O K-pop serviu muitas coisas que deram muito certo, aconteceram e fizeram sucesso esse ano, mas também tivemos coisas que não deram certo. Aquelas coisas que prometeram demais mas entregaram pouco, ou até entregaram muito mas, simplesmente, floparam. E uma dessas coisas que a fanbase esperava muito que desse certo mas simplesmente não vingou foi o Queendom 2, que todo mundo torceu pela quantidade de queridas envolvidas para vingarem nos charts coreanos mas, no fim, todo mundo flopou:
Uma diferença crucial entre o Queendom 1 e o 2 é que, além de grupos que puxavam fanbase, a primeira temporada também tinha grupos que puxavam o interesse do povão como Mamamoo, (G)I-DLE e (em menor escala) Oh My Girl, então diferentes públicos prestavam atenção no que acontecia no programa e, se alguém colasse como meme queen, injustiçada ou só uma grande personalidade de reality show, isso puxaria a marca junto para ficar ainda mais popular. Aconteceu com o Oh My Girl e o Mamamoo, que tiveram seus maiores hits pós-Queendom, o (G)I-DLE também conseguiu um sucesso com Oh My God que foi interrompido depois do escândalo da Soojin (Mas depois elas se recuperaram e estão vivendo seu auge hoje) e até as que não vingaram tiveram algum retorno (AOA viralizou uma performance no programa e o Lovelyz fez da Jisoo uma grande subcelebridade da Coreia).
No Queendom 2, além das fanbases serem significativamente menores, nenhum nome chamava atenção do grande público do K-pop. Acreditei que o Brave Girls poderia preencher esse espaço mas os coreanos soltaram gostoso a mão dessas queridas esse ano, e todas as outras participantes eram, basicamente, grupos de fanbase. Então o Queendom 2 virou um programa onde as fanbases se estapeavam na internet ao invés de um show onde o público sentisse atração em conhecer algo novo. O resultado disso é que nenhum grupo do programa hitou com seu comeback pós-Queendom na Coreia: Os grupos com fanbase continuaram sendo grupos de fanbase e os grupos que não tinham fanbase não conseguiram viralizar nada nem ninguém na Coreia.
Resumindo a situação atual de quem participou lá:
- WJSN teve um crescimento significativo nas vendas de álbuns quase que dobrando o número do lançamento anterior, mas com o IVE vendendo 1kk com um single album e “Last Sequence” pegando um peak menor que “Unnatural”, fica difícil acreditar que as garotas cósmicas terão um grande futuro pela frente.
- A participação do Loona serviu mais ou menos para consolidar a Chuu como rainha dos programas de variedade, e eu digo mais ou menos pois não sei se o Queendom ajudou de fato ou se a Chuu já estava destinada a ser a subcelebridade que é hoje com ou sem esse show. Além disso, o grupo se afundou numa maré de azar tão grande que agora sabe-se lá se ainda teremos Loona ano que vem.
- VIVIZ é um trio que ninguém ligava antes, ninguém ligou no programa e ninguém liga agora.
- Kep1er segue sendo o nome que mais vende álbuns entre as participantes do show, mas as fofas conseguiram a façanha de ver suas vendas CAÍREM depois do show.
- Brave Girls SEQUER teve comeback depois do Queendom (E isso que o Brave Brothers está há uns seis meses falando que elas lançariam um álbum no verão coreano).
- Hyolyn seguiu sendo a cantora de nicho que ela era antes do Queendom.
Ou seja, ninguém conseguiu um hit depois do show e metade das participantes perigam nem ter um comeback ano que vem. Éééééé, gata…
Particularmente, acho que a única coisa que deu certo no Queendom pra valer foi a capacidade da Hyolyn como performer. Quem conhecia a Hyolyn dos tempos em que ela carregava as lives do SISTAR nas costas sabia que a bicha segurava muito bem uma performance, mas o Queendom fez isso ser mostrado para um público maior que os festivais de verão que a bicha frequenta. Era óbvio que o Queendom não botaria a Hyolyn no estrelato novamente, mas como artista independente o Queendom foi uma ótima vitrine para conseguir contatos, parcerias e seguir com sua carreira independente. Deu certo, e a bicha bateu ponto até no MAMA desse ano em uma performance solo de “Layin’ Low” e uma parceria com a BIBI.
De resto, acho difícil acreditar em um Queendom 3. O Queendom 2 já parece ter saído na marra, e embora um 3 seria mais fácil de rolar com esse tanto de girlgroups crescendo nos charts da Coreia, o programa em si não deve mover tantos dinheiros na MNET como algum programa vagabundo de adolescentes se estapeando para debutar em um grupo idol. Com sorte o TikTok está fazendo milagres e ajudando diversos nomes do K-pop a hitarem suas músicas na Coreia e a dependência de exposição em programas como Queendom/Kingdom não parecem mais a chance de ouro desses nomes deixarem de ser nomes nugu. Azar de quem apostou no Queendom 2.
Loona foi com a esperança de ter uma trajetória a lá Gidle / OMG e vai acabar virando o Lovelyz da temporada 😭😭😭
Ainda foi um bom programa, pelo menos pra quem gosta dos grupos participantes. O que ferra é esse formato televisivo ultrapassado e enrolado.
E olha que eu esperava isso do WJSN, mas tá mais fácil elas terem um comeback (custeado pelo IVE) do que o LOONA
Muita gente ser importar com o VIVIZ! Principalmente os Na.Vs. Então n diga q é um grupo q ninguém liga
Será que esse é o enterro da franquia?
Flopou bonito e não fez diferença de nada (e pensar que metade da fanbase do Loona tava com o ego nas alturas no começo)
E tenho certeza que esse comeback do Brave Girls não sai mais nunca da gaveta, acho mais fácil saírem numa mini turnê ou concerto…
Eu acredito que além dos grupos serem desconhecidos, acho que a lista não tinha muito como dar certo. Ok, a Hyolyn era excelente, e Brave Girls também. Mas lembro daquela disputa de regravarem as músicas dos outros grupos *que era muito aguardado por mim* e quando chegou no dia foi tão água com açúcar e sem impacto nenhum, porque não teve desafio de nada ali. Acho que o negócio começou a murchar por aí…
acho o problema maior foi que como muitos grupos ficaram mais populares pós queendom 1 (rip lovelyz tho) as pessoas começaram a achar que esse programa foi feito pra ajudar grupo flopado a subir na vida. o povo só recomendava grupo tipo dreamcatcher, até o loona e o wjsn etc que não tem nenhum apelo com o público coreano… eu lembro que teve rumores que o itzy iria participar e os comentários eram tipo “elas não precisam disso pq já são populares”… sendo que esse é o ponto. o nome é queendom por um motivo, o mamamoo era enorme quando participou tb. e sim, se um grupo grande participasse provavelmente os outros grupos não teriam chance de ganhar mas no final ngm liga pra quem ganha, pelo menos as pessoas iriam assistir 😭
mas eu acho que o queendom ficou com essa imagem de “ajudar grupo flopado” e aí nenhum grupo grande quis participar
Ninguém liga pra VIVIZ?? Um grupo formado por três ex membros de uns dos maiores grupos da 3° geração (GFRIEND)
Mesmo elas não estando no melhor momento da carreira delas, falar isso é um exagero!
Praticamente 9 anos no Kpop! Ganhando vários prêmios e vencendo recordes!
Como ninguém liga???
Pra ser justo, o Queendom 2 teve alguns momentos bem divertidos (infelizmente só vistos por quem teve paciência pra assistir aos episódios gigantescos de duas horas cada). Hyolyn se mostrou humilde, talentosa e multitarefa, mas pra mim a verdadeira estrela da competição foi a SinB (a.k.a. SinBcita) esbanjando deboche e barracos, que é o que a gente REALMENTE quer ver.
Os episódios no resort foram meus favoritos, com a sequência de humilhações na formação de units de canto (a melhor sendo a Eunha rejeitando o quarteto da Dona Xú, pra logo depois ser ela a rejeitada pela Hyolyn e por duas Cosmic Girls, pra em seguida as duas Cosmic Girls serem rejeitadas pela Hyolyn e voltarem constrangidas pra Eunha que tinham acabado de rejeitar) e a equipe de dança do LOONA pegando “Tam-i-na” só depois que foram chutadas de TODAS as outras opções (e mostrando o “bom gosto” que elas vinham mostrando há algum tempo em músicas como “So What”).
A presença só de gente fracassada nos Queendom/Kingdom pode ser ruim em termos de audiência, e vimos que a participação não ajudou nenhum dos grupos (e Hyolyn) em nada – mas por outro lado acho até que foi mais divertido colocar eles em vez de nomes consolidados, já que quem já tá fracassado sabe que não tem muito a perder e parece ter menos medo de passar vergonha (vide a Bahiyyih parada meia hora na frente da câmera enquanto as colegas fazem os versos solo e ela espera a deixa pra poder fazer alguma coisa). Acho difícil vir um Queendom 3, mas se vier, espero que venham grupos ainda mais periféricos (porém que tenham boas músicas), como Dreamcatcher, Everglow e o SNSD em sua atual “situação de Schrödinger”.
Ainda sobre a Hyolyn, acho que pelo menos ela teria conseguido estourar no comeback pós-programa, porque parece ter sido um consenso entre o público que ela foi ótima na competição, então só precisava voltar com uma música boa e tava feita.
Infelizmente, ela conseguiu a façanha de lançar o PIOR comeback pós-Queendom 2 (pior inclusive que as Brave Girls, que nem comeback tiveram)… sejamos francos, “No Thanks” é muito, mas muito ruim. Quando até a água-com-açúcar “Loveade” do VIVIZ consegue ser uma música mais interessante, é sinal que a pessoa errou feio, errou rude na hora de escolher o single.