Recentemente o Wonder Girls deu uma viralizada no TikTok com “Tell Me” porque… Bem, eu me perdi no motivo. Dizem que foi pelo cover do NewJeans, dizem que já estava viralizando antes, sei lá eu não uso TikTok, mas foi o suficiente para fazer o Wonder Girls praticamente dobrar o público delas no spotify e tem uma galera que segue ouvindo “Tell Me” por aí. E como essa semana o grupo comemora 16 (!!!) anos de debut, vamos fazer um post para falar de “Tell Me” e fingir que tenho timing para comentar virais na internet:
Lá pelo meio dos anos 2000 os girlgroups de K-pop estavam em baixa com a queda dos principais nomes da primeira geração, e nomes que surgiram como SeeYa, Gavy NJ e Brown Eyed Girls não eram especificamente idols de K-pop. O pop ainda estava vivo nas mãos de BoA, Lee Hyori e as 300 emulações de BoA e Lee Hyori que surgiram naquela década, mas não existia ainda aquele girlgroup de colegiais cantando um pop sobre amor adolescente de forma contagiante e conquistando a nação… E em 2007 o Wonder Girls fez isso com “Tell Me”. Na verdade até antes de “Tell Me”, pois elas hitaram com o debut em “Irony”.
Mas é bem fácil pensar que “Tell Me” foi o surgimento do Wonder Girls. Apesar de “Irony” ser um sucesso, “Tell Me” foi um fenômeno para um girlgroup de 2007, uma música com longevidade e a assinatura do ano de 2007 no K-pop, sendo facilmente a grande música de um girlgroup de K-pop naquele ano. O “vírus Tell Me” infectou a Coreia num nível que a música virou facilmente uma música assinatura do Wonder Girls e dos principais clássicos dos anos 2000 no K-pop.
Ouvindo “Tell Me” é fácil entender o sucesso: Que música viciante. O sample de “Two Of Hearts” da Stacey Q é muito bem usado, basicamente existindo para manter o Wonder Girls no conceito retrô e a sonoridade oitentista que já havia dado certo. Mas tudo dá ainda mais certo em “Tell Me”: O instrumental é delicioso, os ganchos são viciantes, o refrão é ótimo, os vocais estão on point e o rap de última hora da Yubin parece ter sido planejado desde o início de tão bom que ficou. Para quem não sabe, a Yubin entrou as pressas para substituir Hyuna, que saiu do Wonder Girls em julho de 2007, mas a “versão original” com a Hyuna já estava gravada e foi até lançada no “The Wonder Years”, e a “versão oficial” com o rap da Yubin só foi lançada nas rádios e para o MV e performances naquele comeback, sendo um “teste” de recepção do público com a Yubin. Mais tarde, essa versão com a rapper ganhou o nome “Tell Me (Rap Version)” e foi lançada dentro do 2º single album do grupo “So Hot”.
Eu diria que “Tell Me” foi o primeiro grande chute que o K-pop deu para se tornar o que é hoje com a enxurrada de girlgroups que surgem para conseguir aquele hit memorável. “Tell Me” é iconicamente nostálgica tanto pelo conceito anos 80 quanto para ouvir hoje em dia como um grande bop dos anos 2000, e é uma daquelas músicas que ultrapassa gerações e segue sendo refernciada pelos mais novinhos, e por isso faz todo sentido ser revivida pela geração que está amando reviver as maiores bagunças que os anos 2000 proporcionaram
Corta pro Girls Generation só fazendo sucesso depois que fez um cover dessa.
Tell Me praticamente ditou tendência na segunda geração, talvez Gee nem tivesse existido se não tivesse bebido da mesma fonte de Tell Me e a ambição de se tornar viral.
e no final sobrou pros fãs dessas putas sobreviverem da sunmi que usa bot de views em carreira solo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vai sunmi tenha uma música maior que four seasons na coreia, sem jyp não consigo porra
Eu morro que na época de heart burn ninguém estava comentando sobre, e do nada o clipe pega 50kk de views super rapido
heart burn: o caso do MV que saiu depois de INVU, ultrapassou as visualizações, mas conseguiu ter menos números tanto no spotify quanto no melon kkkkkkkk
O buraco que a mc gashina se enfiou meldels