Wonder Girls é um dos meus grupos favoritos do K-pop, o meu favorito dos grupos do Big 3 e com 2 dos meus álbuns favoritos do K-pop: Wonder World e Reboot. Um girlgroup memorável, pioneiro e de bastante impacto na indústria, sendo um dos maiores girlgroups da segunda geração e, em 2022, comemorou 15 anos de debut. E como esse é um grupo que muitos leitores desse blog simpatizam/amam (Além de vencerem a pequena enquete que fiz no meu twitter), nada mais justo que fazer um grande recap comentando os singles que o grupo lançou de 2007 até sua despedida em 2017. Quais são os melhores singles que o Wonder Girls lançou de acordo com a crítica especializada desse blogueiro? Clica no “Leia mais” e descubra:
Tier D — Ruim/Horrível
Irony
“Irony” é um single que envelheceu muito mal comigo. É um debut interessante pois o Wonder Girls surgia como algo novo que brincava com a nostalgia e, ao mesmo tempo, ajudou a construir um novo momento para o pop coreano. Porém “Irony” é um single muito, na falta de palavra melhor para definir, cru. Em vários momentos a música parece chegar em algum lugar, parece que vai ter um twist que levasse a música para outro nível, mas ela estaciona e fica chata de se escutar. No final, “Irony” é uma música com uma ideia muito boa, mas uma execução desinteressante que melhoraria rapidamente já no 1º comeback do grupo.
The DJ Is Mine
Já essa daqui é só tenebrosa mesmo. Tosca de um jeito ruim, mal feita de um jeito ruim, autotune desastroso de um jeito ruim… Nada salva nessa aqui. “The DJ Is Mine” acaba sendo só uma tentativa desnecessariamente desesperada de emplacar o Wonder Girls nos Estados Unidos, atrasou a vida delas na Coreia e só deu espaço para outros girlgroups crescerem e se estabelecerem no K-pop.
Tier C — Mais ou menos
This Fool
Outra música que a Wikipedia diz que é single e eu sigo os padrões desse confiável site para fazer esse post. Acho que o instrumental é fofinho e divertido num primeiro momento mas logo esses wob wob cansam e a música parece girar em círculos. Não é irritante para mim com “Irony” é, somente esquecível. Um tanto faz.
Like Money
“Like Money” é… Bem… Tem uma boa intenção de conceito retrofuturista. Na verdade eu gosto de “Like Money”, mas como quase tudo envolvendo ideias que emplacaram na versão farofa do Black Eyed Peas, é um EDM que não envelheceu bem e tem um autotune estranho. “Like Money” na verdade é mais um single trash que funcionaria mais se o Wonder Girls adotasse a coisa toda como uma paródia que nem elas fizeram em “So Hot”, mas dá para ver que elas levaram a sério como uma tentativa de modernizar o conceito principal do grupo. No fim, “Like Money” é só mais um single na história.
Draw Me
Baladinha de despedida que parece alguma demo que não usaram no Reboot e resolveram usar agora. Fofa e com vocais delicados que me fazem captar a ideia de despedida adorável, mas não me conecta de fato a faixa. Para mim, nada demais.
Tier B — Bom
It’s Not Love
Eu não fazia a menor ideia de que essa música foi single mas, se a Wikipedia está dizendo, quem sou eu para discordar né? Enfim, “It’s Not Love” é mais uma das 400 baladas inspiradas em R&B anos 2000 que saíram na Coreia para tentar emular “Because I’m a Woman” do Kiss, sendo uma faixa gostosa e suave que combina com a época. Hoje em dia é uma música que funciona mais pela nostalgia das pessoas que simpatizam com midtempos R&B de 20 anos atrás. Como eu sou uma dessas pessoas, eu gosto dessa música.
Nobody
“Nobody” é uma canção assinatura do Wonder Girls. Pensou no grupo, pensou nessa música. Mas quando você conhece o resto da discografia (Especialmente o que elas lançaram DEPOIS de “Nobody”), “Nobody” perde o impacto comigo. Quer dizer, deve ter sido muito legal viver essa síndrome de “Nobody” dominando a Coreia e alcançando até os Estados Unidos em 2009, mas hoje em dia… Acho que é uma música que perdeu aquele brilho. “Nobody” é uma música boa e lendária para o K-pop, mas está longe de ser a minha favorita do Wonder Girls.
Like This
“Like This”, assim como o conceito de flashmob, são coisas que estacionaram no ano de 2012. Porém, eu tenho um carinho por essa música. Acho que a batida é contagiante e as repetições funcionam a todo momento, e é o tipo de música que eu ouviria para dançar a coreografia com os meus amigos se os meus amigos se interessassem minimamente por K-pop. “Like This” é animada do início ao fim, e isso me deixa feliz ouvindo com vontade de dançar até não aguentar mais. Não é um single grandioso, mas é extremamente divertido.
Tier A — Ótimo
So Hot
“So Hot” funciona demais como aquela música ironicamente fútil sobre ser o assunto quente do momento, e eu gosto mais ainda do fato da música não tentar ir além disso. “So Hot” é uma faixa pop, é viciante, chiclete e, acima de tudo, divertida. Uma das graças de acompanhar música pop para são essas faixas propositalmente bobas que dão a volta e ficam ótimas, pois eu entro no personagem e danço, faço pose, me sinto aquela gatinha fútil dos anos 2000. Não é o single perfeito, mas é uma ótima e forte faixa retrô.
2 Different Tears
Eu sinto que serei bem gongado por colocar “2 Different Tears” tão alto, mas acho que é o single do Wonder Girls que representa melhor o conceito retrô exagerado que fez história nos primeiros anos do grupo. A estética forte do MV é algo que me encanta por ser bastante expressiva, e isso reflete na música com um ritmo cativante, vocais simples que combinam com o instrumental e um refrão sing along que eu acho maravilhoso. “2 Different Tears” é um single muito bem humorado e entrega o entretenimento que promete, sendo exagerada o suficiente para se tornar ótima tanto em coreano quanto em inglês.
Why So Lonely
De todos os momentos do Wonder Girls no K-pop, o mais inusitado sem dúvidas veio no último comeback do grupo. Quem em sã consciência imaginaria o Wonder Girls como uma banda reggae? E quem imaginaria que fica tão bom? “Why So Lonely” é mais cadenciada e sensual, não é tão focada numa performance forte e aposta mais em sentir vibe e a erva batendo em um single que cria uma atmosfera hipnotizante e vocais envolventes. “Why So Lonely” é um single que você embarca na vibe e instantaneamente me faz aclamar como uma faixa impressionante, e o último grande acerto do Wonder Girls no pop.
Tier S — Perfeito
Tell Me
O primeiro exemplo de “Do lixo ao luxo” do K-pop para mim, “Tell Me” é o grande momento de um girlgroup de K-pop emulando synthpop oitentista dos anos 2000. Ok que na época não existiam muitos girlgroups com conceito retrô e o Wonder Girls abriu o caminho para o estilo, mas “Tell Me” é uma série de acertos e justificavelmente é uma das músicas assinatura da segunda geração do K-pop. O sample de “Two Of Hearts” da Stacey Q é tão bem usado que você nem nota que existe um sample, é um som cheio de personalidade e original, você ouve essa música e já associa imediatamente ao Wonder Girls. “Tell Me” é um grande número dos anos 2000, uma música única e memorável que me conquista até hoje e segue envelhecendo como um clássico.
Be My Baby
Num primeiro momento “Be My Baby” destoa muito do que o Wonder Girls vinha fazendo porque não tem humor de tiozão do JYP, uma história de vídeo ou coisas que descambem para o lado mais exagerado do conceito retrô. É um amadurecimento do conceito do Wonder Girls que passou a levar mais a sério o conceito e tentou, com esse single, reviver a magia de girlgroups americanos dos 50/60. Elas tinham um efeito em preto e branco, escadas, luzes e um sonho, e conseguiram lançar um dos meus singles favoritos do K-pop. “Be My Baby” é simplesmente perfeita.
I Feel You
Elas estavam 3 anos longe e já estavam dadas como mortas, mas elas se reinventaram, tanto na formação quanto na imagem e na sonoridade. Agora elas são uma legítima banda pop dos anos 80, cantando um legítimo pop dos anos 80 e fazendo isso da forma mais orgânica. O que me encanta em “I Feel You” é que elas mergulharam de cabeça na ideia de se repaginarem e, ao mesmo tempo que “I Feel You” soa como algo de um grupo totalmente novo, é algo que combina perfeitamente com o Wonder Girls. A evolução é gritante, a ideia é refinada e a música é impressionante. “I Feel You” é o single perfeito de um Wonder Girls que fez história revivendo diferentes eras do pop.
Eu não ironicamente acho os mvs de Nobody, i feel you e Why so lonely um dos mais criativos do kpop até hoje.
2 Different Tears HINOOOOOOOOOOOOOOOOOO
It Not Love balladinha do milênio, amo as high notes da Yeeun e Sunye.
Like This acho que demonstra o que há de melhor no Kpop, desde a melodia até a própria letra, é aquela música pra se divertir mesmo, amo o smash.
It’s Not Love balladinha do milênio!
Like This suprassumo do Kpop, desde a melodia até a letra, a música é sobre se divertir mesmo, KPop é isso, amo o Smash
Pra ser sincero, gosto bastante de “Irony”; ela tem muito aquela sonoridade do começo dos anos 2000.
Na época do comeback de “I Feel You”, em que as Wonder Girls fizeram releituras pra algumas de suas músicas antigas (“Nobody”, “Tell Me” e “So Hot”), é uma pena que “Irony” não tenha ganhado uma releitura também; acho que é uma música que se beneficiaria muito com uma versão “banda de rock”.
Confesso que achei um crime colocar Why So Lonely no tier A (claramente uma das mais lendárias delas) e Tell me no tier S (acho bem ruinzinha).
Tell Me e Nobody apesar de não estar de fato nessa era do kpop (antigamente achava que era jpop) me remete a nostalgia, tanto da primeira vez que ouvia como agora e isso na minha opinião é impressionante.
Dougie, como faz pro meus comentários não saírem como respostas dos outros? Comentei em três posts e parece que tô querendo caçar treta com alguém, mas não é verdade viu, meus comentários que saem errados.
É só escrever na caixinha de comentários no final do post. Acho que você está clicando em “resposta” do lado de um comment e aí você acaba respondendo a pessoa em questão
Tell Me é tão caótica que sempre ganha #1 pra mim