Hoje começou o Queendom Puzzle, e uma coisa que (acho que) nunca comentei aqui é que ele traz a Taeyeon como apresentadora do programa. Então, para aproveitar a ocasião e fingir que preparei alguma pauta para hoje, vamos relembrar o bem sucedido e bastante aguardado debut solo da Taeyeon com “I”, em um daqueles raros momentos do K-pop onde um baladão consegue chegar onde precisa chegar:
Um dos grandes males de baladas coreanas no geral é que elas são muito contidas. Eu amo as baladas japonesas pois elas são exageradas, cafonas e cheias de instrumentos, truques e vocalistas que não tem medo de se jogar no lado emotivo (Mesmo não sabendo cantar). Quando me dou conta eu estou lá amando uma balada rock de 5 minutos da Ayumi Hamasaki com ela atingindo as piores notas já escutadas pela humanidade em 4 deles porque consigo sentir o sentimento por trás disso. Já na Coreia, são muitos vocalistas medianos e/ou pouco ousados tentando cantar baladas simples da maneira mais correta possível, e o resultado acaba sendo bem… meh. Tem lá uma quantidade boa de exceções (Tanto que sou fã de Davichi e Loveholic), mas simplesmente não consigo me conectar com o que as baladas coreanas costumam passar.
Uma dessas exceções é “I”. Aqui a Taeyeon simplesmente fez tudo que uma ótima vocalista como ela tem que fazer: Cantar exageradamente em cima de um instrumental cafonérrimo de uma disney girl de 2011, e o resultado fica belíssimo. Não é tão inesperado assim a Tae apostar em um baladão para o debut, pois qualquer main vocal na Coreia aposta num baladão para mostrar serviço (As escolhas que a mana fez DEPOIS na carreira que surpreendem), mas a Taeyeon não tem medo de elevar o pacote em “I” pois ela sabe que é uma grande cantora para isso. O instrumental adorável e a participação do Verbal Jint acabam sendo plano de fundo para todo o oversinging que ela serve de forma maravilhosa, e o que poderia ser um exagero cansativo acaba se tornando um trabalho grandioso.
“I” é uma música memorável, seja por mérito próprio ou por falta de concorrência, e muito disso se deve ao talento da Taeyeon. Talvez no lançamento eu não tenha apreciado esse debut como devia por ser um jovem homossexual cheio de energia, mas agora que estou mais velho e larguei meu emprego para viver no mato e criar ovelhas, entendo e aprecio mais esse baladão. Dentro de um catálogo de singles consistente da cantora, “I” se destaca por ser uma música imponente, com a Taeyeon fazendo o que faz de melhor numa música que permite que ela faça tudo que ela fez.
Uma coisa importante destacar é que o debut dela vendeu 54,667 copies na primeira semana na hanteo, ou seja, vendeu mais que o ultima lançamento do T-ARA, mais que o ultimo do KARA e mais que o ultimo album da CL (isso até mesmo a dj hyo)
esqueceu de avisar também que a taeyeon é a única idol viva hoje em dia daqueles tempos que veio de um grupo, nicole jung? nunca nasceu, park bom? ultimo hit 2011, CL? who? jiyeon? nem o grupo como um todo faz sucesso imagine solo.
turne da taeyeon que aconteceu esse mês = kspo dome 2 days 18k ingressos vendidos em 20 minutos
enquanto isso move again 6k vendidos na primeira semana da hanteo (kkkkkkkkk), gente? minhas rainhas do japão morreram
e ainda assim ela n deixa de ser mediocre
a coreia ama meu amor, quem se importa com um cuzileiro direito de belem do pará igual você
no fim do dia ela tá vendendo 100k+ no comeback, pegando top10 e lotando concerto e isso tudo com 16 anos de carreira
cade a imensa do fofão bom fazendo isso? morro que os blackjacks falam que a carreira dessa aspiradora de pó morreu por conta das polemicas, sendo que taeyeon tá aí viva depois de 2014-2015 e hitando a cada ano que passa
e a hyolyn do sistar? show em boate gay tá ótimo, e a nicole jung? contando o troco do pão pra gravar mais um mv no edificio joelma
e a dara? vindo fazer debut solo em julho pros sones morrerem de dar risada
detalhe que a vagabunda evitou vir com album/ep pra não passar o mesmo vexame que a CL que inventou de lançar album e vendeu 5k na primeira semana KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PUTA FEIA DOS INFERNOS
to otima aqui em sp amor paulista desde que nasci diferente de vc uma vaca surtada por charts jurando que vou ler essa merda toda ai como se me importasse like FOOOOODASE pega essa putinha de beco ordinaria e enfia no seu cu
Algumas pessoas aqui na seção de comentários são tão desnecessárias que dão até sono, vish…
eu adoro o refrão “bitches in the skyyyyyyy”