Hoje rolou o Superstar Loona, mais um dos trezentos jogos de ritmo Superstar que vai encher os bolsos da DALCOMSOFT com mais um contrato separado desse jogo. Havia uma certa expectativa sobre esse jogo do Loona para saber se a Chuu seria incluída, mas os rumores se confirmaram e a menina mais moleca da tv coreana não está no jogo com cards, pfp, o solo “Heart Attack” e nem mesmo as músicas da unit yyxy:
Não estou tão antenado nas fofocas então não sei se confirmaram que a Chuu conseguiu na justiça o desligamento de seu contrato com a BBC, mas sabemos que é por isso que ela não é incluída no game, afinal a BBC não deve ter mais direitos sobre a imagem da Chuu. Daí, voluntariamente ou não, temos o famoso processo de apagamento histórico do K-pop, onde as empresas internamente passam a tratar o idol como persona non grata e, aos poucos, apagando seu trabalho e tratando tudo como surto coletivo. Para não citar a Jessica como exemplo disso pela milésima vez nesse blog, podemos comentar sobre a G.NA, que fez um sucesso como solista da Cube lá no início da década passada mas, depois de seu nome ser exposto em um escândalo de prostituição, a Cube simplesmente encerrou o contrato e finge que a carreira dela nunca existiu.
E depois desse último single tenebroso acho que nem ela se importa em lembrar que teve uma carreira na Cube
Tem muitos projetos e artistas que dão errado e as empresas simplesmente queimam o arquivo e varrem para debaixo do tapete, e essa ausência da Chuu no Superstar Loona pode ser o primeiro passo para separar qualquer ligação da Chuu com o Loona ou a BBC. No caso deles é um pouco mais complicado uma vez que os solos da Chuu costumam ser mais populares que as músicas do próprio Loona, mas vamos ver como a empresa vai lidar com ela (Já que a solução fácil que seria chutar a Chuu do Loona de uma vez eles não vão tomar tão cedo, aparentemente).
Eu gosto de acompanhar sempre que posso esses episódios da Chuu com a BBC pois sinto que esse é o último resquício de entretenimento da 2ª geração que isso pode me proporcionar: O barraco entre empresa e funcionário prolongado desnecessariamente. Hoje em dia as empresas mais estruturadas mais ou menos aprenderam a lição e tentam encerrar contratos da forma mais amistosa e discreta com os idols sem nenhuma polêmica e que só querem seguir carreira como atriz ou vendendo café em algum barzinho, mas a BBC e a Chuu realmente estão servindo aquelas demissões clássicas, com muito drama, boicotes, apagamento histórico e confusão de bastidores que irão se estender até mesmo depois que a Chuu conseguir se livrar desse barco.
Não sei se é verdade, mas tinha visto no Twitter alguém divulgando as fotos das telas de “loading” do jogo, e a Chuu aparecia junto com as outras.
Acho que o maior problema é que a BBC não é clara sobre o que está acontecendo. Já li que eles garantiram que não há qualquer problema entre a agência e a Chuu (e até teriam ameaçado processar quem diz o contrário), que ela só estaria faltando aos compromissos do LOONA por conflito de agenda… mas caramba, pra ela aparecer no joguinho ela nem teria que fazer nada, teria?
Aí fica a dúvida se a BBC está tentando “apagar” a imagem dela ou se foi ela que vetou o uso da imagem no jogo. No primeiro caso, seria uma atitude muito mesquinha e ingrata da agência, considerando toda a dedicação que ela teve ao longo desses anos. No segundo caso (que eu acho pouco provável), eu até entenderia a Chuu decidir vetar a inclusão dela no jogo por alguma bronca com a agência, mas não acho que seria uma atitude inteligente da parte dela – sim, ela pode ser a mais famosa do LOONA, mas ela também não é nenhuma Seolhyun que já está com a vida ganha, então não sei se vale a pena pra ela recusar uma oportunidade que traria visibilidade… o k-pop tá cheio de idols que já foram queridinhas do povão e caíram no ostracismo pouco tempo depois (oi, JooE, como vai?).
No fim das contas, só espero que eles resolvam essa situação da melhor forma possível pra todas as partes (inclusive pras outras integrantes, que são afetadas por tudo isso), e que resolvam LOGO.
Pelo menos as gatinhas que a BBC força se garantem no vocal sem a Chuu né, não teremos um mico parecido com a Tiffany fazendo a high note de divine, se eles quiserem mesmo apagar a Chuu podem regravar heart attack e lançar como single do grupo, já vai ser melhor que toda a discografia delas pós debut
A ideia delas regravarem alguns solos como singles do grupo é ótima, mas acho que com “Heart Attack” não daria certo; essa música é muito a cara da Chuu. É o mesmo caso de “Kiss Later”, que só funciona com a YeoJin cantando.
Algumas que acho que funcionariam como singles do grupo seriam “Singing In The Rain”, “Everyday I Love You” (a póbi da ViViane provavelmente ia ficar sem versos na própria música…), “new” e “Eclipse”. “One&Only” também, mas não sei se muita gente teria interesse em ouvir essa novamente (e os microrraps dessa música PRECISAM continuar com a Go Won).
Mas como assim você não sabe que um diamante tem 11 lados, Dougie?
Hahahaha, boa!!
Se bem que no caso do LOONA, a treta da Chuu parece ser só com a agência, mesmo; teve uns stories da YeoJin feitos logo antes delas viajarem pra turnê internacional onde ela mostrava o cabelo novo, e a Chuu aparecia no fundo zoando com as outras integrantes (mas claro, se o desligamento do contrato da Chuu significar que a dívida das outras integrantes vai AUMENTAR, pode ser que a amizade acabe azedando… tomara que não seja esse o caso).
Eu morri de rir daquele post que tu fez incluindo ela, o Lula, Jéssica e Lee Gai kkkkkkkkkk
Mano, eu tô começando a ficar com pena da Chuu, pois caso se concretize, acredito que ela não consiga sustentar nem pra ser persona de programas musicais. Ou quem sabe né? Vai que ela se mantém.
Aí meu Deus, irei morrer de ansiedade pro fim desse desfecho e imaginando a notinha quando ela pular de fato fora