Sunmi está comemorando 10 anos de carreira solo, e resolveu servir o famoso presente para os fãs como uma forma de agradecer por todo o carinho esses anos todos. Tradicionalmente a gente espera uma baladinha insossa que ninguém vai ouvir e só serve para finalizar show, mas Sunmi é diferente e não segue os demais, então ela anunciou “B-side”, uma seleção das melhores b-sides da cantora que serão relançadas em vinil:
As b-sides escolhidas para esse projeto são: “Childhood”, do single album “Heart Burn”; “1/6”, “Narcissism” e “Borderline”, do EP “1/6”; “Black Pearl”, do EP “WARNING”; e a versão banda de “Noir”. Faz sentido ela ignorar o EP da JYP, mas fiquei surpreso do “1/6” compor metade desse projeto. Feliz, afinal esse EP é melhor que o “WARNING” mesmo, mas achei que ela equilibraria melhor essa distribuição. Trocaria a versão banda de “Noir” por “What The Flower” (B-side de “Tail”), mas Narcissism e Borderline entraram e são as minhas b-sides favoritas da Sunmi, então estou satisfeito.
De qualquer forma, o “B-side” é um ótimo projeto para presentear os fãs, especialmente por ser uma coisa que eu DE FATO daria de presente para um fã. O K-pop peca muito em não servir essas coletâneas e projetos especiais mais colecionáveis desse tipo, e mesmo que eles já invistam muito no conteúdo dos álbuns comuns, essas edições limitadas costumam ser muito queridas e valorizadas pelos fãs, ainda mais no formato vinil que está em alta para colecionadores. Coisas como o “B-side” servem como um ótimo caça níquel e um presente especial para uma pessoa querida, e a Sunmi mandou bem planejando isso.
Ainda assim, é muito estranho ver que a Sunmi não conseguiu lançar um full album nesses 10 anos de carreira solo. Esse é um mal que a maioria das ex-Wonder Girls carrega na carreira solo (Só a HA:TFELT que tem um álbum completo, que é maravilhoso por sinal), mas a Sunmi já tem um status e popularidade consideráveis e o máximo que conseguiu foi lançar alguns EPs. Não sei o quão burocrático é para lançar um álbum na atual gravadora da Sunmi, mas a essa altura soa como um descaso com ela e todos esses anos contribuindo como artista e celebridade para essa pequena empresa. Espero que os responsáveis leiam isso e agilizem um álbum completo para o ano que vem, pois a Sunmi já mostrou que é artista e tem muito potencial para servir um dos melhores álbuns do K-pop.
Essa Noir versão banda é aquela rock? Se sim ainda bem que vai estar no álbum, sempre quis ela no streaming.
Até pra uma coletânea a Sunmi tem preguiça de encher de música, juntando tds as bsides pós jyp ela tem 11 músicas, era só organizar uma playlist com elas e colocar noir versão banda como bônus track. A ideia é boa mas sinto q ela só quis colocar as bsides q fazem mais sucesso, só que pra alguém com uma discografia tão curta acaba sendo meio q desperdício.
A Sunmi tá praticamente com a carreira acabada e ela não parece fazer esforço pra se recuperar. Triste fim pra ela.
Eu acho simplesmente HILÁRIO a Sunmi ter quase 10 anos de carreira solo e não ter lançado NENHUM full album. Ela acabou com a carreira dela,principalmente depois do lance do NFT. Oq é triste,pois ela tinha um grande potencial até pra hitar internacionalmente.
Por quê a Sunmi não vai embora dessa empresa? Meu deus do céu!