Chungha está de volta com “Bare & Rare”, que poderia ser a cantora incentivando seus fãs homossexuais a praticarem o bareback mas, na verdade, é o nome do seu 2º álbum de estúdio. Aparentemente a MNH adora criar uma saga para lançar esses álbuns da Chungha, e depois de mais de um ano para conseguir lançar o QUERENCIA ano passado, o novo álbum será dividido em DUAS partes porque… Bem, porque sim. A primeira parte foi lançada hoje, e o single é a apropriadamente veranesca “Sparkling”:
A essa altura já usaram TANTO esse template oitentista retirado de “Take On Me” no K-pop que a minha referência quando músicas assim surgem em 2022 não é nem mais o A-ha. Quando ouvi o teaser a primeira coisa que pensei foi “Nossa, a Chungha foi no saldão de demos nugu e escolheu uma para brilhar com alguém mais relevante”. De cara pensei que poderia ser um single da última fase do April, pois estaria muito na casa de “Oh My Mistake”.
Isso é um problema? Claro que não. Na verdade faz parte do charme da Chungha pegar umas músicas mais batidas e ideias já exploradas no K-pop e botar todo seu carisma e personalidade na interpretação, eu espero e quero ela fazendo isso. Deu muito certo pra ela em singles como “Roller Coaster” e “Snapping”, e acho que dá muito certo aqui também.
Outra coisa que é muito forte para “Sparkling” é o refrão que é muito bom. Um refrão bem construído é tudo que nós, fãs de música pop, gostamos de aclamar, e a Chungha fez isso muito bem em “Sparkling”, elevando toda a experiência construída nos versos e fazendo a música se tornar mais vibrante e cativante. “Sparkling” não tem muitos segredos ou invenções por trás, mas é uma faixa que valoriza a persona e os atributos positivos da Chungha como cantora. Ela sabe fazer esses singles mais simples serem muito agradáveis com sua voz e carisma que transborda a música. Nas mãos de uma outra cantora “Sparkling” poderia não ter o mesmo efeito, mas sinto que estou brilhando com os raios de sol atingindo meu corpo enquanto ouço essa música. Para um single de verão, “Sparkling” cumpre com todos os requisitos.
“Sparkling” é mais uma adição divertida e colorida para o verão coreano (Que apesar de ainda não ter servido algo tão apocalíptico na minha vida como “Summer Again”, está bem consistente com lançamentos bem legais). Não é a coisa mais original que você ouvirá esse ano mas é exatamente o que a Chungha faz de melhor. “Sparkling” é muito legal, animada, dançante e traz aquele calorzinho gostoso típico da estação. Não é o grande single de 2022 (Ou a grande música dessa primeira parte do álbum novo) mas, para quem curte um pop fácil de se divertir, a Chungha entregou tudo mais uma vez.
PS: O melhor single de verão da Chungha segue não sendo single ou de verão:
Chungha tá linda, loira e fresh. Linda como sempre. O clipe tá rico e bonito maaaas não curti muito a música. É legalzinha, bonitinha, muita inha. Não que seja ruim mas gosto da Chungha sangue nos olhos, sexy, meio dark, com uma sonoridade que faz a gente querer sair dançando e fazendo close. Enfim, pelo menos a lenda conseguiu um comeback né? A empresa dela resolveu lembrar que tem uma das maiores solistas no catálogo, na verdade a única relevante (Bvndit coitadas, esquecidas no churrasco)
ChungHa sempre funciona pra mim. Essa imagem de diva pop, com muita opulência, close, sensualidade e feminilidade. É inegável que o repertório da gata poderia ser considerado “genérico”, porém é o que diva pop precisa lançar. Músicas com melodia, chicletes, que trazem essa fantasia de diva pra quem ouve. Literalmente música pros gays.
Pra mim isso é kpop, e eu fico muito feliz quando aparecem solistas fazendo esse tipo de trabalho (ChungHa, Hyolyn, Eunbi, etc).
Achei chatinha… O álbum tem faixas melhores, mas não achei ele muito coeso… Literalmente parece que foram num saldão mesmo, escolheram várias demos de diferentes gêneros e tacaram tudo lá
Eu amo esse lado menos agressivo e mais glamuroso da Chungha, por que é esse o diferencial dela na minha opinião: ela consegue transformar qualquer tranqueira em algo cheio de glamour e brilho, e todo mundo só tem a ganhar quando ela aposta nessa sonoridade. Sparkling é uma delícia, os versos são bons mas o refrão leva ela a aquele patamar de música de verão que você põe pra tocar num dia quente em que você acordou cheio de energia e é de refrões que o k-pop precisa, cada vez mais e melhores, e fico feliz que as empresas estão gradualmente parando de apostar nos anti-drops e trap no lugar do refrão. Se for pra consistentemente ter apenas um dos dois, prefiro as músicas com um refrão de verdade todos os dias do ano. Realmente não é a música do ano, mas é uma das melhores do verão coreano até agora.
Minha única reclamação é que Sparkling NÃO é uma Roller Coaster. Tanto em imagem quando sonoridade, acho que dificilmente algo vai funcionar tão bem pra Chungha e criar uma música tão dramática e saborosa quanto aquela, mas ela tentou em Sparkling, e eu aprecio muito. Enquanto a sucessora da apocalíptica não vem, aprecio as tentativas como Sparkling, e espero que o single da próxima parte do Bare&Rare (que eu não ouvi ainda) seja algo mais parecido com Stay Tonight e Dream of You do que Bicycle (apesar de ao contrário da maioria eu gostar muito dessa, também)
àquele*, escrevi na pressa, enfim 😛
Para mim Chungha funciona muito, até as musicas mais fracas dela eu curto.
Como falaram ali em cima, o album tem faixas mais interessantes mas a title não deixa de ser boa por isso.
E como a própria falou, a pt. 2 do album terá mais referencias latinas.
Ou seja, LA CHICA CHUNGHA VOLVERÁ
Essa música tem a mesma estrutura do Boys Don’t Cry da Anitta. Eu agradeço pq adoro qualquer música que simule o a-ha, mesmo que seja nos pequenos detalhes.
Achei a title fraca, ofusca demais outras músicas boas do conjunto e fazemos um mutirão por justiça a melhor delas, a ‘XXXX’ (aquele feat com a Bibi também está impecável). Sinto saudade dos surtos maduros da Chung Ha como na ‘Snapping’, esse ano ela tentou fazer um hit verão tipo a Sunmi mas passou longe. Essa title conseguiu ser tão genérica (e fraca) quanto ‘Why Don’t You Know’, ‘Love U’, e definitivamente outros grupos como StayC, Weeekly, Oh My Girl são capazes de fazer músicas de verão iguais ou até melhores.
Forças Chunga Ha!