Eu sei que passei um mês enrolando vocês com as melhores músicas de 2021, mas também sei que vocês gostam é da baixaria, é do barraco, é da possibilidade de surgir uns 10 fãs surtadíssimos me xingando e falando como eu sou um lixo por não saber ser profissional em um blog de K-pop. Então, atendendo ao desejo de 90% das pessoas que se deram o trabalho de votar naquela enquete que fiz no twitter, aqui vão as 10 músicas mais pau mole do K-pop em 2021 para você divulgar pro seu coleguinha e ver qual a reação dele vendo a fave sendo massacrada por um gay.
Nem vou me dar o trabalho de explicar critérios e tal pois quem já é velho de guerra no blog sabe como as coisas funcionam, mas vale repetir: Nem tudo que eu citar aqui é necessariamente ruim, mas todos esses singles são decepcionantes de alguma forma, desde “Broxante demais para o que elas são capazes de fazer” até o “Isso é um atentado para a indústria coreana”. São singles que vieram abalar as estruturas do K-pop e só conseguiram abalar as minhas estruturas com a raiva que passei ouvindo. Sem mais delongas, vamos ao maravilhoso top 10
10º lugar — TWICE – Scientist
Na prática não acho “Scientist” ruim, mas é bem decepcionante ver que essa coisa básica e na média é single de um comeback depois de tanto single icônico que o TWICE lançou nos últimos anos. E fica ainda mais decepcionante ouvindo o Formula Of Love e percebendo que “Scientist” é, na verdade, uma das faixas mais fracas dele. “Scientist” é uma música qualquer de girlgroup de 3º escalão, não tem aquele brilho único que um single do TWICE costuma ter, e acaba se perdendo na multidão e até dentro da própria fanbase, que preferiu focar em fazer “The Feels” acontecer e deixar “Scientist” de lado com razão. O single mais desinteressante do TWICE em muitos anos.
9º lugar — Chungha – Bicycle
“Bicycle” é outra faixa que não acho mais tão horrível assim (Mas haja farinha para engolir essa daqui, viu). O problema é que isso aqui está longe de sustentar um projeto tão grande quanto o “Querencia”. Não só os pré-singles desse álbum são BEM melhores que “Bicycle” como tem até outras faixas não trabalhadas no álbum que serviriam bem mais como faixa principal. “Bicycle” é uma trap qualquer da playlist urban latino do spotify que não valoriza em nada a cantora, pois é esquecível demais para qualquer um se importar. Foca nos gays, Chungha, uma farofa EDM do Summer Eletrohits é o que você entrega de melhor para nós.
8º lugar — Etern!ty – I’m Real
Esse Etern!ty originalmente é um projeto feito só para vender essa tecnologia de deep fake horrorosa aí, mas eu tenho certeza que isso daqui há alguns anos será o futuro do K-pop. Se hoje em dia idols virtuais e tecnologias NFT estão fervendo o mundinho K-pop e bombando entre os idols, não vai demorar muito para alguém grande lá aprimorar e desenvolver o seu próprio grupo de idols que, na verdade, não existem e são criados a partir de inteligência artificial (Eu aposto no próximo girlgroup da SM). Etern!ty está aqui para mostrar que o futuro no K-pop é assustador, com músicas ainda mais assustadoras que essa “I’m Real”.
7º lugar — Loona – Paint The Town
Eu não sei se os atuais responsáveis pelo Loona sabem o que estão fazendo com o grupo ou se eles simplesmente jogaram a toalha e agora vão apostar em qualquer badass étnico genérico que pintar na gaveta da Blockberry, pois para um grupo com a história e trabalho conceitual que o Loona tinha até uns anos atrás, “Paint The Town” é uma forma muito direta de dizer que elas jogaram a toalha. Aparentemente o Loona vai viver para sempre na sombra conceitual que elas tinham do Loonaverso para todo o sempre, pois nada mais se desenvolve na lore do grupo e músicas como “Paint The Town” só deixam o grupo ainda mais sem graça e sem qualquer atrativo comparado a qualquer outro girlgroup de 4º escalão.
6º lugar — ITZY – Mafia In The Morning
O grande problema do ITZY em 2021 é que elas levaram a sério demais esse personagem de fodonas empoderadas e começaram a ser extremamente cansativas com músicas horrorosas. Isso vale também para “Loco” do último comeback delas, mas “Mafia In The Morning” recebe essa citação desonrosa nesse post porque dá para ver que elas forçam demais a barra tentando ser descoladas em uma música paradíssima com um batidão horrível que não empolga em nenhum momento. Deixem essas demos horrorosas para o Stray Kids que já estão acostumados a lançar coisa ruim e voltem com o pop meio camp de “Wannabe”, ITZY.
5º lugar — Lisa – Money
É CLARO que os blinks hitariam a música horrorosa do debut da Lisa para eu passar raiva, porque É CLARO que essa música tocou em tudo quanto é buraco e todo mundo que tem contato comigo fora da internet mandou essa música horrível para eu ouvir como se só por ser kpopper eu engulo qualquer coisa horrorosa envolvendo o BLACKPINK como qualquer gay kpopper. “Money” é triste de tão ruim, com esse trapzão Teddyzesco que já deu há uns bons anos mas ainda assombra o K-pop porque, bem, continuam hitando né. Claro que você dança essa música travado em 18 tipos de bebidas diferentes, mas só assim para aturar “Money” também.
4º lugar — NCT127 – Sticker
Eu gosto desse instrumental e genuinamente acho ele o melhor “instrumental experimental” dessa nova fase da SM tentando reinventar a roda com os singles do NCT. O problema está em todo resto mesmo. Eles começam a cantar e eu fico “Vixe”, eles começam a sarrar no ar e eu começo a dar risadas, esses visuais de playboy classe média de condomínio não me convencem de que eles são badass e todo o desenvolvimento do vídeo e da música é como assistir uma inocente ovelha rolando ladeira abaixo. Dou pontos para a SM estar tentando sair da zona de conforto na música pop, mas de nada adianta se as músicas são tenebrosas desse jeito.
3º lugar — EPEX – Lock Down
Eu normalmente não me importo com letras de K-pop a não ser que elas virem assunto na fanbase, como foi o caso de “Lock Down” do EPEX que resolveu abordar a pandemia e a situação (Ainda) atual da população contra o coronavírus de uma forma bem peculiar: Fazendo um hino de guerra contra a alienação e tentando derrubar o sistema fazendo uma festa em pleno lockdown. Junta a letra extremamente questionável com o instrumental horroroso sendo um instrumental do NCT pior que um instrumental comum do NCT, e o resultado é de extremo mau gosto. Mas pontos por eles conseguirem algo memorável a ponto de colocar nessa lista quando não costumo me importar nem com o que os boygroups mainstream do K-pop estão desovando por aí.
2º lugar — aespa – Next Level
Eu compro o aespa no fim do dia. As meninas são talentosas e bonitas, funcionam como grupo, MVs caríssimos e eu hoje em dia aceito calmamente a SM forçando Kwangya guela abaixo na população. Porém, musicalmente, o grupo segue muito abaixo. E agora que o grupo de fato virou mainstream o negócio fica ainda mais broxante, pois “Next Level” tem o pior refrão de 2021 e uma estrutura onde nada faz sentido com nada e nenhum momento é minimamente interessante. Tudo nessa música uma chatice sem fim, e como a Coreia engoliu isso a ponto de transformar em um dos maiores hits do K-pop no ano é algo que vai além da minha compreensão.
1º lugar — OnlyOneOf – libidO
Assim… Não. Não é a pior música da lista, mas ainda é uma música bem ruim sobre estar com tesão de uma forma bem desconfortável. “libidO” tenta explorar os limites do fanservice mas é tudo feito de uma forma tão estranha que nada acaba sendo convincente. Eles não convencem sendo sexy, a música não convence como algo sensual e o MV não convence com esses moleques com cara de cu para toda santa cena deles se roçando e ficando pelados. Eu entendi a narrativa mais tensa e, huh, perturbadora, mas tudo dá muito errado e “libidO” é como um acidente horrível que faz todos os envolvidos ficarem de pau mole vendo (Ao invés de pau duro, como era a intenção desse comeback). Se o Loona sem o Jaden Jeong está indo de mal a pior, o Jaden Jeong sem o Loona consegue ir num buraco ainda mais fundo.
Menção Honrosa: Coldplay x BTS – My Universe
O BTS hoje em dia é um nome relevante o suficiente para conseguir parcerias com qualquer nome da música, seja para elevar seu status com artistas trabalhando com nomes respeitados da música pop ou simplesmente farofar em remixes com nomes do momento por aí. Então eles optarem por trabalhar com Ed Sheeran e Coldplay que são os 2 primeiros nomes do pop ocidental que vem a minha mente quando falo em “Pau mole” é uma escolha… Bem, uma escolha né. “My Universe” é horrorosa e o estilo de música pedante e chatíssima do Coldplay que essa cacura do Chris Martin lança há uns 10 anos e não larga o osso, e “Permission To Dance” merece ser mencionada pois é uma música do Ed Sheeran tentando ser pop e descolado que o pessoal bota para dar tempo de ir no banheiro, então essa menção serve para avisar o BTS de escolher melhor suas companhias ou continuar só lançando coisas entre si, pois “Butter” é a única coisa legal do BTS em 2021 e o nome que mais brilha ali é o do grupo.
Mafia in the morning é uma das músicas mais vergonhas alheias que eu já vi no kpop, e olha que eu escuto desde 2012!!
My Universe é o pior de dois mundos. Junta as músicas fracas e anêmicas do Coldplay com o mal gosto musical do BTS. É triste ver o que o Coldplay se tornou.
Faltou celebrity na lista. Essa música é horrível. A IU com quase 30 anos nas costas se vestindo de debutante com uma demo de 2013 do Zedd tocando no fundo. Pior música da carreira dela.
“vergonha alheia” forçou tanto bicha, nem é pra tanto
Já me quebrou com o Twice, porque não acredito na patinada que o grupo deu aí. Mesmo gostando da coreografia.
Essa música do 8° lugar, meu Deus…que coisa ruim. De fato, espero que demore um pouco do povo enfiar essas coisas aí.
Loona uma pena e Itzy tão mal das pernas, coitadas. Essa Money da Lisa só forçaram mesmo por ser BP, porque que música mais ruim.
Next Level até agora acho que foi um surto coletivo, não consigo nem gostar por gostar e nem gostar pela piada_ apesar de achar gostar da NingNing_ e ver uma onda de gente que gosta sério me fez repensar no gosto de alguns.
O pior é que se a SM tivesse feito no estilo da música lá original, ficaria bem mais interessante.
BTS e Coldplay já era uma junção que daria nisso aí, que musiquinha ruim e chata! Pior que minha Internet fica dando pau por causa das chuvas e atrasos, e as vezes passo uma ou cinco dias sem internet, vou escutar a rádio e lá tá tocando essa música e ainda nas top mais pedidas.
E esqueci de falar, pareceu coisa do destino a música Libido ter caído na lista de músicas pau mole.
A mais pau mole pra mim com certeza foi ptt pq eu ainda tinha esperança de sair alguma coisa boa desse grupo mas não tem jeito mesmo viu, loona virou a versão feminina do conjunto habitacional nct e consegue baixar mais o nível de qualidade a cada comeback. Que morte horrível pra um grupo que prometia tanto.
Intragável essa aí de itzy e nem me surpreendo com money na lista pq já ta na hora do teddy e esse trap irem com deus, o homem não larga a mão de compor música genérica.
Next level eu curto pela piada mesmo.
“Deixem essas demos horrorosas para o Stray Kids que já estão acostumados a lançar coisa ruim” – Nem quando eles não estão na pauta escapam de levar uma chinelada 😢
Eu tentei muito gostar das vespas desde Black Mamba, mas tudo nelas soam extremamente pedantes pra mim. Desde o debut, essa história de Kwania sei lá oq, a falta de carisma delas performando, aliás as performances num geral básicas demais pra todo o hype envolvido… Porém eu teria engolido tudo isso se tivesse gostado das músicas, mas eu detestei Black Mamba, Next Level nem se fala, e eu tolero um pouco Savage pq gosto da voz da Ning Ning, o que infelizmente não me dá vontade o suficiente de ouvir o mini delas.
Loona pra mim foi uma decepção muito grande pra mim, porque eu era MUITO fã do projeto desde que a Heejin foi anunciada. Eu acompanha tudo, até as teorias intermináveis e… ficou por aquilo mesmo. Ao menos elas ainda entregam as b-sides muito boas, que ainda se salvam nesse caos que se tornou pós Butterfly.
Agora Mafia In The Morning é TERRÍVEL, mas que droga aquele refrão sempre fica na minha cabeça.
Eu também acabei trombando com o projeto de debut ainda com a Heejin. Fiquei naquela expectativa durante os solos para me decepcionar com Hi High(que conseguiu até matar o Asian Mixtape); mas continuei na esperança de sair algo bom dali. Curti muito Butterfly, mas a falta de timing da agência(dentre outras cagadas internas) mataram meu interesse no projeto. Ainda dou uma olhada no que o grupo lança, mas nada além disso. Achei que ia vir coisa boa depois do Lee Soo Man investir nelas, mas acho que daí não sai mais nada, só uma carreira solo pra Chuu pós disband.
Foi love4eva q matou o iconico asian mixtape amg
Você levantou um excelente ponto. O LOONA ainda lança músicas muito boas; o problema é que a BBC parece sempre escolher a PIOR faixa de cada EP pra ser single.
No caso de 2021, por exemplo, não dá pra entender pra que puseram elas pra promover “PTT” quando tinham “WOW” no catálogo…
Depois que aespa lançou Savage, pra mim, qualquer outro troço delas se tornaram aceitáveis