G.E.M explora o metaverso utópico em uma série de 14 MVs para seu novo álbum “Revelation”

Já divulguei uma ou outra vez a G.E.M nessa minha vidinha de blogueirinho. Divulgações tímidas e despretensiosas, pois sei que uma cantora de Hong Kong não é exatamente o tipo de pauta que os leitores desse blog buscam, mas sempre ressaltando o quão boa ela é. Porém, esse ano, a G.E.M embarcou para o seu projeto mais ambicioso da carreira com 14 MVs para o seu novo álbum de estúdio “Revelation”, então acho muito válido divulgar aqui para quem quiser dar uma olhadinha e saber o que está rolando no mais novo grande comeback do Mandopop:

Esse pequeno teaser introduz bem o conceito do álbum: Vamos acompanhar a vida da personagem Glória, que nasceu em um universo virtual chamado “Afterland” e irá viver todas as experiências com todas as pessoas que vivem nesse metaverso. Para o álbum, teremos “7 cartas para o paraíso” e “7 cartas do paraíso”, e cada uma dessas cartas vai ganhar um MV, totalizando 14 MVs para o álbum “Revelation”. A ideia não foge muito do conceito que já temos de álbum visual: Numa atual indústria em que EPs e singles soltos vem ganhando muito espaço por serem experiências mais rápidas, G.E.M quer incentivar o ouvinte a prestar atenção no trabalho por completo.

A ideia de álbum visual para incentivar as pessoas a ouvirem o álbum por completo não é nova. Na verdade, o próprio K-pop está vivendo isso com o NewJeans e seu EP de debut de grande sucesso. Mas aqui as coisas são muito mais ambiciosas, uma vez que a) A G.E.M é uma das artistas mais populares da China atualmente (Se não for A artista mais popular) e b) A indústria chinesa é bastante conhecida pelos vídeos de alto orçamento e bom gosto no uso de CGI, surrando a Marvel que está cada filme mais capenga. Então consumir 14 MVs com uma cinemática impecável e produção de milhões (Literamente) parece uma ótima ideia de se passar as próximas semanas.

Até o momento, “Revelation” já ganhou 3 MVs: O primeiro foi para “Gloria”, onde temos G.E.M numa aparente distopia de Afterland enquanto canta um baladão poderoso sobre autoconhecimento e esperança. Para quem conhece a G.E.M essa música não chega a ser uma grande novidade para ela, pois essa balada com elementos rock e uma ou outra coisa mais orquestrada quase transformando tudo em um louvor gospel é uma sonoridade assinatura na vida da G.E.M, e é um estilo que valoriza muito bem o timbre e potência que a cantora possui.

“Hell” musicalmente segue um caminho parecido, mas com sintetizadores mais pesados e intrigantes que destacam mais intensamente a produção e possui uma carga dramática maior, com a G.E.M cantando cantando sobre um relacionamento que parecia ser rodeado de amor mas deu tudo errado e agora ela está vivendo um inferno. A música é o tipo de coisa que t.A.T.u lançaria no auge da carreira, então é uma boa para todos aqueles que viveram o auge das lésbicas de taubaté nesse pop furioso dos anos 2000.

Hoje tivemos o lançamento do 3º MV do projeto, “Me & You”. As referências ao pop/R&B mais cadenciado remetem logo as mais proibidonas do The Weeknd, mas G.E.M é uma gatinha cristã então a letra é mais fofinha sobre querer viver ao lado da pessoa amada para sempre. O MV segue a ideia da música e mostrando a Gloria encontrando um grande amor até que temos um plot twist em que a Gloria desaparece do encontro porque ela é virtual. Nenhuma das músicas é um grande destaque na vida da G.E.M, mas são 3 músicas boas, com personalidade e que reforçam todo o trabalho artístico que a G.E.M e toda a sua equipe tem para valorizar o atual status de fodona da China.

Para quem tiver curiosidade e quiser acompanhar o projeto “Revelation”, seja por ter gostado das músicas ou gostar de acompanhar todo o trabalho visual e enredo que os artistas gostam de colocar em seus álbuns, a G.E.M vai lançar MVs novos toda terça e sexta feira pelas próximas semanas até o lançamento do álbum. E apesar da ideia de metaverso ser algo particularmente cansativo, aparentemente a G.E.M vai fazer de um jeito que não é uma propaganda gratuita para gastar dinheiro comprando terrenos em uma periferia que não existe, então estou curioso para esse caminho que a G.E.M vai percorrer nesse álbum até descobrir a sua revelação.

2 comentários sobre “G.E.M explora o metaverso utópico em uma série de 14 MVs para seu novo álbum “Revelation”

  1. Aespa e Loona se descabelando depois dessa…
    Queriam elas uma lore tão redondinha e trabalhada corretamente assim.

Os comentários estão desativados.