Review Retrô: Quando o GFRIEND caiu até o topo dos charts com “Me Gustas Tu” (2015)

O Queendom está chegando (Ou não, vamos ver se o Covid-19 vai atrasar o programa com metade do elenco pegando o vírus), e acho uma boa ideia revisitar alguns singles dos grupos que estão participando do programa para se declararem as rainhas do K-pop, além de ser uma boa forma de encher linguiça em dias sem lançamentos que me interessam. E para começar esse mini especial, vamos falar do momento em que o GFRIEND tombou (literalmente) para chegar até o mainstream com “Me Gustas Tu”:

Para quem não lembra, lá no debut o GFRIEND tentava a todo custo recriar a magia de “Into The New World” só que mais propositalmente fofo, adotando até uma Jessica de estimação para o grupo. Como em 2015 a fanbase do SNSD era resumida em adultos que sobreviveram na guerra SNSD x Jessica, eles não tiveram força para esculhambar outro grupo no debut como tinham em 2010 e 2011, e “Glass Bead” teve um resultado satisfatório para um grupo de fundo de quintal da época. Isso rendeu o primeiro comeback onde elas seguiram a mesma sonoridade de popzinho fofo mais dramático e orquestrado, com o vídeo indo num caminho mais “Final de semana com as amigas no Parque Ibirapuera”. GFRIEND foi um dos primeiros grupos a adotar a estratégia “Se deu certo no debut, vamos montar uma fucking TRILOGIA em cima da mesma estética e som”.

O desempenho inicial foi até razoável, basicamente mantendo os números do de debut e tal, mas o *BOOM* veio depois de uma apresentação do grupo onde as gatinhas estouraram a cara no chão diversas vezes por conta do palco liso e molhado devido a uma chuva que rolou momentos antes. Na época o TikTok ainda não era uma coisa para coreografias mais ou menos viralizarem facilmente, então os girlgroups tinham que dar a vida para fazer o negócio acontecer:

A apresentação viralizou entre os coreanos pois, mesmo com as gatinhas perdendo 12 dentes por tombo, elas mostraram profissionalismo e continuaram com a apresentação com muita graça e leveza como se nada tivesse acontecido. A mim me preocupou o fato de ninguém ter socorrido a Yuju lá pelo 3º tombo, mas o sacrifício valeu a pena pois, junto ao viral, a música passou a subir horrores nos charts e garantiu para o GFRIEND o primeiro Top 10 na Gaon, causando um tombamento e atormentando os grupos já consolidados pois elas se tornaram as queridinhas da nação e garantiram, no comeback seguinte, a segunda maior música idol de 2016.

Quanto a música… Ela é boa. Ainda que o “white aegyo” tenha envelhecido bem no K-pop, não sinto que esses números de início de carreira do GFRIEND sejam, digamos, impactantes. “Me Gustas Tu” acerta na mesma mira de “Glass Bead”, que são músicas simpáticas demais e impactantes de menos. Gosto muito do violino e da parte mais sinfônica, pois isso dá uma elevada interessante em “Me Gustas Tu” (Especialmente no refrão), mas não é nada que eu fique “UAU”, sabe?! Acho que faltava um timbre um pouco mais forte nessa faixa, as vozes das meninas são bonitas e doces mas, nessa música, não eram nada demais. O mini solo de guitarra depois da ponte, entretanto, é infalível e o ponto mais alto da faixa. No geral “Me Gustas Tu” é uma faixa agradável, porém não tem aquela força que eleve a música para outro nível e a distancie da manada de faixas fofinhas que o K-pop já lançou.

Provavelmente as meninas do GFRIEND não tenham boas lembranças dessa apresentação, mas sem a performance o single (E provavelmente a carreira das meninas depois dele) não teria o impacto que teve, transformando o GFRIEND em um dos grupos de fundo de quintal mais queridos do K-pop até a Coreia decidir que não eram mais tão queridas assim depois de uns 2 ou 3 comebacks. Ainda que não seja o maior sucesso do grupo, “Me Gustas Tu” é o single mais importante da carreira do GFRIEND pois, sem ele, elas seriam apenas mais um girlgroup de 3º escalão no meio de tantos outros girlgroups.


Para mais flashbacks dos nomes do Queendom e mais comentários sobre o programa que começa no próximo dia 31, siga o Pop Asiático.jpg no twitter: @popasiaticojpg

3 comentários sobre “Review Retrô: Quando o GFRIEND caiu até o topo dos charts com “Me Gustas Tu” (2015)

    • eu acho fingertip um hino injustiçado viu?
      acho que tbm por ter sido lançada no momento errado, mas que foi uma aposta arriscada pro gp foi, eu acho que se ela tivesse sido lançada em um outro momento dps dos lançamentos mais maduros do gp teria dado mais certo.

  1. me gustas tu uma das melhores da carreira das meninas, esse tipo de msc faz falta no kpop de hj em dia que só tem aqueles girl crush que 500 grupos lançam toda a semana…

Os comentários estão desativados.