Depois de mais de 3 anos, Morning Musume anunciou o lançamento do seu 16º álbum de estúdio “16th ~That’s J-POP~” (É de praxe no Hello!Project botar o número do álbum para seus acts) para o próximo dia 31. E esse fim de semana o grupo lançou o lyric video para uma das faixas inéditas do álbum, “Ren’ai Destiny ~Hon’ne wo Ronjitai~”:
Essa é uma música meio diferente do que o grupo se acostumou a lançar, botando uma banda de rock no instrumental para misturar com o EDM aceleradíssimo de sempre e deixando a música com uma energia meio seiyuu de segundo escalão e meio AKB48 depois de tomar 7 latas de Monster Energy Drink. Não é uma música para ouvir sempre (Muita informação jogada no seu ouvido, é bem complicadinha de digerir) mas é uma música que diverte e para o Morning Musume isso já é ótimo. Ninguém espera essas fofinhas lançando a nova “Love Machine”, então qualquer música que não seja totalmente insuportável eu aceito.
Sobre o álbum, eu acho o nome “That’s J-POP” genial para um trabalho de um grupo como Morning Musume, que foi um dos primeiros nomes a levantar todo o conceito e fórmula de grupo idol feminino no Japão e até hoje é um nome relevante na cena (Não tão forte quanto na era de ouro delas lá pelo final dos anos 90/início dos 2000 mas ainda é a marca que mais rende para o H!P). Poderia ser mais do que um álbum de estúdio? Sim, dava pra fazer uma grande coletânea chamando as fodonas e véias que carregaram o Morning Musume nas costas (Seria icônico demais eles tirando gatinhas como Reinão Tanaka e Mari Yaguchi do ostracismo) para mostrar como é que se faz, mas elas meio que já fizeram isso quando comemoraram os 20 anos do grupo lá em 2018/2019, então tá valendo. Capas e tracklist abaixo:
Edição limitada para a bicha classe média que ostenta um Blu-Ray em casa (CD+Blu Ray)

Edição popular para a bicha mais povão que só tem um aparelho de som em casa (Apenas CD)

- Aishite Nan ga Warui!? (What’s Wrong with Love!?)
- Gyuusaretai Dake na no ni (I Just Want to Be Hugged) — Single, lançado em 16/12/2020
- Shinjiru Shika! (Only Believe) (Ikuta Erina, Ishida Ayumi, Oda Sakura, Kaga Kaede, Morito Chisaki, Okamura Homare)
- TIME IS MONEY! (Sato Masaki, Nonaka Miki, Yokoyama Reina, Yamazaki Mei)
- Nakimushi My Dream (Crybaby My Dream)
- Futari wa Abekobe (We are Opposites) (Fukumura Mizuki, Makino Maria, Haga Akane, Kitagawa Rio)
- Junjou Evidence (Evidence of Innocence) — Single, lançado em 16/12/2020
- Kono Mama! (Like This)
- KOKORO & KARADA (Minds & Bodies) — Single, lançado em 22/01/2020
- Jinsei Blues (Life Blues) — Single, lançado em 12/06/2019
- Hey! Unfair Baby
- Ren’ai Destiny ~Hon’ne wo Ronjitai~ (Love Destiny ~I Want to Discuss the Real Intention~)
- LOVEpedia — Single, lançado em 22/01/2020
- Ningen Kankei No way way (Human Relationship No Way Way) — Single, lançado em 22/01/2020
- Seishun Night (Youthful Night) — Single, lançado em 12/06/2019
Vendo tudo que já foi lançado até agora para esse álbum, “That’s J-POP” meio que consolida um Morning Musume que se leva mais a sério tanto nos singles lançados quanto nos visuais que tivemos até aqui… E não sei se isso é tão legal pra elas. Os singles mais memoráveis do Momusu comigo são aqueles com elementos assumidamente toscos, e essa sequência de farofões EDM frenéticos que as gatas vem lançando há uns bons anos pecam em não ter esse elemento (Além de deixar o álbum pesadíssimo com tanta fritação).
Dito isso, os singles desse álbum são muito bons no geral (Seishun Night e Ningen Kankei No way way são ótimas e as outras faixas, com exceção de KOKORO & KARADA, são legais de ouvir também), então temos um álbum com tudo para ser o melhor dos álbuns mais recentes do Momusu. Talvez não seja um dos álbuns mais agradáveis com tanto batidão acelerado e jogado no seu ouvido mas, se você é um Kpopper que quer experimentar algo novo depois de engolir tanto girl crush da Coreia, vale a pena dar uma ouvida nos singles linkados.