folk careca em “Kamaitachi””

  1. Tô muuuito feliz em ler esta matéria! Quando ouvi está música também não curti mas achei que fosse pelo meu ouvido “ocidental” não bater com este estilo, acompanho a Kyary há anos e as músicas dela com esta pegada são as que menos gosto (O estilo dela que mais gosto são em faixas como Drinker, No No No). Espero que o Nakata consiga lançar um album mais abrangente para esta lenda que a Kyary é.
    Comecei no J-Pop pela Kyary e depois de anos larguei meu preconceito com grupos asiáticos e dei uma chance para o Perfume e gosto ainda mais que da Kyary pois encontro nelas a sonoridade mais “madura” que sinto falta na Kyary.
    Acho que o Nakata nicha muito os grupos dele, dando pro Perfume algo mais maduro e “comercial” e pra Kyary o Kawaii de sempre.
    NAKATA ESTÁ EM SUAS MÃOS NÃO DEIXE A KYARY MORRER!! QUERO ELA COM 90 ANOS DE CARREIRA IGUAL O PERFUME!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s