FAKY é mais um girlgroup que canta pra subir esse ano com “Departure”

Enquanto um ou outro girlgroup na Coreia fica naquele vai e vem sobre manter ou não o grupo, ficar na gravadora ou tomar teu rumo em algum outro canto, no Japão mais um grupo queridinho do nicho de jpoppers canta pra subir: Depois de 10 anos e algumas formações diferentes, FAKY vai oficialmente entrar em hiatus (de novo) no próximo dia 13 de janeiro:

Quando o FEMM anunciou o fim da dupla eu já imaginava que algo aconteceria com o FAKY, uma vez que os dois grupos costumavam lançar músicas e ter um gerenciamento caótico semelhante, e não demorou muito para o hiatus ser anunciado. Antes do anúncio tivemos o lançamento do EP “Departure”, que juntou os singles que o grupo lançou depois do 1º álbum “F” e mais 3 faixas inéditas. A faixa título ganhou um lyric video, e transmite bem o pop eletrônico mais melancólico e passional que um grupo em fim de carreira costuma lançar.

Oficialmente apenas Lil Fang e Mikako (As duas que estão no FAKY desde o 1º single) saíram do grupo, enquanto Akina, Hina e Taki vão focar em trabalhos individuais. Na prática… Acho que a gente sabe que dificilmente elas voltam. O FAKY já passou por um hiatus em 2014 para repaginarem o grupo em 2015, mais meninas entraram e saíram e não tiveram o efeito esperado. O grupo tinha pretensões de ser uma potência global, mas nem no Japão o grupo tinha alguma relevância. Para muitos que acompanhavam o grupo, foi até chocante elas durarem mais de 10 anos.

Não tenho uma ligação tão forte com o FAKY, mas era um bom grupo em suas diferentes formações. Eletropop ainda estava com certo destaque no Japão em 2014 e a ideia de grupo global caminhava como uma resposta da avex a expansão do K-pop ao redor do mundo, surgindo mais ou menos com a mesma ideia do XG atualmente. A ideia era promissora, mas faltava a pressão de uma companhia falida tentando desesperadamente emplacar algum nome no mercado para terem mais boa vontade em promover o grupo. Talvez se o FAKY surgisse hoje ou tivesse o mesmo gerenciamento do XG na época do debut as coisas fossem diferentes, mas não temos como saber agora.

Se você gosta de farofões e não conhece o FAKY, vale a pena conhecer. Não tenho muita noção dos singles mais recentes do grupo, mas os primeiros EPs (Em especial o “CANDY”) são maravilhosos. Desejo sucesso para as meninas em suas novas jornadas solo, e que vocês escutem “Afterglow” que é a minha música favorita do FAKY.

3 comentários sobre “FAKY é mais um girlgroup que canta pra subir esse ano com “Departure”

  1. Pop eu vi elas ao vivo no brasil e foi um dos melhores dias da vida, ja tava esperando por essa msm assim, boa sorte pras meninas nos futuros projetos

  2. Pensando bem o Faky durou muito pra um grupo q nunca fez sucesso de verdade, e vendo a trajetória delas era pra terem acabado lá em 2018, essa nova formação deu gás a mais e serviu uns belos bops. Fico triste com a notícia, gosto mto de algumas músicas delas e gostava do grupo como um todo. Espero q a Lil Fang resolva engatar uma carreira solo, aquele vozeirão merece mais

  3. FAKY e FEMM se despedindo… que pena. Os dois grupos tiveram várias músicas excelentes ao longo de suas carreiras.

    Com o fim dos dois grupos, também se vai definitivamente o megazord FAMM’IN, um dos projetos mais bizarros do j-pop de baixo orçamento. Talvez se elas tivessem substituído a Yup’in (ótima cantora, mas extremamente obscura) por alguma outra cantora de baixo orçamento da avex, como a irmã da Koda Kumi (ou a própria Koda Kumi, cuja carreira já estava entrando em declínio na época)…

Deixe uma resposta