C9 Ent vai editar o comeback do EPEX após “Anthem Of Teen Spirit” ser acusada de fazer referências ao nazismo

Na última segunda feira o EPEX fez seu comeback com “Anthem Of Teen Spirit”, mais um single bate estaca de boygroup que não faz meu estilo e só ouvi uma vez para nunca mais. Porém, o grupo ganhou bastante atenção negativa por conta da letra, que aparente usava figurinos e eventos nazistas como estética e conceito para o novo trabalho do grupo:

Em resumo, a thread expõe que a nova música do EPEX fazia referência ao Kristallnacht, evento de violência nazista contra os judeus que aconteceu em 1938. Dentro desse contexto, os figurinos militares que o grupo usa acabaram não pegando tão bem também, pois basicamente é o grupo usando o nazismo como estética para o MV e isso é obviamente bastante ofensivo.

O negócio ficou meio insano e repercutiu muito (A ponto dessa thread gerar mais engajamento no twitter do que o próprio comeback no perfil do EPEX), então a C9 Ent. (Empresa do EPEX) publicou uma nota de esclarecimento, onde eles falam que a referência de letras e figurinos foi em cima do livro “1984” e não em eventos históricos (O que não ajuda muito pois “1984” é um livro que usa o Nazismo como tema para crítica), e já falou que vai editar as partes problemáticas da canção.

EPEX já é um grupo muito vigiado pela fanbase por usarem frequentemente ansiedade e saúde mental como temas e conceito de lançamentos, e a justificativa para isso é a C9 querer fazer do grupo um porta voz dos adolescentes coreanos transformando os anseios e repressões que um adolescente costuma sofrer em canções fortes e gritos de guerra de uma geração. Entendo onde eles querem chegar com isso, mas tem que tomar cuidado em como abordar assuntos delicados assim para não se preseparem do jeito que rolou aqui.

Claro que não esperava uma propaganda nazista na letra, ainda mais por termos muitos exemplos de grupos e idols que se encrencaram por conta de figuras nazistas (Teve até grupo que afundou por conta disso), mas o k-pop usa muita referência e metáfora de gosto duvidoso que eu duvido até mesmo se os próprios compositores fazem ideia do que estão escrevendo em algumas músicas. E parece que em músicas mais woke como “Anthem Of Teen Spirit” o negócio fica ainda mais equivocado e sem sentido, e coitados dos intérpretes que devem cantar algumas coisas pensando “Mas que droga estou cantando aqui?”.

2 comentários sobre “C9 Ent vai editar o comeback do EPEX após “Anthem Of Teen Spirit” ser acusada de fazer referências ao nazismo

  1. Que confusão e rolo hein, eles são aquele grupo que fizeram outra letra que meio que dividiu também né? Que falava de depressão ou coisa assim? Porque se for, olha…manda os caras começar de novo que se não vai arrasar esses meninos.

Os comentários estão desativados.