LADO B: SNSD – Trick

Todo artista tem aquela música que não ganha a devida promoção, fica meio escondida como album track ou b-side e acaba desperdiçando o potencial de uma música icônica que é fácil um dos auges da carreira. E o Lado B nasceu para comentar essas grandes músicas que o artista não fez questão de divulgar mas que eu ouvi e acho que merecem muita atenção.

E hoje temos uma música do SNSD que parece só mais uma oportunidade de provar o quão horrível “The Boys” é, mas “TRICK” é de longe um dos melhores esforços que o SNSD entregou em vida:

Não é segredo para quem lê esse blog como eu acho “The Boys” um dos troços mais superestimados e abomináveis do K-pop, mas nunca tive oportunidade de comentar sobre o álbum que essa bomba carregou… Ou nunca tive vontade, já que o álbum também não é lá grandes coisas MAS, em defesa, em 2011 as gravadoras e produtores de girlgroups só se preocupavam em gravar 2 ou 3 faixas de verdade e encher o resto dos álbuns de fillers para falar “O comeback tá pronto”, com uma ou outra exceção. Com o SNSD não foi diferente, com o “The Boys” tendo umas 2 ou 3 faixas fortes de verdade e o resto só enchendo linguiça no álbum… PORÉM, uma dessas faixas boas é, para mim, uma das melhores músicas do álbum.

“TRICK” funciona na ideia “Femme Fatale” que foi o conceito do álbum. Primeiro no instrumental, que é um farofão EDM tirado diretamente do “Femme Fatale” da Britney Spears, bem animado, bem pros gays mesmo. Os vocais foram muito bem processados e dão um ar mais futurista para a coisa toda, me lembrando o ótimo primeiro álbum japonês do grupo (Estaria em casa no meio de You Aholic e The Great Escape), e o refrão é o destaque da música sendo uma delícia dramática e bem dinâmica. Eu adoro quando o refrão se propõe a elevar a experiência da farofona que os versos deixou, e fica ainda mais legal quando a gente nota que isso não envolve notas altas ou coisa do tipo, mas elevar sem exageros a potência do instrumental e a interpretação mais hipnótica das meninas.

“TRICK” é uma faixa que brinca não só com o ouvinte, mas também com as interpretes. Metade das meninas com as vozes processadíssimas, Taeyeon se contendo e se preocupando em se manter na melodia, a vocal line no geral se permitindo a fazer algo fora da caixinha sem se preocupar em ser a vocal line, é tudo diferente do que se espera do SNSD. Até a sonoridade mais moderninha para a época deixa de lado aquela brand cafona que cerca o grupo. Claro que se “TRICK” ganhasse um MV ele seria cafonérrimo com luzes estourando, avisos de cuidado para fotossensíveis e algumas das roupas futuristas mais ofensivas da história, mas elas preferiram evitar acusações de plagiar o 2NE1 e seguraram essa faixa como album track mesmo. Isso é até bom para a faixa pois “TRICK” é uma música muito boa que ofusca totalmente o single, fazendo esse comeback valer a pena no fim do dia.

O 2011 do SNSD no geral rendeu algumas das melhores músicas da história do grupo, e o eletropop futurista delas envelheceu bem na maior parte deles, com “TRICK” sendo um bom vinho nesse aspecto. É legal ver o SNSD fugindo do óbvio para elas e dando certo, pois “TRICK” é uma faixa eletrizante, envolvente e viciante há mais de 10 anos. “TRICK” é o tipo de música pop que tocaria até hoje nas boates se uma Lady Gaga ou Britney tivesse lançado, e temos que dar mérito ao SNSD por lançar uma música que funcione tão bem para os gays desse jeito.

3 comentários sobre “LADO B: SNSD – Trick

  1. a única que salva nesse álbum… pensar que na época era sone e inclusive tenho esse até hoje.

  2. Desbloqueia memórias da minha mente Trick.
    Lembro de no ano seguinte em um evento de anime uma vendedora de uma loja deixando rolar o álbum do SNSD_ naquela época era muito difícil também de ouvir todas as músicas, não sei pra alguns, mas pra mim era, pois eram todas separadas e os fãs que levantavam no youtube, de uns anos pra cá que tu acha bem bonitinha na ordem no youtube e em outros lugares_
    E fiquei surtando com a música, amo o instrumental e o estilo dela.

Os comentários estão desativados.