Já tinha um tempo que não ouvia falar em Jolin Tsai. Até onde eu sei a cantora estava finalizando as atividades do UGLY BEAUTY (Lançado em DOIS MIL E DEZOITO… pois é, menina), preparando um novo álbum e lançando alguma OST por aí, mas em 2023 mesmo nenhuma notícia dela chegou até minha pessoa. Mas então, em pleno mês do orgulho, Jolinzão ressurge no THE FIRST TAKE para cantar o hino “Womxnly”, que tem tudo a ver:
“Womxnly” é uma música muito apropriada para esse mês. O trabalho, que ganhou o prêmio de música do ano em 2019 no Golden Melody Awards (O grammy do mandopop), é inspirado na história de Yeh Yung-chih, jovem de 15 anos que sofria diversos tipos de violência e bullying por conta de seu comportamento afeminado, e no dia 20 de abril de 2000 foi encontrado sem vida no banheiro de sua escola. O garoto ficou conhecido como “The Rose Boy” (Que é o nome da música em mandarim), e sua história virou um símbolo de militancia queer em Taiwan, além de ajudar no avanço para mudanças e criações de políticas relacionadas a educação LGBTQIA+ e diversidade sexual em toda a China.
Jolin Tsai já havia referenciado esse caso durante a “PLAY World Tour”, em 2015, exibindo o documentário “We Are All Different, Yet the Same (Story of Yeh Yung-chih)” durante alguns shows. Para quem tiver maior interesse em saber sobre o assunto, a Wikipedia sobre o caso é bem completa e traz muitas matérias falando do ocorrido, da repercussão e impacto social envolvendo esse que é um dos casos mais impactantes da história queer de Taiwan.
Na letra de “Womxnly” temos, basicamente, uma mensagem de conforto para as pessoas da comunidade queer não se sentirem culpadas por serem quem são, que busquem suas liberdades e sejam felizes com a verdade delas independente de seu gênero, além de trazer questionamentos sobre o por quê da sociedade ser tão má e invejosa com pessoas que não fazem mal a ninguém e só querem viver felizes, e se o mundo realmente mudou desde o incidente envolvendo The Rose Boy. “Womxnly” é o trabalho mais refinado e polido de Jolin Tsai dedicado a comunidade LGBTQIA+, com uma riqueza de detalhes e uma delicadeza ímpar no jeito que Jolin canta e encanta nessa canção, sendo possivelmente a música mais emblemática para a comunidade queer desde “Born This Way”.
A versão oficial de “Womxnly” possui um instrumental eletrônico mais profundo com uma batida melancólica e íntima, enquanto a versão do THE FIRST TAKE já segue mais o conceito do próprio canal, com uma versão acústica conduzida pela guitarra. Ambas as versões são encantadoras e merecem sua atenção, nem que seja apenas para apreciar o quão artista Jolin Tsai foi ao criar essa belíssima canção.
Esses dias saiu um teaser de um jogo usando Necessário Evil como trilha sonora. Ou seja, Jolin ainda está focada em divulgar o Ugly Beauty