Mais de um ano depois do último comeback coreano, Billlie está de volta com o 5º mini álbum “appendix: Of All We Have Lost”. A faixa principal desse retorno é “Memory Candy”, que conta com ninguém menos que a IU assinando a letra da canção. IU é uma ótima liricista e o Billlie é um ótimo grupo, então tinha altas expectativas para mais um trabalho único e especial na vida do grupo… E minhas expectativas foram cumpridas:
A IU é uma comadre que gosta de ajudar grupos de K-pop de vez em quando. Ela participou da primeira música do FIESTAR lá em 2012 antes do grupo debutar (O que não adiantou muito, dado o flop do FIESTAR) e também fez um dueto com o boygroup High4 na música “Not Spring, Love, Or Cherry Blossoms” que acabou virando um dos grandes hinos de primavera da Coreia. Você provavelmente não faz a menor ideia do que seja um High4 (Eu não faço) mas, se gosta de acompanhar charts, provavelmente já viu essa música aleatoriamente ganhando vida no Melon ali entre o fim de março e o mês de abril. Uma participação da IU não é exatamente uma garantia de hit mas mostra como a querida curte o K-pop e gosta de participar do mundinho sempre que possível, e agora é a vez do Billlie ter a sua chance com a lenda.
Sobre “Memory Candy”: Não dá pra negar que a canetada da IU fez efeito no Billlie, pois dá para sentir o cheiro de música de velha que a IU faz muito bem. Eu diria que é o que ela faz de melhor, pois o “Modern Times” ainda é um dos melhores álbuns de K-pop em todos os tempos, e essa coisa jazzy bem retrô e nostálgica é deliciosa e refrescante de ouvir. A música fala sobre abraçar memórias passadas e seguir em frente, o que abraça muito bem essa sensação distante e meio triste-porém-reconfortante que a produção tem.
“Memory Candy” cai na mesma definição de “Trampoline” de tipo de música que te pega desprevenido por não ser o que você espera de um girlgroup de K-pop. A música não é exatamente dançante e não temos um gancho muito forte que te prende na música, mas o conjunto da obra é adorável com esse instrumental sofisticado e vocais encantadores. O refrão é o grande momento da música, onde a interpretação fica mais emotiva e o instrumental ganha mais cores, se tornando um refrão delicado e colorido em meio a uma música que tenta te achar em meio a algum momento mais sombrio. Sinto em “Memory Candy” uma versão mais adolescente de album tracks do Brown Eyed Girls, e isso é um dos maiores elogios que um grupo de K-pop pode receber.
“Memory Candy” é ótima. Talvez não seja uma música que viva na minha playlist, mas definitivamente foi muito agradável ouvir essa música. Além disso, aumenta o leque de gêneros musicais que o Billlie faz muito bem, sendo mais uma música única e marcante dentro da sequência de singles do grupo. O comeback do Billlie não é exatamente algo que vai bombar entre a fanbase, então espero que a Coreia esteja atenta em hitar tudo que a IU toca dessa vez para fazer o grupo acontecer.
O Billlie segue sendo um dos poucos girlgroups atuais que ainda consegue surpreender e elas emocionaram mt nessa msc, ela tem um sentimento agridoce e reconfortante ao msm tempo que combinou mt com as divas ♡
O álbum está delicioso, o Billlie é um grupo que sempre traz coisas diferentes e de muita qualidade, acho que a única coisa que atrapalha a minha experiência é a lore confusa delas, mas pelo jeito elas estão deixando isso de lado e trazendo músicas com temas + universais pra nos identificarmos, enfim perfeitas 💗😸
Estava com grandes expectativas deste retorno e elas foram atendidas.
Billlie é aquele grupo que não hita, mas que sempre vem com algo de qualidade.
O mini álbum está delicioso e indo contra o que os outros grupos vem fazendo, o que dá um certo destaque à elas.
Uma pena que não será algo que a Coreia vá abraçar, porém elas seguem acertando e ter o grupo todo de volta é maravilhoso!