XG volta a ser as filhotas do trap em “WOKE UP”, e Cocona surra as atrizes da globo raspando a cabeça pela arte

Com o surgimento de mais grupos de J-pop explorando estratégias e sonoridades que são claramente chupinhados do que deu certo no K-pop buscam um público fora do Japão, o XG acaba se destacando como “o grupo que deu certo” com trabalhos que estão ali, fazendo seu barulho e angariando mais (Especialmente depois do ótimo 2023 que elas tiveram). Esse ano elas já foram mais uma vítima da OST de joguinho online, e hoje elas lançaram o 1º single pra valer do grupo em 2024, “WOKE UP”:

Musicalmente o XG volta para o trapzão de mina fodona e malvadona que elas já tinham explorado em “GRL GVNG”. Não é a minha sonoridade favorita nelas, mas faz sentido elas investirem nesse estilo tanto pela estética mais agressiva e badass do grupo quanto pela recepção que “GRL GVNG” teve globalmente. Esse combo de visual + estética foi o mais marcante do XG no 1º EP e elas mesmas se vendem como grupo de rap/hip hop, pode não funcionar comigo mas tem um público que certamente vive por uma música como “WOKE UP”.

Dito isso, eu achei “WOKE UP” um trapzão melhor. O instrumental me deu sentimentos mistos, eu achei ele crocantíssimo com a flauta mais étnica conduzindo a coisa toda mas, com o tempo, o negócio fica repetitivo e meio chatinho. Felizmente as meninas compensam isso vendendo a atitude de mina fodona com uma composição melhor, que ainda parece um trapzão adolescente mas menos besta em comparação com o que elas fizeram ano passado. E é interessante o comprometimento das meninas com a variedade de conceitos: Se chegar no moodboard que elas tem que usar GRILLZ para trazer uma imagem mais punk, elas topam; Se falarem para a Cocona que ela tem que raspar a cabeça para ser disruptiva e chamar a atenção, ela topa; Se pedirem para forçarem mais o badass para vender o trapzão mais repetitivo, elas forçam. A música ainda é um grande 7/10 para mim, mas acho super legal acompanhar a performance delas em cada trabalho.

Por mim o XG trabalhava uma era/álbum toda no estilo mais R&B/Hip Hop old school de Shooting Star e Left Right, mas entendo e respeito a ideia de versatilidade e “esperar o inesperado” do XG, especialmente pelo fato delas mandarem bem na maior parte do tempo (Até mesmo em músicas que não gosto). “WOKE UP” não é o trabalho mais babilônico delas para a minha playlist, mas vejo potencial nessa música para fazer o grupo dar mais um passo para frente nessa popularidade global que o grupo vem acumulando ao longo dos lançamentos.

7 comentários sobre “XG volta a ser as filhotas do trap em “WOKE UP”, e Cocona surra as atrizes da globo raspando a cabeça pela arte

  1. Elas lançaram muitas músicas boas mas do álbum passado delas eu não gostei de nada, também prefiro Shooting Star e principalmente Left Right, essa daí achei uma chatice.

    Eu não acredito que ela raspou o cabelão que ela tinha a troco de 5 segundos de cena.

    Dougie você devia falar sobre o FLO, é um girlgroup maravilhoso, Feature Me e Not my Job são INCRÍVEIS, faz um post sobre as Queens, elas vão lançar uma música nova sexta.

    Curtir

    • Achei bacana a garota homenageando (ou seria ironizando?) aquela integrante de um dos trocentos grupos 48/46 que se humilhou pro público depois de ser fotografada saindo da casa do namorado.

      Senhora Taeyeon, só avisando, terminei os episódios do I-Land 2 lançados até agora. Talvez seja melhor esperarmos o Dougie fazer a resenha de outros episódios pra discuti-los, mas adianto que no momento minha torcida vai pra Fuko (fada linda e bondosa que ama e se dá bem com todas) e pra Mai (tudo que as outras mandam ela fazer, ela aceita, faz e brilha), com Jungeun, Sujung, Jiyoon, Koko e Yui vindo atrás. Aliás, achei hilário a Mnet já forçando uma rivalidade feminina entre a Jungeun e a Jiyoon quando nenhuma das duas disse qualquer coisa negativa sobre a outra.

      Curtir

      • Nossas picks quase iguais, só troco a Yui pela fubanga “rival” da Mai, a Park Yeeun, fiquei com peninha dela, e como a Coreia ama uma coitada capenga acho que deve entrar pelo menos uma fubanga (ou até mesmo mais que uma), se for que pelo menos seja ela.

        Curtir

        • Por sinal, o público vai ter algum poder de escolha ou vai continuar tudo nas mãos dos mentores? Não vi o primeiro I-Land pra saber, mas se continuar nas mãos dos mentores, pelo menos até o momento eles parecem estar escolhendo bem (gostava da Nana, mas a menos que ela conseguisse uma evolução milagrosa nos vocais péssimos dela em questão de semanas, a eliminação dela era questão de tempo mesmo).

          Curtir

          • Eu não faço ideia, até agora sei que vai ter uma parte 2, mas eu não entendi muito bem, eu ia até pesquisar como foi o iland1 mas me lembrei que é o que criou o Enhypen e eu prefiro fazer qualquer outra coisa.

            Curtir

  2. YAAAAAAAASSS SLAAAAAAYYYYY WIIIIG TWEEEEERKKK KWEEEEENSSS É o meu grupo favorito dessa geração, as lobas entregam MUITO carisma e presença de palco. Elas anunciaram show aqui na América do Sul, e se vierem pro Rio, eu COM CERTEZA vou.

    Curtido por 1 pessoa

  3. xg fez o que o kpop nunca vai fazer, um rap menos menininha empurrando versos cafoninhas sobre ser menininha

    achei tudo legal, mais inovador e mais desafiador que as ggs café com leite da coreia

    tudo no grupo é avant-garde, como sempre japones pisando em coreano culturalmente

    Curtir

Os comentários estão desativados.