Depois de 3 anos na ativa (Sendo quase dois deles em hiatus… lol), a MNH anunciou hoje o fim do girlgroup BVNDIT. A nota de disband não fez muita questão de disfarçar ou dar um motivo para o fim do grupo e só desejou sorte e todo apoio da empresa para as meninas nesse recomeço para as integrantes:
Eu simpatizava muito com o BVNDIT pois gostava muito das músicas legais do grupo. Elas não tinham 100% de aproveitamento na minha playlist (O debut delas é bem qualquer coisa e nunca engoli “Jungle”), mas o resto dos singles do grupo são bem bons e conseguem ter seu próprio brilho. Para um grupo nugu, elas até tem uma coleção de singles bem variada e consistente, e o último EP delas é muito bom como uma boa jóia nugu deve ser. Só é uma pena que o grupo nunca vingou com o público e o disband precoce acabou sendo inevitável.
Se o fracasso do BVNDIT é culpa da MNH? Provavelmente, mas acho que eles fizeram o possível. Vendo o histórico da empresa e do grupo, acho que o BVNDIT surgiu cedo demais na vida de uma empresa pequena que mal consegue gerenciar a carreira da Chungha (Que faz sucesso de fato), e com a pandemia se arrastando até hoje ficou ainda mais difícil para eles. Claro que isso é incompetência da empresa, mas acho que o primeiro ano do grupo foi até bem gerenciado com elas lançando músicas frequentemente e tal, só que a pandemia acabou afundando tudo por lá e o “Re: Original” acabou sendo o canto dos cisnes para o BVNDIT mesmo. Acredito que elas foram mais vítimas da pandemia quebrando as pernas de toda santa gravadora fundo de quintal do que da gravadora em si.
Acho o BVNDIT um grupo bem legal que tinha muito potencial para acontecer, só surgiu na época errada. Até entendo o movimento da MNH de aproveitar o auge que a Chungha vivia ali em 2019, mas se viessem agora, em 2022, com “Venom” de debut, provavelmente elas chamariam muita atenção da fanbase internacional e até conseguiriam números melhores na carreira. Se a MNH soubesse que viria uma pandemia pronta para acabar com a farra das empresas nugu do K-pop eu tenho certeza que elas só seriam lançadas agora e, assim, melhor aproveitadas e divulgadas, mas ninguém consegue prever o futuro desse jeito.
BVNDIT começou complicadíssimo até pelo nome, mas eu curtia a vibe latinesca e o vocal das divas. Esse grupo é mais um dos tantos que abriram a quarta geração, mas que, na minha opinião, não conseguiram propulsão para fazer a geração acontecer de fato. Pra mim a nova geração tá nascendo esse ano, potencialmente.
O BVNDIT começou desfalcado com esse nome zoado e o debut fraquissimo, mas assim que elas lançaram Dramatic eu vi muito potencial nelas, sem falar que como pessoas as 5 são engraçadissimas e carismáticas então achei que talvez emplacassem em variety. Fico triste mesmo com a morte prematura delas…
ps: ainda tenho a teoria que elas teriam emplacado horrores se a MHN fosse inteligente mesmo e tivesse feito com que o debut delas fosse entrelaçado com a Chungha: podia ser tanto elas sendo introduzidas como uma parceria misteriosa num single da Chungha estilo Namie Amuro + After School, ou a Chungha ter sido feat no debut das bandidas, de qualquer jeito, puxaria muito buzz da solista pra elas e teria sido icônico já que parceira grupos solistas é quase territorio intocado no k-pop
e a empresa nem soube aproveitar os cinco minutos de fama que uma das integrantes teve naquele girls planet